21/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 21

 

PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Simplicidade e modéstia.

Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.

 

Lembrar-me: Do meu Anjo da Guarda.

Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual

 

Evangelho

Jo I, 19-34

Testemunho de João

19 Foi este o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram, de Jerusalém, sacerdotes e levitas, para lhe perguntarem: Tu quem és? 20 Ele confessou e não negou: Eu não sou o Messias – confessou. 21 Quem és então? – perguntaram-lhe: – És Elias? Não sou – respondeu ele. És o Profeta? Ele retorquiu: Não! 22 Disseram-lhe então: Quem és tu? É para darmos resposta aos que nos enviaram: Que dizes de ti mesmo? 23 Ele declarou: Sou a voz de um que brada no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’. Como disse o profeta Isaías. 24 Tinham sido enviados alguns dos Fariseus. 25 Interrogaram-no eles nestes termos: Então porque é que baptizas, se não és o Messias, nem Elias nem o Profeta? 26 Respondeu-lhes João dizendo: Eu baptizo em água; mas no meio de vós se encontra quem vós não conheceis. 27 Aquele que vem depois de mim; a quem eu não sou digno de desatar as correias das sandálias. 28 Deram-se estes factos em Betânia, além-Jordão, onde João estava a baptizar. 29 No dia seguinte, vê este a Jesus, que vinha ter com ele, e diz: aí está o Cordeiro de Deus, que vai tira o pecado do mundo. 30 Era deste que eu dizia: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente porque era antes de mim. 31 Eu não O conhecia, mas para Ele se manifestar a Israel é que eu vim baptizar em água. 32 João deu mais este testemunho: Eu, eu vi o Espírito que descia do Céu como uma pomba, e permaneceu sobre Ele. 33 E eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar em água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que baptiza no Espírito Santo’. 34 Ora eu vi e sou testemunha de que Ele é o Filho de Deus.

 

Considerações

 

O Evangelista São João descreve com nitidez o testemunho de São João Baptista, testemunho importante porque esclarece inequívocamente quem ele é e quem É Jesus Cristo.

Sabemos que São João era discípulo do Baptista a quem seguia assíuamente. Adivinhara que aquele homem desempenhava um papel importantíssimo na história de Israel e, na sua juventude este “Guia” trazia-lhe novas perspectivas muito importantes.

Talvez lhe interessasse muito que a pregação que ouvia atentamente, versasse sobretudo a necessidadede conversão, de arrependimento como preparação para a vinda do Salvador.

Ter a alma pura e o espírito atento e pronto para o que que estava para acontecer.

Por isso mesmo quando o Baptista indica – de forma inequívoca – a Pessoa de Jesus como o Filho de Deus, Aquele que todo o Israel esperava há séculos não espera um momento para O seguir o que fez sem “intervalos” toda a Sua vida até à morte na Cruz.

 

SÃO JOSÉ

Ano de São José

A figura de São José no Evangelho

José era efectivamente um homem corrente, em quem Deus confiou para realizar coisas grandes. Soube viver exactamente como o Senhor queria todos e cada um dos acontecimentos que compuseram a sua vida. Por isso, a Sagrada Escritura louva José, afirmando que era justo. E, na língua hebreia, justo quer dizer piedoso, servidor irrepreensível de Deus, cumpridor da vontade divina; outras vezes significa bom e caritativo para com o próximo. Numa palavra, o justo é o que ama a Deus e demonstra essa amor, cumprindo os seus mandamentos e orientando toda a sua vida para o serviço dos seus irmãos, os homens. (São Josemaria, Cristo que passa, 40)