Quando se fala de melhoria pessoal tem de se estar preparado para um tema que abarca várias vertentes da vida humana.
Desde o progresso na vida normal e corrente, na carreira profissional numa expectativa de melhoria quer das condições de trabalho quer dos proventos que for lícito esperar do mesmo, numa constante adaptação às novidades que vão surgindo em ritmo mais ou menos acelerado em todos os campos da actividade humana, desenvolvendo as capacidades próprias de acordo com o que se vai aprendendo quer estudando quer com a experiência própria e observação do comportamento dos outros é o que pode chamar-se perspectivas de melhoria pessoal.
Esta é, de facto, uma característica da pessoa consciente e normalmente desenvolvida, a evolução natural ao longo da vida. Para isto contribui fortemente a formação do carácter com objectivos bem definidos e os procedimentos a ter para os conseguir alcançar. A pessoa conformada com a sua situação, quer laboral quer na escala social pode classificar-se como amorfa. “Tanto se lhe dá”, não lhe importa “subir”, não tem apetência por novidade nem lhe interessa a evolução da sociedade nas suas múltiplas facetas. Está destinado a morrer no verdadeiro sentido da palavra, estagnando num pântano de conformismo e alheamento que não interessa para nada nem ao próprio nem à sociedade.
O que é natural, é que o carácter evolua acompanhando o progresso da vida, que se desenvolva e actue cada vez mais de forma consciente e constante de forma a acompanhá-la de maneira capaz e consequente.
1 de 36
1 de 36