14/05/2023

Publicações em Maio 14

  


Mês de Maio

História das Aparições de Fátima - 5

Segunda aparição de Nossa Senhora

 

Local: Cova da Iria

 

Data: 13 de Junho de 1917

 

Pessoas presentes: 50 a 60

 

«– Vossemecê que me quer? – perguntei.

 

– Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o Terço e que aprendam a ler. Depois direi o que quero.

 

Pedi a cura dum doente.

 

– Se se converter, curar-se-á durante o ano.

 

– Queria pedir-lhe para nos levar para o Céu.

 

– Sim; a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-Se de ti para me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. [A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu trono].

 

– Fico cá sozinha? – perguntei, com pena.

 

– Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.

 

Foi no momento em que disse estas últimas palavras que abriu as mãos e nos comunicou, pela segunda vez, o reflexo dessa luz imensa. Nela nos víamos como que submergidos em Deus. A Jacinta e o Francisco pareciam estar na parte dessa luz que se elevava para o Céu e eu na que se espargia sobre a terra. À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora, estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que queria reparação.»

 

Notas:

Memórias da Irmã Lúcia I. 14.ª ed. Fátima: Secretariado dos Pastorinhos, 2010, p. 175-176 (IV Memória); a secção entre parênteses retos inclui o acréscimo indicado pela Irmã Lúcia na sua carta de Tuy de 17 de Dezembro de 1927: cf.Memórias da Irmã Lúcia I, p. 175, nota 14.

 

No meu espírito permanecem ainda bem vivas as cenas que contemplei na televisão… as cerimónias comemorativas de 13 de Maio em Fátima.

Ao ver a multidão incontável de peregrinos que enchiam completamente o Recinto e arredores, talvez mais de um milhão de pessoas de todas as idades e posição social, pasmo uma vez mais como ainda há alguém fique indeferente a Fátima.

Estas pessoas, muitas chegaram andando longas distâncias, outras vindas de várias partes do mundo, foram ali pelo desejo e verdadeira necessidade de viver in loco esses momentos, cumprimentar a Mãe do Céu, talvez agradecer alguma graça recebida ou levando na alma um pedido urgente de auxílio para algo que os consome.

Estou seguro de poder afirmar que todos regressaram a suas casas com a alma cheia de paz e a esperança reacendidas.


 

Links sugeridos:

  

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad