18/07/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
O sacrifício nas férias tem muitíssimo valor porque, normalmente, há muitas pequenas coisas que tens o ensejo de fazer.

Se adiares algumas, ou mesmo prescindir delas, alcanças um assinalável mérito.

2011.07.18

ORAÇÃO E MÚSICA

Marcos Portugal: Missa Grande (Credo) par Bruno Procopio



agrad ALS

Porque te queixas?

Descriminação.

Conta, peso e medida
Se duas coisas são diferentes, qual é o trato correcto?

Se são diferentes, é correcto tratá-las de modo diferente. 

O problema surge quando são em parte iguais, em parte diferentes. 

Então devem fazer-se equilíbrios tratando igual o igual, e diferente o diferente. 

Por exemplo, um homem sem conhecimentos de Química não deve ser catedrático desta matéria, mas isto não afecta a sua dignidade como pessoa.

Ideiasrapidas, trad ama

Confidências de alguém

Confidências de Alguém

Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.


Amparo carinhoso


OH meu Deus e meu Senhor! Minha Mãe, Maria Santíssima!
Tenho de pagar uma dívida e não tenho meios para o fazer.
Perdoai, Senhor, pôr-vos as coisas assim, mas como ensina (…) falo convosco como Vosso filho.
Estou a pôr-vos um problema meu e não Vosso. Mas sei, tenho a certeza que como Pai e Mãe, encontrareis e me indicareis a solução.
Já sei que essa solução vai surgir, que o problema vai ser resolvido e que eu vou ter orgulho e vangloriar-me disso como se, a solução, se deverá a mim, à minha esperteza e inteligência e não exclusivamente a Vós.
Peço-Vos insistentemente que não deixeis que o meu espírito mesquinho e retorcido o faça. Não, Senhor, não posso ser assim, não consintas que seja assim.
Que eu seja agradecido, que eu seja bom como devo ser para quem me faz bem e para quem não me faz tanto bem.
Agora mesmo, Senhor, tinha o coração cheio de amargura e também de revolta contra um meu amigo. E, o pior, Senhor, é que por um lado a culpa é minha e, por outro lado, o meu amigo tem toda a razão e tem sido meu amigo muito correcto, paciente e dedicado.
Como fui capaz, Senhor, de pensar mal dele, de me irritar, de me revoltar!
Senhor, minha Mãe Maria Santíssima, ajudai-me a corrigir este meu grande, grandíssimo defeito.
Sinto-me bem agora.
Estou em paz.
Tenho a certeza que tudo se resolverá.
Obrigado, Senhor, por esta paz e esta certeza.
Obrigado meu Pai e minha Mãe por este amparo carinhoso

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Não te esqueças da figueira amaldiçoada”

Aproveita o tempo. Não te esqueças da figueira amaldiçoada. Já fazia alguma coisa: dar folhas. Como tu... – Não me digas que tens desculpas. De nada valeu à figueira – narra o Evangelista – não ser tempo de figos, quando o Senhor lá os foi buscar. – E estéril ficou para sempre. (Caminho, 354) 

Voltemos ao Santo Evangelho e detenhamo-nos no que refere S. Mateus, no capítulo vigésimo primeiro. Conta-nos que Jesus, quando voltava para a cidade, teve fome. Vendo uma figueira junto do caminho, aproximou-se dela. Que alegria, Senhor, ver-te com fome, ver-te também sedento, junto do poço de Sicar!. (...)
Como te fazes compreender bem, Senhor! Como te fazes amar! Mostras-te igual a nós em tudo, excepto no pecado, para que sintamos que contigo poderemos vencer as nossas más inclinações e as nossas culpas. Efectivamente, não têm importância o cansaço, a fome, a sede, as lágrimas... Cristo cansou-se, passou fome, teve sede, chorou. O que importa é a luta – uma luta amável, porque o Senhor permanece sempre a nosso lado – para cumprir a vontade do Pai que está nos céus. (...)
Abeirou-se da figueira, mas não encontrou senão folhas . É lamentável. Não acontecerá assim também na nossa vida? Não haverá nela, infelizmente, falta de fé e de vibração de humildade, ausência de sacrifícios e de obras? Não será que apresentamos um cristianismo só de fachada e sem frutos? É terrível, porque Jesus ordena: Nunca mais nasça fruto de ti. E, imediatamente, secou a figueira. Entristece-nos esta passagem da Sagrada Escritura, ao mesmo tempo que, por outro lado, nos anima a avivar a fé, a viver conformes à fé, para que Cristo receba sempre algum lucro da nossa parte. (Amigos de Deus 201–202)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVI Semana




Evangelho: Mt 12, 38-42

38 Então replicaram-Lhe alguns dos escribas e fariseus, dizendo: «Mestre, nós desejávamos ver algum prodígio Teu». 39 Ele respondeu-lhes: «Esta geração má e adúltera pede um prodígio, mas não lhe será dado outro prodígio senão o prodígio do profeta Jonas. 40 Porque, assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra. 41 Os habitantes de Nínive se levantarão no dia do juízo contra esta geração, e a condenarão, porque se converteram com a pregação de Jonas. Ora aqui está Quem é mais do que Jonas. 42 A rainha do Meio-Dia levantar-se-á no dia do juízo contra esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora aqui está Quem é mais do que Salomão.

Meditação:

Não pode haver maior clareza nas palavras de Jesus:

Ele, a Misericórdia Infinita anuncia a condenação da geração do Seu tempo.

Não a condena, Ele, mas anuncia-lhes que se condenam a eles próprios se persistirem naquela cegueira voluntária.

E o que vale para os homens daquele tempo vale para todos os homens de todos os tempos!

(AMA, meditação sobre Mt 12, 38-42, 2010.07.20)