26/06/2022

Publicações em Junho 26

  


Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

(Re Lc XII)

Por Jesus ou contra Jesus.

Não há meio-termo, ou se é por Jesus ou se está contra Ele; mas sem qualquer evasiva ou consideração como, por exemplo, nisto concordo... já aqui... levantam-se-me dúvidas.

Tal consideração é intrinsecamente desonesta porque ninguém adere ao que for só em parte, ou adere na totalidade ou não.

Por "maioria de razão" "ser por Jesus" não pode ser compartimentado.

Evidentemente que surgem perguntas, questões, talvez dúvidas mas, isto, é natural porque, por prudência, não devo acreditar no que não conheço razoavelmente bem, daí que o que tenho a fazer é estudar a fundo quanto se refere a Jesus Cristo, recorrendo à "fonte" mais fidedigna de que disponho e que é o Evangelho.

Ali encontrarei quanto preciso; o Evangelho é como que um romance, mas onde o conteúdo não é fruto da imaginação do autor, antes é, como que "uma reportagem" gráfica e fidedigna sobre a Pessoa de Jesus Cristo, a Sua Missão Salvadora, a Sua vida desde que nasceu em Belém, à Sua Morte no Gólgota, Ressurreição Gloriosa, Ascensão ao Céu.

Neste livro os personagens são reais, os testemunhos ao longo dos séculos assim o demonstram, pessoas de todas as condições sociais desde Reis e Imperadores como Afonso Henriques ou Carlos V, possuidores de inteligência fulgurante como Agostinho ou Tomás de Aquino, ou simples cidadãos como eu.

Posso escolher:

A -

Um relato minucioso, exaustivo, sem  grandes  preocupações literárias da Vida de Jesus Cristo e escolho São Mateus;

B -

Um testemunho ouvido directamente do Príncipe dos Apóstolos, São Pedro e escolho São Marcos;

C -

Um texto de altíssimo requinte literário que relata conversas, revelações, com Santa Maria e escolho São Lucas;

D -

A incisiva revelação de factos presenciados, intimidades de amigo incondicional e escolho São João.

 

Na verdade os quatro Livros foram escritos pelo Divino Espírito Santo.

 

Calo-me e curvo-me perante estas "evidências" e disponho-me a ler, reler, estudar uma e outra vez, diariamente, este Livro. Senhor, ajuda-me neste propósito.

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad