19/12/2015

Índice de publicações em 19 Dez

nunc coepi – Índice de publicações em Dez 19

São Josemaria – Textos

AMA (Advento)

Ano jubilar da misericórdia

AMA - Comentários ao Evangelho Lc 1 5-25, Leitura espiritual - Verdade do Cristianismo - JOSEPH RATZINGER (BENTO XVI) Joseph Ratzinger (Bento XVI)

Desastres naturais

São Tomás de Aquino – Suma Teológica, Suma Teológica - Quest 38 Art. 4

AT - Salmos – 48


Agenda Sábado

Ano Jubilar da Misericórdia - 12

Resultado de imagem para ano da misericórdiaObras de misericórdia

7) Enterrar os mortos

Cristo não tinha lugar para ser sepultado.
Um amigo, José de Arimateia, cedeu-lhe o seu túmulo.
Mas não só isso, teve a valentia de se apresentar diante de Pilatos e pedir-lhe o corpo de Jesus.
Nicodemos também participou, ajudando a sepultá-lo. [i]

Enterrar os mortos parece um mandato supérfluo, porque – de facto – todos são enterrados.
Mas, por exemplo, em tempo de guerra, pode ser um mandato muito exigente.
Porque é importante dar sepultura digna ao corpo humano?
Porque o corpo humano foi alojamento do Espírito Santo.
Somos “templos do Espírito Santo” [ii].

prelatura do opus dei, NOTÍCIAS 29 de Novembro de 2015

(cont)



[i] Jo 19, 38-42
[ii] 1 Cor 6, 19

O Advento - 6


Advento 6 

Vem aí já muito próximo o Príncipe da Paz!

E como precisamos dela!

No mundo em fremente conflito por tantos lugares – alguns bem próximos – mas sobretudo em nós próprios.

Precisamos de Paz Interior que se reflicta na nossa vida, no comportamento diário, no trato com os outros, com a generosidade e o perdão.

Vem aí o Príncipe da Paz!

Recebamo-lo com a alegria que só a esperança e confiança podem verdadeiramente dar aos que a desejam com toda a alma, com todo o coração.

Alegres e felizes porque não há felicidade sem alegria!



(ama, Reflexões no Advento, 2015.01.04

Antigo testamento / Salmos

Salmo 48





1 Grande é o Senhor, e digno de todo louvor na cidade do nosso Deus.
2 Seu santo monte, belo e majestoso, é a alegria de toda a terra. Como as alturas do Zafom é o monte Sião, a cidade do grande Rei.
3 Nas suas cidadelas Deus se revela como sua protecção.
4 Vejam! Os reis somaram forças, e juntos avançaram contra ela.
5 Quando a viram, ficaram atónitos, fugiram aterrorizados.
6 Ali mesmo o pavor os dominou; contorceram-se como a mulher no parto.
7 Foste como o vento oriental quando destruiu os navios de Társis.
8 Como já temos ouvido, agora também temos visto na cidade do Senhor dos Exércitos, na cidade de nosso Deus: Deus a preserva firme para sempre.
9 No teu templo, ó Deus, meditamos no teu amor leal.
10 Como o teu nome, ó Deus, o teu louvor alcança os confins da terra; a tua mão direita está cheia de justiça.
11 O monte Sião se alegra, as cidades de Judá exultam por causa das tuas decisões justas.
12 Percorram Sião, contornando-a, contem as suas torres, observem bem as suas muralhas, examinem as suas cidadelas, para que vós faleis à próxima geração que este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim.





Pequena agenda do cristão


SÁBADO



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)


Propósito:
Honrar a Santíssima Virgem.

A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da Sua serva, de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome. O Seu Amor se estende de geração em geração sobre os que O temem. Manifestou o poder do Seu braço, derrubou os poderosos do seu trono e exaltou os humildes, aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel Seu servo, lembrado da Sua misericórdia, como tinha prometido a Abraão e à sua descendência para sempre.

Lembrar-me:

Santíssima Virgem Mãe de Deus e minha Mãe.

Minha querida Mãe: Hoje queria oferecer-te um presente que te fosse agradável e que, de algum modo, significasse o amor e o carinho que sinto pela tua excelsa pessoa.
Não encontro, pobre de mim, nada mais que isto: O desejo profundo e sincero de me entregar nas tuas mãos de Mãe para que me leves a Teu Divino Filho Jesus. Sim, protegido pelo teu manto protector, guiado pela tua mão providencial, não me desviarei no caminho da salvação.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?


Evangelho, comentário, L. espiritual



Tempo de Advento


Evangelho: Lc 1, 5-25

5 Houve no tempo de Herodes, rei da Judeia, um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abias; a sua mulher era da descendência de Aarão e chamava-se Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus, caminhando irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e ambos se achavam em idade avançada. 8 Sucedeu que, exercendo Zacarias as funções de sacerdote diante de Deus na ordem do seu turno, 9 segundo o costume sacerdotal, tocou-lhe por sorte entrar no templo do Senhor a oferecer o incenso. 10 Toda a multidão do povo estava a fazer oração da parte de fora, à hora do incenso. 11 Apareceu-lhe um anjo do Senhor, de pé ao lado direito do altar do incenso. 12 Zacarias, ao vê-lo, ficou perturbado e o temor o assaltou. 13 Mas o anjo disse-lhe: «Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração; tua mulher Isabel dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. 14 Será para ti motivo de júbilo e de alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento; 15 porque ele será grande diante do Senhor; não beberá vinho nem outra bebida inebriante; será cheio do Espírito Santo desde o ventre da sua mãe; 16 e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17 Irá adiante de Deus com o espírito e a fortaleza de Elias, “a fim de reconduzir os corações dos pais para os filhos”, e os rebeldes à prudência dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto». 18 Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso? Porque eu sou velho e a minha mulher está avançada em anos». 19 O anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel que estou diante de Deus; fui enviado para te falar e te dar esta boa nova. 20 Eis que ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas sucedam, visto que não acreditaste nas minhas palavras, que se hão-de cumprir a seu tempo». 21 Entretanto, o povo esperava Zacarias e admirava-se de ver que ele se demorava tanto no templo. 22 Quando saiu, não lhes podia falar, e compreenderam que tinha tido alguma visão no templo, o que lhes dava a entender por acenos; e ficou mudo. 23 Aconteceu que, depois de terem acabado os dias do seu ministério, retirou-se para a sua casa. 24 Alguns dias depois, Isabel, sua mulher, concebeu, e durante cinco meses esteve escondida, dizendo: 25 «Isto é uma graça que me fez o Senhor nos dias em que me olhou para tirar o meu opróbrio de entre os homens».

Comentário:

Considerando as duas “anunciações” evidenciam-se grandes diferenças:
Maria é uma jovem virgem inocente.

Zacarias um idoso sacerdote.
A pergunta de Maria é de ordem espiritual.

A questão de Zacarias é meramente física.

A ambos é dada uma resposta mas, a ele, acrescenta-se “uma penalidade”.

A Virgem deseja remover os obstáculos para compreender.

O Sacerdote levanta-os para acreditar.

(ama, comentário sobre Lc 1, 5-25, 2011.12.19)

Leitura espiritual


Existe Deus?

Verdade do cristianismo? - 4

A questão que agora importa levantar vai mais fundo: trata-se de saber se a doutrina evolucionista se poderá apresentar como uma teoria universal de todo o real, para lá da qual as ulteriores questões sobre a origem e a natureza das coisas já não são lícitas nem necessárias, ou se questões últimas afins não ultrapassam o campo da pura pesquisa científico-natural.
Gostaria de apresentar a questão de um modo ainda mais concreto. Eis como se expressa um tipo de resposta como a que encontramos, por exemplo, na seguinte formulação de Popper:
«A vida, tal como a conhecemos, consiste em “corpos” físicos (melhor, em processos e estruturas) que resolvem problemas. Que as diferentes espécies “aprenderam” mediante a selecção natural, por meio do método de reprodução mais variação; método que, por seu lado, foi aprendido segundo o mesmo método. É uma regressão, mas não é infinita…»?
Não creio.
No fim de contas, trata-se de uma alternativa que já se não pode resolver simplesmente nem ao nível das ciências naturais nem também, no fundo, da filosofia.
Trata-se de saber se a razão ou o racional se encontra, ou não, no princípio de todas as coisas e no seu fundamento.
Trata-se de saber se o real surgiu do acaso ou da necessidade (ou, com Popper, de acordo com Butler do Luck and Cunning, “sorte e astúcia”), e portanto daquilo que é desprovido de razão; se, por outras palavras, a razão é um casual produto marginal do irracional, insignificante, por fim, no oceano do irracional, ou se continua a ser verdadeira a convicção fundamental da fé cristã e da sua filosofia: In princípio erat Verbum – no princípio de todas as coisas existe a força criadora da razão.
A fé cristã é, hoje como ontem, a opção pela prioridade da razão e do racional.
Esta questão última já não pode, como se afirmou, ser resolvida por meio de argumentos extraídos das ciências naturais, e o próprio pensamento filosófico fica aqui bloqueado.
Neste sentido, não se pode fornecer nenhuma prova derradeira da opção cristã fundamental.
Mas, em última análise, poderá a razão, sem se renegar a si mesma, renunciar à prioridade do racional sobre o irracional, ao Logos como princípio primeiro?
O modelo hermenêutico oferecido por Popper, que, sob formas diversas, se imiscui noutras apresentações da “filosofia primeira”, demonstra que a razão também só pode pensar o irracional segundo a sua medida, logo racionalmente (resolver problemas, elaborar métodos!), restabelecendo assim implicitamente o primado contestado da razão. Com a sua opção a favor do primado da razão, o cristianismo persiste ainda hoje como “racionalidade”, e penso que uma racionalidade que dispense esta opção significaria necessariamente, contra as aparências, não uma evolução, antes uma involução da racionalidade.

Vimos antes que, na concepção do cristianismo primitivo, as noções de natureza, homem, Deus, ethos e religião estavam entre si indissoluvelmente ligadas, e que esse nexo ajudou justamente o cristianismo a ver claro na crise dos deuses e na crise da antiga racionalidade. A orientação da religião para uma visão racional do real, o ethos como parte desta visão e a sua aplicação concreta sob o primado do amor associaram-se entre si.
O primado do Logos e o primado do amor revelaram-se idênticos.
O Logos já não aparece apenas como razão matemática na base de todas as coisas, mas como amor criador até se tornar compaixão para com a criatura.
A dimensão cósmica da religião que venera o Criador no poder do ser, e a sua dimensão existencial, a questão da redenção, compenetraram-se e tornaram-se uma só coisa.
De facto, uma explicação do real que não consiga de modo significativo e integral fundar um ethos permanece necessariamente insuficiente.
Ora, é um facto que a teoria evolucionista, onde se arrisca a alargar-se a philosophia universalis, tenta fundar um novo ethos com base na evolução.
Mas este ethos evolucionista, que encontra inelutavelmente a sua noção fulcral no modelo da selecção, e portanto na luta pela sobrevivência, na vitória do mais forte, na adaptação bem-sucedida, tem pouco de consolador a oferecer.
Mesmo onde se tenta embelezá-lo de vários modos, continua a ser, no fim e ao cabo, um ethos cruel.
O esforço por destilar o racional a partir de uma realidade em si mesma desprovida de significado falha aqui de modo rotundo.
Tudo isto é de escassa utilidade para aquilo de que temos necessidade: uma ética da paz universal, do amor prático do próximo e do necessário ir além do particular.

A tentativa de, nesta crise da humanidade, conferir de novo um sentido compreensível à noção de cristianismo como religio vera deve, por assim dizer, apontar igualmente para a ortopraxia e para a ortodoxia.
Ao nível mais profundo, o seu conteúdo deverá consistir, hoje – como sempre, em última análise – no facto de que o amor e a razão coincidem enquanto verdadeiros e genuínos pilares fundamentais do real: a razão verdadeira é o amor e o amor é a razão verdadeira.
Na sua unidade, constituem o verdadeiro fundamento e a meta de todo o real.


joseph ratzinger (bento xvi)

Nota:
A revista italiana MicroMega lançava um volume sobre o confronto entre Fé e Razão, com textos, entre outros, do seu Director, Paolo Flores d’Arcais, e do então Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger.
Para o efeito, organizou um debate com ambos os autores, num lugar público de Roma, sob moderação do jornalista Gad Lerner. O histórico diálogo foi seguido por mais de duas mil pessoas, e dentro e fora do Teatro Quirino (muitas em plena rua, recorrendo-se a um amplificador improvisado).
Existe Deus? – Um confronto sobre verdade, fé e ateísmo apresenta a transcrição desse debate, bem como dos textos de Ratzinger e Flores d’Arcais que estavam, nesse dia, a ser lançados.


Tratado da vida de Cristo 60

Questão 38: Do baptismo de João

 Art. 4 — Se pelo baptismo de João só Cristo devia ser baptizado.

O quarto discute-se assim. — Parece que pelo baptismo de João só Cristo devia ser baptizado.

1. — Porque, como se disse, João baptizou para que Cristo fosse baptizado, no dizer de Agostinho. Ora, o que é próprio de Cristo não deve convir aos outros. Logo, ninguém mais devia ser baptizado com esse baptismo.

2. Demais. — Quem é baptizado ou recebe alguma causa do baptismo ou lhe confere algo. Ora pelo baptismo de João, ninguém podia receber nada, porque ele não conferia a graça, como se disse. Nem ninguém podia conferir nada ao baptismo, senão Cristo, que com o conctato do seu corpo santificou as águas. Logo, parece que só Cristo devia ser baptizado pelo baptismo de João.

3. Demais. — Se outros receberam esse baptismo, não era senão para se prepararem ao baptismo de Cristo; e, assim, parecia conveniente que, como o baptismo de Cristo era conferido a todos grandes e pequenos, gentios e judeus, também o baptismo de João o devia ser. Ora, o Evangelho não fala de crianças nem de gentios baptizados por ele; mas diz Marcos, que saíam concorrendo a ele todos os de Jerusalém e eram baptizados por ele. Logo, parece que só Cristo devia ter sido baptizado por João.

Mas, em contrário, o Evangelho: E aconteceu que, como recebesse o baptismo todo o povo, depois de baptizado também Jesus, e estando em oração, abriu-se o céu.

Além de Cristo, por dupla causa, deviam outros ter sido baptizados por João. - Primeiro, porque, como diz Agostinho, se só Cristo tivesse recebido o baptismo de João, não faltaria quem dissesse que o baptismo de João, conferido a Cristo, era mais digno que o do próprio Cristo, pelo qual os outros eram baptizados. — Segundo, porque era necessário que os outros fossem preparados, pelo baptismo de João, ao baptismo de Cristo, como dissemos.

DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. — O baptismo de João não foi instituído só para Cristo ser baptizado, mas também por outras causas, como dissemos. E contudo, mesmo que tivesse sido instituído só para que Cristo fosse baptizado, era mister evitar o referido inconveniente, conferindo a outros esse baptismo.

RESPOSTA À SEGUNDA. — Os outros que recebiam o baptismo de João, não podiam por certo conferir nada a esse baptismo; nem contudo dele recebiam a graça, mas só o sinal da penitência.

RESPOSTA À TERCEIRA. — O referido baptismo era de penitência, imprópria das crianças; por isso é que elas não o recebiam. — Quanto a abrir aos gentios o caminho da salvação, só a Cristo estava reservado, que é a Expectação das Gentes, no dizer da Escritura. Mas o próprio Cristo proibiu aos Apóstolos de pregar o Evangelho aos gentios, antes da paixão e da ressurreição. Donde, muito menos convinha que João admitisse os gentios ao baptismo.

Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.



A vida matrimonial, um caminhar divino pela Terra

Vê quantos motivos para venerar S. José e para aprender da sua vida: foi um varão forte na fé...; sustentou a sua família – Jesus e Maria – com o seu trabalho esforçado...; guardou a pureza da Virgem, que era sua Esposa...; e respeitou – amou! – a liberdade de Deus que fez a escolha, não só da Virgem como Mãe, mas também dele como Esposo de Santa Maria. (Forja, 552)

Ao pensar nos lares cristãos, gosto de imaginá-los luminosos e alegres, como foi o da Sagrada Família. A mensagem de Natal ressoa com toda a força: Glória a Deus no mais alto dos Céus e paz na terra aos homens de boa vontade. Que a Paz de Cristo triunfe nos vossos corações, escreve o Apóstolo. Paz por nos sabermos amados pelo nosso Pai, Deus, incorporados em Cristo, protegidos pela Virgem Santa Maria, amparados por S. José. Esta é a grande luz que ilumina as nossas vidas e que, perante as dificuldades e misérias pessoais, nos impele a seguir animosamente para diante. Cada lar cristão deveria ser um remanso de serenidade, em que se notassem, por cima das pequenas contrariedades diárias, um carinho e uma tranquilidade, profundos e sinceros, fruto de uma fé real e vivida.

Para o cristão o matrimónio não é uma simples instituição social e menos ainda um remédio para as fraquezas humanas: é uma autêntica vocação sobrenatural. Sacramento grande em Cristo e na Igreja, como diz S. Paulo, é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, contrato que um homem e uma mulher fazem para sempre, pois, quer queiramos quer não, o matrimónio instituído por Jesus Cristo é indissolúvel, sinal sagrado que santifica, acção de Jesus, que invade a alma dos que se casam e os convida a segui-Lo, transformando toda a vida matrimonial num caminhar divino pela Terra. (Cristo que passa, nn. 22–23)

Os desastres naturais são um castigo divino?

Furacões, terremotos, inundações...


.../1

Eles acontecem por causa dos pecados humanos?
Eles são "obra de Deus"?

Milhões de pessoas inocentes sofrem os efeitos de acidentes ou desastres naturais.

Não sabemos a razão pela qual Deus permite os desastres naturais, mas Ele não é indiferente ao sofrimento.

Sabemos que, no começo, Deus criou a natureza e a abençoou.

Quando Adão e Eva pecaram, o mal entrou no mundo e esta desordem também afectou a natureza (criando a possibilidade de que haja desastres naturais).

As catástrofes não são “obra de Deus” no sentido de queridas por Ele como tais. 
Inclusive nestas situações de desastre, o sofrimento de Cristo está unido ao das pessoas, porque Jesus tenta levar todos até Ele.

Muitas pessoas sofrem quando as catástrofes as atingem, incluindo aquelas que nunca cometeram pecados graves ou tiveram más condutas.


(cont)