Tempo comum XXI Semana
São
Bartolomeu – Apóstolo
Evangelho:
Jo 1, 45-51
45
Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos Aquele de Quem escreveu
Moisés na Lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José». 46 Natanael
disse-lhe: «De Nazaré pode porventura sair coisa que seja boa?». Filipe
disse-lhe: «Vem ver». 47 Jesus viu Natanael, que vinha ter com Ele, e disse
dele: «Eis um verdadeiro israelita em quem não há fingimento». 48 Natanael
disse-lhe: «Donde me conheces?». Jesus respondeu-lhe: «Antes que Filipe te
chamasse, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira». 49 Natanael respondeu:
«Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel». 50 Jesus respondeu-lhe:
«Porque te disse que te vi debaixo da figueira, acreditas?; verás coisas maiores
que esta». 51 E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo, vereis o céu
aberto e os anjos de Deus subir e descer sobre o Filho do Homem».
Comentário:
É evidente que Natanael –
ou Bartolomeu como também será chamado – é a “figura” central deste trecho do
Evangelho de São João, que deverá ter presenciado o acontecimento.
Mas também avulta o de
Filipe e a sua extraordinária lição de pragmatismo no apostolado.
Primeiro explica ao amigo
do que se trata: «Encontrámos Jesus…»!
Tal notícia tem de ser partilhada
com o amigo.
A uma dúvida ou
preconceito deste, responde com simplicidade: «Vem ver»!
Como se lhe dissesse:
“Conheces-me. Sou teu amigo. Digo-te a verdade, mas, vem e confirma por ti
mesmo…”
(ama, comentário sobre Jo 1, 45-51, 2013.08.24)
Leitura espiritual
CRISTO QUE
PASSA
36
Oferecemos incenso: o desejo - que
elevamos até ao Senhor - de levar uma vida recta, de que se desprenda o bonus odor Christi, o perfume de Cristo.
Impregnar as nossas palavras e
acções desse bonus odor é semear
compreensão e amizade.
Que a nossa vida acompanhe as vidas
dos restantes homens, para que ninguém se encontre ou se sinta só.
A caridade há-de ser também carinho,
calor humano.
Assim no-lo ensina Jesus Cristo.
A humanidade havia séculos que esperava
a vinda do Salvador; os profetas tinham-no anunciado de mil maneiras; e -
embora, por acção do pecado e da ignorância se tivesse perdido grande parte da
Revelação de Deus aos homens - conservava-se até aos confins da Terra o desejo
de Deus, a ânsia de redenção.
Chega a plenitude dos tempos e, para
cumprir essa missão, não aparece um génio filosófico, como Sócrates ou Platão;
não se instala na terra um conquistador poderoso, como Alexandre Magno.
Nasce um Menino em Belém.
É o Redentor do mundo; mas, antes de
começar a falar, demonstra o seu amor com obras.
Não é portador de nenhuma fórmula
mágica, porque sabe que a salvação que nos traz há-de passar pelo coração do
homem.
As suas primeiras acções são risos e
choros de criança, o sono inerme de um Deus humanado; para que fiquemos tomados
de amor, para que saibamos acolhê-Lo nos nossos braços.
Uma vez mais consciencializamos que
isto é que é o Cristianismo.
Se o cristão não ama com obras,
fracassa como cristão, o que significa fracassar também como pessoa.
Não podes pensar nos outros homens
como se fossem números, ou degraus para tu subires; como se fossem massa, para
ser exaltada ou humilhada, adulada ou desprezada, conforme os casos.
Tens de pensar nos outros - antes de
mais, nos que estão ao teu lado - vendo neles o que na verdade são: filhos de
Deus, com toda a dignidade que esse título maravilhoso lhes confere.
Com os filhos de Deus, temos de
comportar-nos como filhos de Deus: o nosso amor há-de ser abnegado, diário,
tecido de mil e um pormenores de compreensão, de sacrifício calado, de entrega
silenciosa.
Este é o bonus odor Christi que arrancava uma exclamação aos que conviviam
com os primeiros cristãos: Vede como se amam!.
Não estou a falar de um ideal
distante.
O cristão não é um Tartarin de
Tarascon, empenhado em caçar leões onde não pode encontrá-los: nos corredores
da sua própria casa. Falo, sim, da vida quotidiana e concreta: da santificação
do trabalho, das relações familiares, da amizade.
Se não somos cristãos nestas coisas,
onde podemos sê-lo?
O perfume do incenso deve-se ao
carvão em brasa que queima sem ostentação uma grande quantidade de grãos.
Também o bonus odor Christi se manifesta entre os homens, não como a chama
espectacular de um incêndio passageiro, mas mediante a eficácia de todo um
rescaldo de virtudes: justiça, lealdade, fidelidade, compreensão, generosidade,
alegria.
37
E, com os Reis Magos, oferecemos
também mirra, isto é, o sacrifício, que não deve faltar na vida cristã.
A mirra traz à nossa lembrança a
Paixão do Senhor: na cruz, dão-lhe a beber mirra misturada com vinho, e com
mirra ungiram o seu corpo para a sepultura.
Mas não penseis que meditar na
necessidade de sacrifício e da mortificação significa dar uma nota de tristeza
a esta festa que comemoramos alegremente no dia de hoje.
Mortificação não é pessimismo nem
espírito azedo.
A mortificação nada vale sem a
caridade: por isso, havemos de procurar mortificações que, além de nos manterem
livres em relação às coisas da terra, não mortifiquem os que vivem à nossa
volta.
O cristão não pode ser um verdugo
nem um miserável; há-de ser um homem que sabe ama com obras, que prova o seu
amor na pedra de toque da dor.
Mas - insisto - essa mortificação
não consistirá habitualmente em grandes renúncias, cuja oportunidade não se nos
depara com frequência.
Há-de estar feita de pequenas
vitórias: ter um sorriso para quem nos incomoda, negar ao corpo o capricho dos
bens supérfluos, habituarmo-nos a ouvir os outros, fazer render o tempo que
Deus põe à nossa disposição... e tantos outros pormenores, aparentemente
insignificantes - contrariedades, dificuldades, dissabores - que surgem ao
longo do dia sem os procurarmos.
38
Sancta Maria, Stella Orientis
Termino repetindo umas palavras do
Evangelho de hoje: ao entrarem em casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe.
Nossa Senhora não se separa do seu Filho.
Os Reis Magos não são recebidos por
um rei sentado no trono, mas por um Menino nos braços da Mãe. Peçamos, pois, à
Mãe de Deus, que é nossa Mãe, que nos prepare o caminho que conduz à plenitude
do amor: Cor Mariæ dulcissimum, iter para
tutum!
O seu suave coração conhece o
caminho mais seguro para encontrarmos Cristo.
Os Reis Magos tiveram uma estrela;
nós temos Maria, Stella Maris, Stella Orientis.
No dia de hoje, dizemos-lhe: Santa
Maria, Estrela do mar, Estrela da manhã, ajuda os teus filhos.
O nosso cuidado pelas almas não deve
conhecer fronteiras, porque ninguém está excluído do amor de Cristo.
Os Reis Magos foram os primeiros dos
gentios; mas, depois de consumada a Redenção, já não há judeu nem grego, não há
servo nem livre, não há homem nem mulher - não existe descriminação de espécie
alguma - porque todos vós sois um só em Jesus Cristo.
Nós cristãos, não podemos ser
exclusivistas, nem separar ou catalogar as almas; virão muitos do Oriente e do
Ocidente; todos cabem no coração de Cristo.
Voltamos a contemplá-lo no presépio;
os seus braços são de menino mas são os mesmos que se abrirão na Cruz, atraindo
todos os homens.
E o nosso pensamento vai também para
esse homem justo, Nosso Pai e Senhor, S. José, que, como habitualmente, passa
despercebido na cena da Epifania.
Pressinto-o recolhido em
contemplação, protegendo com amor o Filho de Deus, que, ao fazer-se homem, foi
confiado à sua atenção paternal.
Com a maravilhosa delicadeza de quem
não vive para si, o Santo Patriarca entrega-se com um espírito de sacrifício
tão silencioso como eficaz.
Falámos hoje da vida de oração e do
afã de apostolado.
Queremos porventura melhor mestre
nesta matéria do que S. José? Se quereis que vos dê um conselho, dir-vos-ei -
com palavras que venho a repetir incansavelmente desde há muitos anos: Ite ad Joseph, recorrei a S. José; ele
vos mostrará caminhos concretos e meios humanos e divinos para chegar a Jesus.
E em breve ousareis, tal como ele,
segurar nos braços, beijar, vestir e cuidar deste Menino Deus que nasceu para
nós.
Em sinal de veneração, os Magos
ofereceram a Jesus ouro, incenso e mirra; José deu-lhe plenamente o coração
jovem, cheio de amor.
39
A Igreja inteira reconhece S. José
como seu protector e padroeiro.
Ao longo dos séculos tem-se falado
dele, sublinhando diversos aspectos da sua vida, sempre fiel à missão que Deus
lhe confiara.
Por isso, desde há muitos anos, me
agrada invocá-lo com um título carinhoso: Nosso Pai e Senhor.
S. José é realmente Pai e Senhor,
protegendo e acompanhando no seu caminho terreno aqueles que o veneram, como
protegeu e acompanhou Jesus enquanto crescia e se fazia homem.
Ganhando intimidade com ele
descobre-se que o Santo Patriarca é, além disso, Mestre da vida interior,
porque nos ensina a conhecer Jesus, a conviver com Ele, a tomar consciência de
que fazemos parte da família de Deus.
E S. José dá-nos essas lições sendo,
como foi, um homem corrente, um pai de família, um trabalhador que ganhava a
vida com o esforço das suas mãos.
Este facto possui também, para nós,
um significado que é motivo de reflexão e de alegria.
Ao celebrar hoje a sua festa, quero
evocar a sua figura, recordando o que dele nos diz o Evangelho para podermos
assim descobrir melhor o que, através da vida simples do Esposo de Santa Maria,
nos transmite Deus.
40
A figura de S. José no Evangelho
Tanto S. Mateus como S. Lucas nos
falam de S. José como varão descendente de uma estirpe ilustre: a de David e de
Salomão, reis de Israel.
Historicamente, os pormenores dessa
descendência são algo confusos.
Não sabemos qual das duas
genealogias que os evangelistas trazem corresponde a Maria - Mãe de Jesus,
segundo a carne - e qual a S. José, que era seu Pai segundo a lei judaica.
Nem sabemos se a cidade natal de
José era Belém, onde se dirigiu para se recensear, ou Nazaré, onde vivia e
trabalhava.
Sabemos, no entanto, que não era uma
pessoa rica; era um trabalhador como milhões de homens no mundo.
Exercia o ofício fatigante e humilde
que Deus escolheu também para Si quando tomou a nossa carne e viveu trinta anos
como uma pessoa mais entre nós.
A Sagrada Escritura diz que José era
artesão.
Vários Padres acrescentam que foi
carpinteiro. S. Justino, falando da vida de trabalho de Jesus, afirma que fazia
arados e jugos. Baseando-se talvez nestas palavras, Santo Isidoro de Sevilha
concluiu que José era ferreiro.
De qualquer modo era um operário que
trabalhava ao serviço dos seus concidadãos, que tinha uma habilidade manual,
fruto de anos de esforço e de suor.
Das narrações evangélicas
depreende-se a grande personalidade humana de S. José: em nenhum momento nos
aparece como um homem diminuído ou assustado perante a vida; pelo contrário,
sabe enfrentar-se com os problemas, superar as situações difíceis, assumir com
responsabilidade e iniciativa os trabalhos que lhe são encomendados.
Não estou de acordo com a forma
clássica de representar S. José como um homem velho, apesar da boa intenção de
se destacar a perpétua virgindade de Maria.
Eu imagino-o jovem, forte, talvez
com alguns anos mais do que a Virgem, mas na pujança da vida e das forças
humanas.
Para viver a virtude da castidade
não é preciso ser-se velho ou carecer de vigor.
A castidade nasce do amor; a força e
a alegria da juventude não constituem obstáculo para um amor limpo.
Jovem era o coração e o corpo de S.
José quando contraiu matrimónio com Maria, quando conheceu o mistério da sua
Maternidade Divina, quando vivei junto d'Ela respeitando a integridade que Deus
lhe queria oferecer ao mundo como mais um sinal da sua vinda às criaturas.
Quem não for capaz de compreender um
amor assim conhece muito mal o verdadeiro amor e desconhece por completo o
sentido cristão da castidade.
Como dizíamos, José era artesão da
Galileia, um homem como tantos outros.
E que pode esperar da vida um
habitante de uma aldeia perdida, como era Nazaré?
Apenas trabalho, todos os dias,
sempre com o mesmo esforço.
E, no fim da jornada, uma casa pobre
e pequena, para recuperar as forças e recomeçar o trabalho no dia seguinte.
Mas o nome de José significa em
hebreu Deus acrescentará.
Deus dá à vida santa dos que cumprem
a sua vontade dimensões insuspeitadas, o que a torna importante, o que dá valor
a todas as coisas, o que a torna divina.
À vida humilde e santa de S. José,
Deus acrescentou - se me é permitido falar assim - a vida da Virgem Maria e a
de Jesus Nosso Senhor. ~
Deus nunca se deixa vencer em
generosidade. José podia fazer suas as palavras que pronunciou Santa Maria, sua
Esposa: Quia fecit mihi magna qui potens
est, fez em mim grandes coisas Aquele que é todo poderoso quia respexit humilitatem, porque pôs o
seu olhar na minha pequenez.
José era efectivamente um homem
corrente, em quem Deus confiou para realizar coisas grandes.
Soube viver exactamente como o
Senhor queria todos e cada um dos acontecimentos que compuseram a sua vida.
Por isso, a Sagrada Escritura louva
José, afirmando que era justo.
E, na língua hebreia, justo quer
dizer piedoso, servidor irrepreensível de Deus, cumpridor da vontade divina;
outras vezes significa bom e caritativo para com o próximo.
Numa palavra, o justo é
o que ama a Deus e demonstra esse amor, cumprindo os seus mandamentos e
orientando toda a sua vida para o serviço dos seus irmãos, os homens.
(cont)