07/07/2010

Textos de Reflexão para 07 de Julho

Evangelho: Mt 10, 1-7

1 Tendo convocado os Seus doze discípulos, Jesus deu-lhes poder de expulsar os espíritos imundos e de curar toda a doença e toda a enfermidade. 2 Os nomes dos doze apóstolos são: O primeiro Simão, chamado Pedro, depois André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu e Tadeu; 4 Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. 5 A estes doze enviou Jesus, depois de lhes ter dado as instruções seguintes: «Não vades à terra dos gentios, nem entreis nas cidades dos samaritanos: 6 ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Ide, e anunciai que está próximo o Reino dos Céus. «Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, lançai fora os demónios. Dai de graça o que de graça recebestes.
Meditação:

As escolhas que o Senhor faz! Sim admiro-me. Não pelos homens que escolheu, porque eram pessoas simples, pouco ilustradas, talvez duros de entendimento, mas sim por que me escolheu a mim!
Não tenho nenhuma dúvida que Jesus sabe muito bem quem quer para fazer o que quer e por isso, espantando-me, só Lhe digo: Se me escolheste, sabendo como sou e o que sou, é porque tens planos para mim. Como sei que, por mim nada posso, peço à nossa Mãe que me leve por um caminho seguro e me assista a cumpri-los inteiramente.

(ama, meditação sobre Mt 10, 1-8, 2010.05.13)

Tema: Simplicidade Apostólica

Repara: os apóstolos, com todas as suas misérias patentes e inegáveis, eram sinceros, simples..., transparentes.
Tu também tens misérias patentes e inegáveis. - Oxalá não te falte simplicidade.

         (s. josemaria, Caminho, 932)

Anjos 1

Antes do nascimento do nosso Redentor, nós tínhamos perdido a amizade dos Anjos. O pecado original e os nossos pecados quotidianos tinham-nos afastado da sua luminosa pureza... Mas desde o momento em que nós reconhecemos o nosso Rei, os Anjos reconheceram-nos como concidadãos.
E como o rei dos Céus quis tomar a nossa carne terrena, os Anjos já não se afastam da nossa miséria. Não se atrevem a considerar inferior à sua esta natureza que adoram, vendo-a exaltada, acima deles, na pessoa do Rei do Céu; e não sentem já inconveniente em considerar o homem como companheiro.

(S. Gregório Magno, In Evangelia Homíliae, 8, 2 (PL 76, 1104))