26/06/2012

Leitura espiritual para 26 Jun 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

A Igreja e o bezerro de Oiro



Clicar:

Tão longe de mim

Dire Straits - So far away from me


Tratado da criação da criatura corpórea 9

Questão 67: Da obra da distinção em si mesma.

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 208


À procura de Deus


Louvar a Deus na tristeza e na alegria
é confiar na sua vontade para a nossa vida.
jma

Evangelho do dia e comentário






T. Comum – XII Semana



S. Josemaria Escrivá
Evangelho: Mt 7, 6. 12-14

6 «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não suceda que eles as calquem com os seus pés, e que, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 «Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles; esta é a Lei e os Profetas. 13 «Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele. 14 Que estreita é a porta, e que apertado o caminho que leva à Vida, e quão poucos são os que dão com ele!

Meditação:

Sobressai a importância da direcção espiritual no que se refere ao apostolado. Não convém trabalhar no mandato do Senhor - «ide e ensinai todas as gentes» - sem um plano claro e bem delineado por quem dirige a nossa alma.
Evidentemente que não nos enviará para lugares distantes a falar com pessoas estranhas. O que será normal é que depois de nos ouvir a respeito, nos sugira este ou aquele amigo, ou familiar, colega de trabalho enfim... alguém próximo de nós.

O apostolado próprio do cristão "comum" faz-se com amigos, preferencialmente, ou pessoas com quem se tem alguma facilidade de contacto.
Assim, o apostolado, surgirá como algo natural entre pessoas que se conhecem e se estimam entre as quais existe um mínimo de confiança e intimidade.

Porquê é importante o conselho do director espiritual?
Bom...em primeiro lugar porque convém muito aproveitar a experiência e são critério e, depois, porque a tarefa, isto é, o apostolado, não se faz por nós ou para nós mas para Cristo e por Cristo.

(ama, comentário sobre Mt 7, 6; 12-14, 2011.06.21)

Conta-lhe tudo o que te acontece

Textos de S. Josemaria

– Queres amar a Virgem? – Pois então conversa com Ela! – Como? – Rezando bem o Rosário de Nossa Senhora. Mas, no Rosário... dizemos sempre o mesmo! – Sempre o mesmo? E não dizem sempre a mesma coisa os que se amam?... (Prólogo ao Santo Rosário)

Quanto cresceriam em nós as virtudes sobrenaturais se conseguíssemos verdadeira devoção a Maria, que é Nossa Mãe! Não nos importemos de lhe repetir durante todo o dia – com o coração, sem necessidade de palavras – pequenas orações, jaculatórias. A devoção cristã reuniu muitos desses elogios carinhosos na Ladainha que acompanha o Santo Rosário. Mas cada um de nós tem a liberdade de os aumentar, dirigindo-lhe novos louvores, dizendo-lhe o que – por um santo pudor que Ela entende e aprova – não nos atreveríamos a pronunciar em voz alta.

Aconselho-te – para terminar – que faças, se o não fizeste ainda, a tua experiência particular do amor materno de Maria. Não basta saber que Ela é Mãe, considerá-la deste modo, falar assim d'Ela. É tua Mãe e tu és seu filho; quer-te como se fosses o seu único filho neste mundo. Trata-a de acordo com isso: conta-lhe tudo o que te acontece, honra-a, ama-a. Ninguém o fará por ti, tão bem como tu, se tu não o fizeres.

Asseguro-te que, se empreenderes este caminho, encontrarás imediatamente todo o amor de Cristo; e ver-te-ás metido na vida inefável de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Conseguirás forças para cumprir bem a Vontade de Deus, encher-te-ás de desejos de servir todos os homens. Serás o cristão que às vezes sonhas ser: cheio de obras de caridade e de justiça, alegre e forte, compreensivo com os outros e exigente contigo mesmo.

Este e não outro é o carácter da nossa fé. Recorramos a Santa Maria, que Ela nos acompanhará com um passo firme e constante. (Amigos de Deus, 293)
  

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet