25/02/2015

Estás triste, meu filho?

Nunca desanimes, se és apóstolo. – Não há contradição que não possas superar. – Porque estás triste? (Caminho, 660)


A verdadeira virtude não é triste nem antipática, mas amavelmente alegre. (Caminho, 657)

Se as coisas correm bem, alegremo-nos, bendizendo a Deus que dá o incremento. – Correm mal? – Alegremo-nos, bendizendo a Deus que nos fez participar da sua doce Cruz. (Caminho, 658)

Para dar remédio à tua tristeza, pedes-me um conselho. – Vou dar-te uma receita que vem de boa mão – do apóstolo Tiago: – "Tristatur aliquis vestrum?" estás triste, meu filho? – "Oret!" Faz oração! – Experimenta e verás. (Caminho, 663)

Não estejas triste. – Tem uma visão mais... "nossa" – mais cristã – das coisas. (Caminho, 664)


"Laetetur cor quaerentium Dominum"– Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor. – Luz, para investigares o motivo da tua tristeza. (Caminho, 666)

Evangelho, coment. L espirit. (Santíssima Virgem)

Quaresma I Semana

Evangelho: Lc 11 29-32

29 Concorrendo as multidões, começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. 30 Porque, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do Homem será um sinal para esta geração. 31 A rainha do meio-dia levantar-se-á no dia do juízo contra os homens desta geração, e condená-los-á, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está Quem é mais do que Salomão. 32 Os ninivitas levantar-se-ão no dia do juízo contra esta geração, e condená-la-ão, porque fizeram penitência com a pregação de Jonas; e aqui está Quem é mais do que Jonas!

Comentário

Alguns temos a tendência de esperar sinais de Deus para conduzir a nossa vida.

Como que se de um Deus particular e exclusivo ao nosso serviço.

A verdade é que Ele nos dá sinais abundantes mas que só se tornam claramente visíveis quando a nossa disposição for a de aceitar o que Ele deseja que façamos e não aquilo que pensamos nos convém.

(ama, comentário sobre Lc  11 29-33, Cascais, 2014.10.13)


Leitura espiritual



Santíssima Virgem

Santo Rosário

Gozosos - Anunciação do Anjo a Nossa Senhora [i]

1
A Anunciação é o momento em que Nossa Senhora conhece com clareza a vocação a que Deus a tinha destinado desde sempre.
Quando o Arcanjo a tranquiliza e lhe diz «não temas, Maria», está a ajudá-la a superar esse temor inicial que, ordinariamente se apresenta em toda a vocação divina.
O facto de que isto tenha acontecido à Santíssima Virgem indica-nos que não há nisso nem sequer imperfeição: é uma reacção natural diante da grandeza do sobrenatural.

Imperfeição seria não o superar, ou não nos deixarmos aconselhar por aqueles que, como São Gabriel e Nossa Senhora podem ajudar-nos. [ii]

«Salve!»: Literalmente o texto grego diz: alegra-te! É claro que se trata de uma alegria totalmente singular pela notícia que Lhe vai comunicar a seguir.

«Cheia de graça»: O Arcanjo manifesta a dignidade e a honra de Maria com esta saudação desusada.
Os Padres e Doutores da Igreja «ensinaram que com esta singular e solene saudação, jamais ouvida, se manifestava que a Mãe de Deus era assento de todas as graças divinas e que estava adornada de todos os carismas do Espírito Santo», pelo que «jamais esteve sujeita a maldição», isto é, esteve imune de todo o pecado. Estas palavras do arcanjo constituem um dos textos em que se revela o dogma da Imaculada Conceição de Maria[iii]. «0 Senhor está contigo»: Estas palavras não têm um mero sentido deprecatório (o Senhor esteja contigo), mas afirmativo (o Senhor está contigo), e em relação muito estreita com a Encarnação. Santo Agostinho glosa a frase «o Senhor está contigo» pondo na boca do arcanjo estas pala­vras: «Mais que comigo, Ele está no teu coração, forma-Se no teu ventre, enche a tua alma, está no teu seio»[iv].

Alguns importantes manuscritos gregos e versões antigas acrescentam no fim: «Bendita tu entre as mulheres»: Deus exaltá-la-ia assim sobre todas as mulheres. Mais excelente que Sara, Ana, Débora, Raquel, Judite, etc., pelo facto de que só Ela tem a suprema dignidade de ter sido escolhida para ser Mãe de Deus. [v]

A Anunciação a Maria e a Encarnação do Verbo é o facto mais maravilhoso, o mistério mais entranhável das relações de Deus com os homens e o acontecimento mais transcen­dente da História da humanidade. Que Deus Se faça Homem e para sempre! Até onde chegou a bondade, a misericórdia e o amor de Deus por nós, por todos nós! E, não obstante, no dia em que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade assu­miu a débil natureza humana das entranhas puríssimas de Maria Santíssima, nada extraordinário acontecia, aparentemente, sobre a face da terra.

Com grande simplicidade narra São Lucas o magno acontecimento. Com quanta atenção, reverência e amor temos de ler estas palavras do Evangelho, rezar piedosa mente o Angelus cada dia, seguindo a divulgada devoção cristã, e contemplar o primeiro mistério gozoso do santo Rosário. [vi]
                       
Virgo fidelis, Virgem fiel.
Que significa esta fidelidade de Maria?
Quais são as dimensões da fidelidade?

A primeira dimensão chama-se busca.
Maria foi fiel, antes de mais, quando com amor se pôs a buscar o sentido profundo do desígnio de Deus n'Ela e para o mundo.
Quomodo fiet? (Como acontecerá isto?) perguntava Ela ao anjo da Anunciação (...).

Não haverá fidelidade se não houver na raiz esta ardente, paciente e generosa busca (...).

«A segunda dimensão da fidelidade chama-se acolhimento, aceitação.

O Quomodo fiet transforma-se, nos lábios de Maria, em um fiat. Que se faça, estou pronta, aceito: este é o momento crucial da fidelidade, momento em que o homem percebe que jamais compreenderá totalmente o como: que há no desígnio de Deus mais zonas de mistério que de evidência; que, por mais que faça, jamais conseguirá captar tudo (...).

Coerência é a terceira dimensão da fidelidade.
Viver de acordo com o que se crê. Ajustar a própria vida ao objecto da própria adesão. Aceitar incompreensões, perseguições antes que permitir rupturas entre o que se vive e o que se crê: esta é a coerência (...)

Mas toda a fidelidade deve passar pela prova mais exigente: a da duração. Por isso a quarta dimensão da fidelidade é a constância.

É fácil de ser coerente por um dia uns dias.
Difícil e importante é ser coerente toda a vida.
É fácil ser coerente na hora da exaltação, difícil sê-lo na hora da tribulação. E só pode chamar-se fidelidade a uma coerência que dura ao longo de toda a vida.

O fiat de Maria na Anunciação encontra a sua plenitude no fiat silencioso que repete aos pés da cruz.[vii]

Salve, ó cheia de graça! [viii]

Foi com estas palavras que, Gabriel, o Anjo do Senhor se dirigiu a ti, Maria de Nazaré.

Tão longe estarias tu deste acontecimento.
Decerto que, desde pequenina, a oração constante, a simplicidade nos pensamentos e nos actos, sem a mais leve mancha de malícia ou impudor, deverias sentir Deus muito próximo, ao alcance da tua voz.

Certamente que sim, pois acreditavas firmemente que Ele te ouvia sempre e em cada momento.

Mas a tua modéstia, a tua simplicidade, a tua total e humilde submissão a teu Senhor, ao teu Deus, não permitiriam nunca que essa possibilidade te ocorresse sequer.

O Senhor Todo Poderoso, o Criador do Céu e da Terra e de tudo quanto existe, enviar a Nazaré, à tua casa humilde e simples, um Anjo Seu, para te saudar!
Que coisa mais extraordinária.
Sabias que Deus não era um ser longínquo e distante, inacessível aos homens. Constantemente tinha intervindo junto do povo eleito para comunicar a Sua Vontade, os Seus desígnios.
Mas, os Seus interlocutores tinham sido sempre grandes personagens da História Humana: Abraão, Moisés, David, os Profetas.
E tu, pobre e humilde menina recebias do Senhor uma graça semelhante!?
Logo no início o salve do Mensageiro te perturba. Salve, isto é, alegra-te.
Mas, mais: OH! cheia de graça!

Que saudação estranha e desusada que manifesta uma dignidade e honra que julgas não merecer.

Alegra-te Filha... de Jerusalém... o Senhor está no meio de ti.[ix]

Estes altíssimos louvores ferem o teu espírito humilde e, por isso a estas palavras, ela perturbou-se e ficou a pensar que saudação seria aquela. [x]

Mas, Gabriel, é um Anjo do Senhor, e apercebe-se a tua confusão, talvez, o teu natural temor.
E sossega-te:
Não tenhas receio, Maria, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo; dar-Lhe-á o Senhor Deus o trono de Seu pai David, reinará eternamente na casa de Jacob e o seu reinado não terá fim. [xi]

Conhecias bem pelas Escrituras que lias e meditavas, o que significava esta saudação e portanto, quando Gabriel evoca estas prerrogativas, entendeste claramente que te era anunciado que irias ser a Mãe do Messias Salvador.

Mas há ainda no teu espírito esclarecido, não obstante a tua juventude, uma dúvida séria: Como poderias tu, virgem humilde, teres sido escolhida para Mãe de Jesus Salvador pelo próprio Deus a quem tinhas dedicado a tua virgindade?!

E, não obstante a tua humildade de jovem simples não deixas de interrogar:

Como será isso, se eu não conheço homem?! [xii]

Ah!... mas o Anjo tranquiliza-te:
Virá sobre ti o Espírito Santo, e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a Sua sombra. [xiii]

Esta resposta corresponde também ao que nas Escrituras se revelava sobre o aparecimento do Messias.

Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho a quem será dado o nome de Emanuel, que quer dizer Deus connosco. [xiv]

Não tinhas mais dúvidas por isso nada mais perguntaste. Não quiseste saber como, quando, porquê.
Nada, nada absolutamente te interessava averiguar porque:
Heis aqui  a escrava do Senhor: seja-me feito segundo a tua palavra! [xv]

Assim, tal qual, tu, Senhora, a quem acabava de anunciado seres eleita por Deus a maior, a mais sublime de entre as mulheres da Terra, assim, com esta simplicidade que fere pela sua inteira singeleza, assim, tu defines um coração puro, uma alma de Deus, uma total entrega ao Senhor.[xvi]

«Oh! Mãe, Mãe! com essa tua palavra - «fiat» - tornaste-nos irmãos de Deus e herdeiros da Sua glória. - Bendita sejas!» [xvii]

«Em Maria, nada existe da atitude das virgens néscias, que obedecem, sim, mas como insensatas.
Nossa Senhora ouve com atenção o que Deus quer, pondera aquilo que não entende, pergunta o que não sabe. Imediatamente a seguir, entrega-se sem reservas ao cumprimento da Vontade divina: heis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Vedes esta maravilha?»[xviii]

«Uma vez conhecido o desígnio divino, Nossa Senhora entrega-se à Vontade de Deus com obediência pronta e sem reservas.
Dá-se conta da desproporção entre o que vai ser - Mãe de Deus - e o que é - uma mulher -. Não obstante, Deus o quer e nada é impossível para Ele, e por isto ninguém é capaz de por dificuldades ao desígnio divino. Daí que, juntando-se em Maria a humildade e a obediência, pronunciará o sim ao chamamento de Deus com essa resposta perfeita: «Heis a escrava do Senhor, seja-me feito segundo a Tua palavra».[xix]

Por isso Deus te escolheu.

A Mãe do Salvador, do Deus feito homem, perfeito homem, que haveria de morrer na Cruz para salvar todos os homens, num sacrifício cruento, completo, total, não poderia senão expressar a aceitação pronta e total da Vontade Divina.

Faça-se a Tua Vontade de uma forma total e completa.
Não para meu bem, não para minha glória, não para benefício de quem quer que seja, não...só e unicamente porque é a Tua Vontade Senhor; o resto não me interessa...

E, no entanto esta jovem era já a Mãe do Salvador, escolhida desde o princípio dos tempos.

Poderei eu, algum dia, alguma vez, do fundo do coração, manifestar tal sentimento?
Decerto que não.
Quantas vezes me proponho aceitar a Vontade de Deus, mas reservando no meu íntimo, que ela esteja de acordo com a minha vontade.
Que se satisfaçam os meus desejos, que obtenha o que quero que o Senhor, actue assim, como uma espécie de Deus privado, ao meu serviço.

Heis aqui a escrava do Senhor: seja-me feito segundo a tua palavra! [xx]

Ah! Senhora minha, que maravilha a tua resposta, que espantosa a tua entrega.

Ajuda-me, querida Mãe, a dizer a cada momento sim ao Senhor.
Instila no meu coração de filho, porque és minha Mãe, esses sentimentos puros e humildes, esse desprendimento das coisas, essa disponibilidade permanente para ouvir e, ouvindo, dizer que sim aos desejos do Senhor.

Desejo tanto ser honesto comigo mesmo para poder ser honesto para com os outros e para com Deus. Não me mentir, não me enganar, não me esconder atrás de falsas coisas, defeitos ou virtudes, para me esquivar constantemente ao que me é pedido.

E a Tua Vontade, o Teu mandato, claríssimo é que eu seja santo [xxi]

Não um dia, não qualquer dia, agora - «nunc coepi - pois pode ser que o amanhã me falte.» [xxii]

"Ave Cheia de Graça, o Senhor está contigo". [xxiii]

Assim te falou o Anjo do Senhor.
Ave minha Mãe Santíssima.
Ave, minha querida Mãe que estás no Céu, digo-te eu, com a esperança, que é certeza, que me ouves e atenderás as minhas súplicas.
Como tu, também eu quero dizer “fiat”, faça-se, «cumpra-se a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas.» [xxiv]

«Monstra te esse mater»[xxv], mostra que és mãe, ajuda-me e guia-me todos os dias da minha vida para que eu seja um bom filho. [xxvi]

Procuremos aprender, seguindo também o seu exemplo de obediência a Deus, numa delicada combinação de submissão e de fidalguia.
Em Maria, nada existe da atitude das virgens néscias, que obedecem, sim, mas como insensatas.
Nossa Senhora ouve com atenção o que Deus quer, pondera aquilo que não entende, pergunta o que não sabe.
Imediatamente a seguir, entrega-se sem reservas ao cumprimento da vontade divina: eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa palavra. Vedes esta maravilha? Santa Maria, mestra de toda a nossa conduta, ensina-nos agora que a obediência a Deus não é servilismo, não subjuga a consciência, pois nos move interiormente a descobrir a liberdade dos filhos de Deus. [xxvii]

(ama, meditações sobre o Santo Rosário – 1999)










[i] Lc 1, 26-38
[ii] Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, comentário a Lc 1, 30
[iii] (Cfr Ineffabilis Deus; Credo do Povo de Deus, n. 14)
[iv] (Sermo de Nativitate Domini, 4)
[v] Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, comentário a Lc 1, 28
[vi] Bíblia Sagrada anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, comentário a Lc 1, 26-38
[vii] João Paulo II, Homilia na Missa na Catedral México, 26.01.1979
[viii] Lc 1, 28
[ix] So 3, 14. 17a
[x] Lc 1, 29
[xi] Lc 1, 30,33
[xii]  Lc 1, 34
[xiii] Lc 1, 35
[xiv] Is 7, 14.
[xv] Lc 1, 38
[xvi] Na antiguidade, quando está plenamente vigente a escravatura, é onde se deve avaliar a força e o sentido desta expressão de Maria. O escravo não tinha outra vontade nem outro querer que o do seu amo. Vive para o seu dono e está de modo permanente ao seu serviço, sem horas fixas de dedicação e sem condições. Assim a Virgem, assim cada cristão que queira seguir Cristo.(Francisco Fernandez Carvajal, Vida de Jesus, Barbosa & Xavier, Lda - Artes Gráficas, pg. 45)
[xvii] S. Josemaría Escrivá, Caminho, nr 512
[xviii] S. Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, nr 173
[xix] Bíblia Sagrada, anotada pela Fac. de Teologia da Univ. de Navarra, Comentário Lc 1,38
[xx]  Lc 1, 38
[xxi] Pois n'Ele elegeu-nos antes da criação do mundo para que fôssemos santos Ef 1, 4-6
[xxii] cfr. Beato Josemaría, Caminho, nrs 251 a 254
[xxiii] Lc 1, 28
[xxiv] cfr. S. Josemaría Escrivá, Forja 769
[xxv] cfr. Paulo VI, Discurso em Fátima, 13.05.19
[xxvi] AMA, 2000
[xxvii] S. Josemaría Escrivá, Cristo que Passa, 173