27/10/2021

Publicações em Outubro 27

 


1

Oração

 

Olho para mim Senhor e quase tenho vergonha de Te chamar Pai.

Tantos disparates, faltas, pecados!

Mas, depois, sabendo como é Bom e Compassivo me perdoas e fico empaz.

Ajuda-me Senhor a não ter vergonha de te dizer o que for.

2

O que me acontece e o que penso

 

A vaidade ou "gabarolice", aberta ou insinuada.

 

Sem dúvida que me é muito difícil resistir à tentação de me referir às minhas capacidades, os meus talentos, o que faço, os êxitos que alcanço. Talvez não me gabe propriamente, mas, secretamente, desejo impressionar para que me gabem e admirem. Procuro uma satisfação íntima, desejo alimentar o meu orgulho. Luz acesa para que vejam as minhas boas obras - como o Senhor recomendou - e isso deve bastar-me.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Jesus como Amigo

 

No Evangelho consta que Jesus Cristo afirmou aos Seus seguidores mais directos que já não lhes chamava servos mas amigos.

Acondição do servo é estar ás ordens do seu Senhor, aquele que detem sobra ele – como era então – poder quase absoluto de vida e de morte.

O servo não tinha vontade própria porque em tudo cumpria a vontade do seu senhor.

Um amigo não!

Faz o que o seu amigo deseja não para obedecer a uma ordem mas porque quer agradar-lhe fazendo o que sabe lhe dá gosto, prazer, contentamento.

Ou seja exerce a sua vontade própria porque quer, por escolha sua e não por imposição seja qual for.

Os amigos têm entre si uma intimidade que o o senhor não tem de ter com o seu servo.

Como que vivem todos os momentos em uníssuno com o seu amigo, as suas tristezas ealegrias, os momentos mais defícieis e os mais felizes, os desejos e aspeirações,partilham planos, juntam esforços, completam-se no que precisam.

 

A Santíssima Virgem naturalmente como qualquer jovem da sua idade teria amigos e amigas com quem partiçlava as “suas coisas”.

Como depois faria com os Apóstolos trocariam impressões, ouviria o que eles teriam a dizer, esclarecendo as dúvidas que pudessem apresentar, dando-lhe um apoio e e assistência dedicada e interessada. Afinal… era amigos do seu Divino Filho!

Eu gosto de pensar em Jesus Cristo como um amigo íntimo, embora sabendo como sei que Ele me conhece muitíssimo melhor que eu me conheço a mim mesmo, estou constantetemente a contar-lhe coisas da minha vida, sempre na esperança confiada de que Ele não me faltará ccom o que possa ajudar-me.

Fico tranquilo, com uma visão mais clara e serena do que me vai acontecendo, esqueço o que já se passou e não foi tão agradável, sinto-me muito bem.

 

Mas… o que talvez contribua mais para aminha felicidade é a certezaque tenho que este AMIGO nunca me abandonará mesmo que por vezes – muitas vezes – eu o desiluda com o que penso e faço.

 

Com a minha Mãe do Céu… igual tenho-a como a minha maior amiga em quem possaa confiar inteira e totalmente.