25/06/2010

Textos de Reflexão para 25 de Junho

Evangelho: Mt 8, 1-4

1 Tendo Jesus descido do monte, seguiu-O uma grande multidão.2 E eis que, aproximando-se um leproso, se prostrou, dizendo: «Senhor, se Tu quiseres, podes curar-me». 3 Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo-lhe: «Quero, sê curado». E logo ficou curado da sua lepra .4 E Jesus disse-lhe: «Vê, não o digas a ninguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e faz a oferta que Moisés preceituou em testemunho da tua cura».

Meditação:

Eu sei perfeitamente que, se quiseres, podes curar-me de todos os meus males, limpar toda a sujidade da minha alma, converter-me num homem novo. Eu sei, tenho a certeza!
E, Tu, Senhor, queres?
Eu, acho que sim, que verdadeiramente, queres, mas esperas sempre que eu to peça porque, antes de mais, respeitas a liberdade que me deste.
Ah! Senhor, se eu pudesse pedir-te que me tirasses essa liberdade e que fizesses o que bem entendesses sem esse obstáculo? 

(ama, meditação sobre Mt 8, 1-4, 2009.06.26)

Tema: Liberdade e entrega

Cristo, e só Ele é o Salvador, que Se entrega em completa liberdade por nós; mas os homens só podem beneficiar plenamente da salvação que Cristo nos consegue, se, livremente, nos unimos a Ele com a nossa entrega pessoal, que se manifesta na oração vigilante. 

(Javier Echevarria, Getsemani, Planeta, 3ª Ed. Pg. 1149)

SENTENÇA

NUNCA É CORRECTO FAZER O MAL. ESTA SENTENÇA POR SI SÓ É O

FUNDAMENTO DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, AQUELA QUE DEVERIA, DE FACTO,

DISTINGUIR TODAS AS CIVILIZAÇÕES.

James Schall, SJ (in INFOVITAE) (Trad. AMA)