09/01/2018

Jesus ainda está à procura de pousada

Jesus nasceu numa gruta em Belém, diz a Escritura, "porque não havia lugar para eles na estalagem". Não me afasto da verdade teológica, se te disser que Jesus ainda está à procura de pousada no teu coração. (Forja, 274)

Não me afasto da mais rigorosa verdade se vos digo que Jesus continua agora a buscar pousada no nosso coração. Temos de Lhe pedir perdão pela nossa cegueira pessoal, pela nossa ingratidão. Temos de Lhe pedir a graça de nunca mais Lhe fechar a porta das nossas almas.
O Senhor não nos oculta que a obediência rendida à vontade de Deus exige renúncia e entrega porque o amor não pede direitos: quer servir. Ele percorreu primeiro o caminho. Jesus, como obedecestes Tu? Usque ad mortem, mortem autem crucis, até à morte e morte de Cruz. É preciso sair de nós mesmos, complicar a vida, perdê-la por amor de Deus e das almas... Tu querias viver e que nada te acontecesse; mas Deus quis outra coisa... Existem duas vontades: a tua vontade deve ser corrigida para se identificar com a vontade de Deus, e não torcida a de Deus para se acomodar à tua.
Com alegria, tenho visto muitas almas que jogaram a vida – como Tu, Senhor, "usque ad mortem"! – para cumprir o que a vontade de Deus lhes pedia, dedicando os seus esforços e o seu trabalho profissional ao serviço da Igreja, pelo bem de todos os homens.

Aprendamos a obedecer, aprendamos a servir. Não há maior fidalguia do que entregar-se voluntariamente ao serviço dos outros. Quando sentimos o orgulho que referve dentro de nós, a soberba que nos leva a pensar que somos super-homens, é o momento de dizer que não, de dizer que o nosso único triunfo há-de ser o da humildade. Assim nos identificaremos com Cristo na Cruz, não aborrecidos ou inquietos, nem com mau humor, mas alegres, porque essa alegria, o esquecimento de nós mesmos, é a melhor prova de amor. (Cristo que passa, 19)

Temas para reflectir e meditar

A força do Silêncio, 293


Porque há um tempo para combater e um tempo para fazer uso do silêncio.

Se possuíssemos verdadeiramente a pedagogia do silêncio que vem de Deus, teríamos um pouco da paciência do Céu.



CARDEAL ROBERT SARAH

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Mc 1, 21-28

21 Entraram em Cafarnaúm. Chegado o sábado, veio à sinagoga e começou a ensinar. 22  E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei. 23 Na sinagoga deles encontrava-se um homem com um espírito maligno, que começou a gritar: 24«Que tens a ver connosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos arruinar? Sei quem Tu és: o Santo de Deus.» 25 Jesus repreendeu-o, dizendo: «Cala-te e sai desse homem.» 26 Então, o espírito maligno, depois de o sacudir com força, saiu dele dando um grande grito. 27 Tão assombrados ficaram que perguntavam uns aos outros: «Que é isto? Eis um novo ensinamento, e feito com tal autoridade que até manda aos espíritos malignos e eles obedecem-lhe!» 28 E a sua fama logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Comentário:

«E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os doutores da Lei

Parece algo estranha esta “declaração” do evangelista.

Mas temos de compreender que, em Jesus Cristo, tudo era absolutamente novo, isto é, observando a Lei, não alterando um “til”, dava-lhe uma interpretação nova e acessível a qualquer um.

E como o fazia com uma convicção e uma autoridade tais que não se admitia discussão.

Os ouvintes – as pessoas comuns – estavam habituados a que lhes dissessem que as coisas eram assim, como quem diz, “à letra”, não se importando com a interpretação nem com qualquer explicação.

Jesus Cristo, bem a o contrário, explica e diz porque é que a Lei é assim, diz isto, estabelece aquilo e qual a forma de entender, compreender e pôr em prática.

E as pessoas entendem, finalmente, que a Lei de Deus é uma lei natural acessível a qualquer um e feita de modo a que todos a possam pôr em prática.

Ou seja, em vez de rigor… amor!

(ama comentário sobre Mc 1, 21-28, 10.01.2017)







Leitura espiritual

Jesus Cristo o Santo de Deus
CAPÍTULO II

JESUS CRISTO, O HOMEM NOVO

1.   Jesus, homem «novo».

Dizia eu que o Novo Testamento não está interessado tanto em afirmar que Jesus é um «homem verdadeiro», mas sim que é o «homem novo».
Ele é definido por S. Paulo «o último Adão» (eschatos), isto é, o «homem definitivo», não passando o primeiro Adão de uma espécie de esboço e de realização imperfeita [i].
Cristo revelou o homem novo, aquele que foi «criado segundo Deus na justiça e na santidade verdadeira» [ii].

A «novidade» do homem novo não consiste, como se vê, em qualquer novo componente que Ele possa a mais que o homem precedente, mas consiste, isso sim, na santidade.
Cristo é o homem novo porque é o Santo, o justo, o homem à imagem de Deus. Todavia, trata-se de uma novidade não acidental, mas essencial que não diz respeito somente ao modo de agir do homem, mas também ao seu ser.
Que é de facto o homem?
Para o pensamento profano e em especial para o pensamento grego, ele é essencialmente uma natureza, um ser definido com base naquilo que possui por nascimento:
«Um animal racional», seja qual for o modo como se queira definir esta natureza.
Porém, para a Bíblia, o homem não é somente natureza, mas em medida igual é também vocação; ele é também aquilo a que é chamado a tornar-se, mediante o exercício da sua liberdade na obediência a Deus.
Os Padres exprimiam isto fazendo a distinção entre o conceito de «imagem» e o de «semelhança» [iii].
O homem é por natureza ou por nascimento, «à imagem» de Deus, mas só se torna «à semelhança» de Deus no decorrer da sua vida, através do esforço em se assemelhar a Deus, através da obediência. Pelo facto de existirmos somos à imagem de Deus, mas pelo facto de obedecermos somos também à Sua semelhança, porque queremos as coisas como Ele quer.
«Na obediência – dizia um antigo Padre do deserto – exerce-se a semelhança com Deus e não só ser à Sua imagem» [iv].

Devemos dizer, entre parênteses, que este modo de definir o homem com base na sua vocação, mais do que com base na sua natureza, é partilhado pelo pensamento contemporâneo, mesmo que nele se dê pouco relevo à dimensão, essencial para a Bíblia, da obediência, e que fique somente de pé a da liberdade, pelo que, em vez de vocação se fala de projecto [v].
Por isso também sob este ponto de vista a resposta mais eficaz às instâncias do pensamento moderno não vem tanto da insistência sobre Cristo «verdadeiro homem», entendido no antigo sentido de «naturalmente completo», mas da insistência sobre Cristo «homem novo», revelador do projecto definitivo do homem.

O Verbo de Deus não se limita, portanto, a fazer-se homem como se existisse já um modelo ou um molde de um homem belo e completo, dentro do qual, por assim dizer, Ele Se submete. Ele revela também o que é o homem; com Ele aparece o próprio modelo porque Ele é verdadeiramente a perfeita «imagem de Deus» [vi].
O facto de sermos chamados a tornarmo-nos «conformes à imagem do Seu Filho» [vii] é bem mais relevante do que o Jesus ter sido chamado a tronar-se conforme à nossa imagem.
O Concílio Vaticano II diz bem:
«Na realidade, o mistério do homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente. Adão, o primeiro homem, era efectivamente figura do futuro, isto é, de Cristo Senhor, Cristo, novo Adão, na própria revelação do mistério do Pai e do Seu amor, revela também o homem a si mesmo» [viii]
«Deus fez-se homem – gostavam de repetir os Padres da Igreja – para que o homem se tornasse Deus».
Ao lado deste axioma devemos hoje colocar este outro: Deus fez-se plenamente homem para que o homem se tornasse homem!
Plenamente e autenticamente homem.
Portanto, Jesus não é somente o homem que se assemelha a todos os outros homens, mas também o homem ao qual todos os outros e devem assemelhar. Este «homem de finitivo» é também, em certo sentido, o homem primitivo, se é verdade, como diziam os Padres, que foi à imagem deste homem futuro – imagem da Imagem – que Adão foi criado.
«Ele fez homem – escreve Stº Ireneu – à imagem de Deus [ix].
A imagem de Deus é o Filho de Deus [x], à imagem do qual foi feito o homem. [xi]
Tudo isto constitui uma aplicação coerente da afirmação paulina segundo a qual Cristo é «o Primogénito de todas as criaturas» [xii] e também da afirmação joanina do Verbo «por meio do qual tudo foi feito» [xiii].
O homem não tem, em Cristo, somente o modelo, mas também a sua «forma substancial».
Como acontece na feitura de uma estátua, a forma, ou o projecto, que no pensamento precede a realização, impregna de si a matéria e o plasma, assim também Cristo, arquétipo do homem, o molda e o configura a Si mesmo, definindo-lhe a verdadeira natureza.
«Se fosse possível existir - escreve Cabasillas – um artifício qualquer com que se pudesse ver, com os próprios olhos, a alma do artista, veríamos nela, sem matéria, a casa, a estátua ou qualquer outra obra [xiv].
Não foi por qualquer «artifício», mas por revelação divina que João Paulo e outros autores inspirados, «viram» a alma do Artista, de Deus, e descortinaram nela, sem matéria, o homem ideal contido em Cristo. É agradável encontrar esta visão patrística da relação entre o homem e Cristo, quase idêntica, num teólogo moderno como K. Barth, porque isso demonstra que ela, mais do que ser incompatível com modo de pensar moderno, é só incompatível com a incredulidade moderna.
«O homem – escreve Barth – é um ser humano enquanto é um só ser com Jesus, tem a sua base na eleição divina e, por outro lado, enquanto é um só ser com Jesus, é constituído pela escuta da Palavra de Deus» [xv].

Considerada sob este prisma, a expressão «excepto no pecado» dita em referência a Jesus [xvi] não aparece uma excepção à plena e definitiva humanidade como se Ele fosse em tudo verdadeiro homem como nós, menos numa coisa, o pecado; como se o pecado fosse um traço essencial e natural do homem.
Longe de derrogar a plena humanidade de Cristo, este «excepto no pecado» constitui o traço distintivo da Sua verdadeira humanidade, pois o pecado é a única verdadeira «sobre-estrutura», a única componente espúria ao projecto divino do homem. É surpreendente como se chegou ao ponto de considerar como a coisa mais «humana» precisamente aquela que é a menos humana.
«A perversidade humana chegou ao ponto de considerar homem aquele que é vencido pela sensualidade, ao passo que não considera homem, aquele que a venceu. Assim, não são homens os que venceram o mal, mas são-no os que são vencidos por ele!» [xvii]
A palavra «humano» chegou a significar mais aquilo que aproxima o homem dos animais, que aqui que o distingue deles, como a inteligência, a vontade, a consciência, a santidade.

Jesus é, portanto, «verdadeiro» homem, não apesar de o ser sem pecado, mas precisamente porque é sem pecado.
São Leão Magno, na famosa carta dogmática que inspirou a definição de Calcedónia e que, para certos trechos, faz dela o melhor comentário, escrevia:
«Ele, Deus verdadeiro, nasceu numa íntegra e perfeita natureza como verdadeiro homem, completo de todas as prerrogativas, tanto divinas como humanas. Todavia, dizendo «humanas» referindo-se àquelas coisas que o Criador no princípio colocou e nós e posterior veio restaurar; ao passo que, no Salvador, não existiu qualquer vestígio daquelas coisas que o Enganador acrescentou e que o homem enganado acolheu. Não é preciso pensar que Ele, pelo facto de ter querido compartilhar as nossas fraquezas, tivesse participado também nas nossas culpas. Ele assumiu a condição de escravo, mas sem a contaminação do pecado; assim enriqueceu o homem sem ter apoucado Deus» [xviii]

Por este texto se vê como, revitalizando o dogma a partir da Sagrada Escritura, na linha da Tradição, com o senso da Igreja, ele deixa de ser uma verdade arcaica, incapaz de suster o assalto do pensamento moderno, «como se fosse uma muralha em ruínas ou um recinto prestes a desabar»; pelo contrário, torna-se uma verdade sempre nova e enérgica, que tem «o poder de abater as fortalezas, destruindo os argumentos e todos os obstáculos que se levantam contra o conhecimento de Deus» [xix].
Tinha razão Kierkegaard quando dizia que «a teologia dogmática da Igreja é comum castelo de fadas, onde repousam num sono profundo os príncipes e as mais formosas princesas; basta somente acordá-los, para que se levantem em toda a sua glória» [xx].

O dogma de Cristo «verdadeiro homem» e «homem novo» tem a capacidade de originar um autêntico safanão nas mentalidades.
Obriga-nos a passa de um Cristo «medido» com o metro da nossa humanidade, para o Cristo que julga a nossa humanidade; obriga-nos a passar do Cristo que é julgado pelos filósofos e pela História, para o Cristo que julga os filósofos e a História.
«Não foi Ele que, aceitando nascer e manifestar-se na Judeia, Se apresentou ao exame da História; Ele que é o Examinador, e a Sua vida é o exame ao qual é submetida não só a Sua geração, mas também todo o género humano» [xxi].


(cont)

rainiero cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia.





[i] 1Cor 15,45sss.; Rm 4,14
[ii] Ef 4,26; Col 3,10
[iii] Cfr. Gn 1,26
[iv] Diadoco de Fotica, Discursos Ascéticos, 4 (SCh 5 bis. Pp. 108sss
[v] «Projecto» é a categoria central com que se trata do homem em «ser e tempo» de M. Heidegger em «O ser e o nada» de J. –P. Sartre
[vi] Cl 1,15
[vii] Rm 8,29
[viii] Gaudium et Spes, n. 22
[ix] Gn 1,2
[x] Col 1,15
[xi] Stº. Ireneu, Demonstração da Pregação Apostólica, 22
[xii] Cl 1,15
[xiii] Jo 1,3
[xiv] Cabasillas, Vida em Cristo, V2 (PG 150,629)
[xv] K. Barth, Dogmática Eclesiástica, 9,12 (CC 41,131sss
[xvi] Hb 4,15
[xvii] Santo Agostinho, Sermo, 9,12 (CC 41,131sss
[xviii] São Leão Magno, Tomus ad Flavianum, I 3 (PL. 54,757sss
[xix] Cfr. 2Cor 10,4-6
[xx] S. Kierkegaard, Diário, II, A, 110
[xxi] S. Kierkegaard, Exercício do Cristianismo, I, in Obras, op. Cit., p. 708

Doutrina – 391

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA

Compêndio


PRIMEIRA PARTE: A PROFISSÃO DA FÉ
SEGUNDA SECÇÃO: A PROFISSÃO DA FÉ CRISTÃ
CAPÍTULO TERCEIRO

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

A Igreja é una, santa, católica e apostólica

169. Qual a relação da Igreja católica com o povo judeu?



A Igreja católica reconhece a sua relação com o povo judeu no facto de Deus ter escolhido este povo entre todos, para primeiro acolher a sua Palavra. É ao povo judeu que pertencem «a adopção a filhos, a glória, as alianças, a legislação, o culto, as promessas, os patriarcas; dele provém Cristo segundo a carne» (Rm 9,5). Diferentemente das outras religiões não cristãs, a fé judaica é já resposta à Revelação de Deus na Antiga Aliança.

Hoy el reto del amor es que mires una imagen de la Pasión que te ayude a orar y escribas...

DEJA QUE SE PRINGUE 

Como ya imaginarás, los regalos que se hacen en el monasterio no saben de euros, de grandes almacenes, o tickets de regalo para inolvidables aventuras. Todo lo que hacemos sale de la oración y... ¡del trabajo en equipo!, poniendo todos los dones al común.

Total que, para el cumple de Lety, hicimos una presentación utilizando temperas y, como pincel, las manos. Fue muy divertido, ¡y un resultado impresionante!

A la hora de lavar, se iba bien de la ropa, de las manos... pero, de las uñas... ¡imposible quitar los restos de pintura negra!

A día de hoy, a pesar del cepillo, jabón y todo lo que he tenido a mi alcance para intentar quitarla, ahí sigue la pintura. He mirado las manos de las demás, y también les quedan restos, por lo que he pensado: "¿Para qué rebelarme?"

En realidad, ahora me miro las uñas y se me escapa una sonrisa porque, ¿qué es el amor si no deja restos?

Cada vez que amamos, (¡que nos pringamos con pintura!), quedan restos. Restos en algunos momentos de dolor, porque hemos amado y no ha sido correspondido; restos de alegría, ilusión, por haberte encontrado con esa persona en lo más profundo... restos que hablan de un corazón vivo, que late, que no deja de amar, que se implica aunque a veces duela.

Cristo también metió las manos en pintura, se implicó contigo, conmigo. Se sumergió por completo en la pintura hasta el punto de llegar a vivir todo lo que tú vives, hasta el punto de pasar por tu soledad, tus miedos, tus dificultades. ¡Se pringó del todo! Y no sólo eso, sino que quiso cargar con todo ello. No se quedó con las manos limpias, ni quiso quitárselo, para así sentir contigo, sentir con tu corazón.

Llega la Semana Santa, y Cristo te dice que se pringa en tu vida, que mete las manos en la pintura para hacerte el mayor regalo que se te pueda dar: salvarte en todo aquello que te ata, que te duele...

Cristo no murió para generar en ti compasión o devoción; ¡quiso pringarse al máximo! Te muestra que te comprende en tus "cruces" y que Él puede darles sentido; que tienes que dejar de vivir todo solo.

Hoy el reto del amor es que mires una imagen de la Pasión que te ayude a orar y escribas todo lo que te hace sufrir, lo que no te gusta de ti. Ten toda la semana el papel presentándole al Señor su contenido. Deja que Cristo muera por tu sufrimiento y pídele experimentar Su muerte y resurrección en tus problemas. Es un buen momento para poner el corazón en la Semana Santa dejando que Cristo se pringue por ti, dejando que muera por todo aquello que te pesa, dejándole ser protagonista de tu dolor. No luches más desde ti, descansa en Él.


VIVE DE CRISTO

Pequena agenda do cristão


TeRÇa-Feira


(Coisas muito simples, curtas, objectivas)




Propósito:

Aplicação no trabalho.

Senhor, ajuda-me a fazer o que devo, quando devo, empenhando-me em fazê-lo bem feito para to poder oferecer.

Lembrar-me:
Os que estão sem trabalho.

Senhor, lembra-te de tantos e tantas que procuram trabalho e não o encontram, provê às suas necessidades, dá-lhes esperança e confiança.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?