30/03/2022

Quaresma Semana 4 Quarta F 30

 


 

(Re Jo I, 5-17, 30)

O Evangelho que hoje consideramos leva-me directamente ao que penso deve ser o meu objectivo principal: A unidade de vida.

Estou, diz o Senhor, destinado a ser sal da terra e luz do mundo, ou seja, temperar e guiar os que me rodeiam, não como mestre ou “enviado especial” mas como simples cristão que, com a sua vida, deve dar o exemplo.

Em primeiríssimo lugar tenho de praticar quanto apregoo, os meus actos, por mais pequenos ou triviais têm de estar de acordo com o que digo; depois manter um laço estreitamente apertado com o meu Senhor, através da oração persistente, confiada.

Abandonando-me nas Suas Mãos, deixar que Ele guie os meus passos no caminho correcto sem me deter em coisas que possam ser estorvo para fazer o que devo fazer: Apostolado!

 

Reflectindo na Quaresma

 

A Santa Missa

Alguns dizem: Assistir à Missa pela televisão, o computador… não interessa nada, não “vale”.

O conceito é profundamente errado porque, “assistir” à Missa não faz sentido nenhum.

Se vamos à Igreja “assistir” à Missa, porque não o poderemos fazer pela Televisão ou telemóvel?

O que está em causa é “assistir” quando o que deveria ser era: PARTICIPAR!

É aqui que  reside a diferença… assistir e participar são duas coisas completamente diferentes. Assisto à projecção de um filme, a uma peça de teatro e digo bem porque não participo nem no filme nem nas cenas teatrais.

Mas, a Santa  Missa não é para “assistir” é para participar. «Fazei isto em minha memória» foi o que Jesus disse clarissímamente e que os Apóstolos e os que se lhes seguiram entendenderam perfeitamente.

Donde, concluo: se pela televisão ou computador… “assisto” à celebração da Santa Missa, e a minha atenção, a minha alma tudo o que sou, quer, verdadeiramente quer, participar, então a única coisa que diferencia uma Missa da outra será a Comunhão Eucaristica, mas, esta é perfeitamente “substituida” pela Comunhão Espiritual, que é a que verdadeiramente interessa.

Uma Comunhão Eucaristica presencial, física, só é verdadeiramente Comunhão se no íntimo do nosso coração tivermos esses “sentimentos de pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos”.

Donde…

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad