14/05/2020

Publicações

Publicações de hoje: 

        Clicar: 👇

 

http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/






Mãe! - Chama-a bem alto


Mãe! - Chama-a bem alto. - Ela, a tua Mãe Santa Maria, escuta-te, vê-te em perigo talvez, e oferece-te, com a graça do seu Filho, o consolo do seu regaço, a ternura das suas carícias. E encontrar-te-ás reconfortado para a nova luta. (Caminho, 516)

Intimidade com Maria

De uma maneira espontânea, natural, surge em nós o desejo de conviver com a Mãe de Deus, que é também nossa mãe; de conviver com Ela como se convive com uma pessoa viva, porque sobre Ela não triunfou a morte; está em corpo e alma junto a Deus Pai, junto a seu Filho, junto ao Espírito Santo.

Para compreendermos o papel que Maria desempenha na vida cristã, para nos sentirmos atraídos por Ela, para desejar a sua amável companhia com filial afecto, não são precisas grandes especulações, embora o mistério da Maternidade divina tenha uma riqueza de conteúdo sobre a qual nunca reflectiremos bastante.

Temos de amar a Deus com o mesmo coração com que amamos os nossos pais, os nossos irmãos, os outros membros da nossa família, os nossos amigos ou amigas. Não temos outro coração. E com esse mesmo coração havemos de querer a Maria.

Como se comporta um filho ou uma filha normal com a sua Mãe? De mil maneiras, mas sempre com carinho e confiança. Com um carinho que se manifestará em cada caso de determinadas formas, nascidas da própria vida, e que nunca são algo de frio, mas costumes muito íntimos de família, pequenos pormenores diários que o filho precisa de ter com a sua mãe e de que a mãe sente falta, se o filho alguma vez os esquece: um beijo ou uma carícia ao sair ou ao voltar a casa, uma pequena delicadeza, umas palavras expressivas... (Cristo que passa, 142)

SANTO ROSÁRIO rezar com São João PAULO II


Rezar com São João Paulo II: 

SANTO ROSÁRIO Ladainha de Nossa Senhora

PAPA SÃO JOÃO PAULO II



Notas: 
1 - Em Latim
2 - Publicação diária durante Maio

Memórias de Fátima


As minhas memórias de Fátima - 14

O que me liga a Fátima – n

Desde as primeiras horas da manhã dezenas de homens abriam nas pedras, os buracos para os cartuchos de dinamite.

Isto era feito “à mão” – não havia máquinas para tal – com uns grossos varões de ferro, num esforço contínuo, ciclópico.



(AMA, Memórias de Fátima)

Temas para reflectir e meditar


Oração



A verdadeira preparação para a oração consiste na prática da mortificação; porque aquele que quer entregar-se à oração sem mortificação, é como uma ave que deseja voar antes de ter penas.




(São Filipe de Néri, Máximas, F. W. Faber, Cromwell Press SN12 8PH, nr. 26-20, trad AMA)




Orações de Maio




Hoje, a Santa Igreja celebra a Festa de Maria Auxiliadora - Auxílio dos Cristãos.
Uma invocação desde sempre muito querida da piedade dos cristãos, mas, também, de muitos outros que, não o sendo, sentem pela Senhora uma confiança filial.
Lembro-me que, há muitos anos, uma senhora, já com uma certa idade, pediu à minha Querida Mãe se podia ir com ela a Fátima.
Enquanto a minha querida Mãe foi tratar dos seus assuntos, a senhora ficou na Capelinha.
No regresso, revelou à minha Querida Mãe: Sabe…eu sou judia e não sabia o que havia de dizer mas… fui repetindo: Avé Maria! Avé Maria! Avé Maria!
A minha querida Mãe respondeu: Talvez que o que fez fosse a mais bela oração que poderia ter feito, estou absolutamente segura que Nossa Senhora ficou muito contente!

Temas para reflectir e meditar


Perfeição

Jesus Cristo faz equivaler a bondade à Perfeição divina.

É isso mesmo que refere no trecho do Evangelho  


chamado "do homem rico": [1]

"Porque me chamas bom? Bom. É só Deus

Quando diz sede perfeitos como vosso Pai é perfeito, poderia dizer: Sede bons!


(AMA, reflexões, 2019.06.08



[1] Mc 10, 18

Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira

PEQUENA AGENDA DO CRISTÃO

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?