22/01/2020

NUNC COEPI Nota de AMA

Publicações de hoje: 

Nota de AMA

       

        Clicar: 👇

 


nunc coepi


As almas santas têm que ser felizes


Contava-te que até pessoas que não receberam o baptismo, me disseram comovidas: "É verdade, eu compreendo que as almas santas têm que ser felizes, porque olham os acontecimentos com uma visão que está por cima das coisas da terra, porque vêem as coisas com olhos de eternidade". - Oxalá não te falte esta visão! - acrescentei depois - para que sejas consequente com o tratamento de predilecção que recebeste da Trindade. (Forja, 1017)

Asseguro-te que, se nós, os filhos de Deus, quisermos, contribuiremos poderosamente para iluminar o trabalho e a vida dos homens, com o resplendor divino - eterno! - que o Senhor quis depositar nas nossas almas.

Mas "quem diz que mora em Jesus, deve seguir o caminho que Ele seguiu", como ensina S. João: caminho que conduz sempre à glória, passando - sempre também - através do sacrifício. (Forja, 1018)

Meu Senhor Jesus: faz com que sinta, que secunde de tal modo a tua graça, que esvazie o meu coração..., para que o enchas Tu, meu Amigo, meu Irmão, meu Rei, meu Deus, meu Amor! (Forja, 913).


THALITA KUM 78


THALITA KUM 78 

(Cfr. Lc 8, 49-56)


Jesus não se importa que as pessoas O sigam, embora saiba que alguns o fazem só por curiosidade.

Pelo contrário, o Senhor sabe que perante os Seus milagres muitos desses “curiosos” serão movidos a segui-Lo, a partir de determinado momento, pela confiança que inspira e a fé que desperta nos seus corações ansiosos.

Como quando alguém entra numa Igreja com o mero intuito de ver as obras de arte, eventualmente tirar fotografias e, depois, num ímpeto, se ajoelha ante o sacrário, numa oração que, nem por ser breve, deixa de ser um tributo à Sua Presença Eucarística.

Também muitos vão a Fátima movidos pela curiosidade, “para ver como é”, como se fosse mais uma excursão a um local famoso e, depois, talvez tocados pelas demonstrações de fé das gentes anónimas, humildes ou não, discretas ou aparatosas, serenas ou intensamente demonstradas, voltam para suas casas com o secreto desejo de voltar, um dia, para, com mais vagar, se deterem aos pés da Virgem.


AMA, reflexões sobre o Evangelho, 2006)

Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Mc 3, 1-6

1 Novamente entrou na sinagoga. E estava lá um homem que tinha uma das mãos paralisada. 2 Ora eles observavam-no, para ver se iria curá-lo ao sábado, a fim de o poderem acusar. 3 Jesus disse ao homem da mão paralisada: «Levanta-te e vem para o meio.» 4 E a eles perguntou: «É permitido ao sábado fazer bem ou fazer mal, salvar uma vida ou matá-la?» Eles ficaram calados. 5 Então, olhando-os com indignação e magoado com a dureza dos seus corações, disse ao homem: «Estende a mão.» Estendeu-a, e a mão ficou curada. 6 Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.

Comentário:

Tento imaginar-me como o protagonista desta cena que São Marcos nos relata.

Ao fazê-lo invade-me uma dúvida que me angustia: obedeceria ou não à ordem algo insólita do Senhor?

Estenderia a minha mão anquilosada coisa que sabia não poder fazer?

A cada instante o Senhor manda-me que faça coisas que eu penso não ter capacidade para executar.

É forçoso convencer-me que Ele nunca o fará e que a única coisa que realmente preciso é ter absoluta e incondicional confiança nele.

(ama, comentário sobre Mc 3, 1-6, Carvide, 2016.01.20)


Leitura espiritual

Cartas Católicas

1ª Carta de Pedro

1Pe 3

Deveres dos esposos (Ef 5,21-33)

1 Vós, também, ó mulheres, sede submissas aos vossos maridos, para que, mesmo se alguns não crêem na Palavra, venham a ser conquistados, sem palavras, pelo procedimento das suas mulheres, 2 ao observarem a vossa conduta casta e cheia de respeito. 3 Que o vosso adorno não seja o exterior - arranjo do cabelo, jóias de ouro, roupa vistosa – 4 mas, sim, o interior, que está oculto no coração, o adorno duradouro de uma alma mansa e serena; este é o adorno de maior valor aos olhos de Deus. 5 Era assim que outrora se adornavam as santas mulheres que esperavam em Deus, submissas a seus maridos; 6 assim, Sara que obedecia a Abraão, chamando-lhe seu senhor. Dela vós sois filhas, quando fazeis o bem, sem vos deixardes perturbar por nenhum temor. 7 Do mesmo modo, vós, maridos, no convívio com as vossas mulheres, tende em conta que são de natureza mais delicada, e tende consideração por elas, dado que são também herdeiras convosco do dom da vida. Assim, nada estorvará a vossa oração.

O amor fraterno –

8 Finalmente, tende todos o mesmo pensar e os mesmos sentimentos, o amor de irmãos, a misericórdia e a humildade. 9 Não pagueis o mal com o mal, nem a injúria com a injúria; pelo contrário, respondei com palavras de bênção, pois a isto fostes chamados: a herdar uma bênção. 10 Pois quem quer ter amor à vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e os seus lábios de palavras enganosas; 11 aparte-se do mal e pratique o bem, busque a paz e corra atrás dela. 12 Porque os olhos do Senhor fixam-se nos justos e os ouvidos do Senhor estão atentos às suas súplicas; mas o seu rosto volta-se contra os que fazem o mal.

III. OS CRISTÃOS PERANTE O SOFRIMENTO (3,13-4,11)

Os que sofrem injustamente –

13 E quem vos poderá fazer mal, se fordes zelosos em praticar o bem? 14 Mas, se tiverdes de padecer por causa da justiça, felizes de vós! Não temais as suas ameaças, nem vos deixeis perturbar; 15 mas, no íntimo do vosso coração, confessai Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça; 16 com mansidão e respeito, mantende limpa a consciência, de modo que os que caluniam a vossa boa conduta em Cristo sejam confundidos, naquilo mesmo em que dizem mal de vós. 17 Melhor é padecer por fazer o bem, se é essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal.

Sofrimento e glória de Cristo

18 Também Cristo padeceu pelos pecados, de uma vez para sempre - o Justo pelos injustos para nos conduzir a Deus. Morto na carne, mas vivificado no espírito. 19 Foi então que foi pregar também aos espíritos cativos, 20 outrora incrédulos, no tempo em que, nos dias de Noé, Deus os esperava pacientemente enquanto se construía a Arca; nela poucas pessoas - oito apenas - se salvaram por meio da água. 21 Isto era uma figura do baptismo, que agora vos salva, não por limpar impurezas do corpo, mas pelo compromisso com Deus de uma consciência honrada, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo, 22 que, tendo subido ao Céu, está sentado à direita de Deus, e a Ele se submeteram Anjos, Dominações e Potestades.

Hombre y mujer tienen diferencias



Pequena agenda do cristão

Quarta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)






Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?