Offenbach: Orpheus in the Underworld.
selecção ALS
Padroeiros do blog: SÃO PAULO; SÃO TOMÁS DE AQUINO; SÃO FILIPE DE NÉRI; SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ
30/09/2011
Evangelho do dia e comentário
13 «Ai de ti, Corazin! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado as maravilhas que se têm operado em vós, há muito tempo que teriam feito penitência vestidas de cilício e jazendo sobre a cinza. 14 Por isso haverá, no dia de juízo, menos rigor para Tiro e Sidónia que para vós. 15 E tu, Cafarnaum, “que te elevas até ao céu, serás abatida até ao inferno”. 16 Quem vos ouve, a Mim ouve, quem vos rejeita, a Mim rejeita, e quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».
Comentário:
E se o Senhor voltasse agora o que diria a respeito das nossas cidades?
Quantos milagres extraordinários não acontecem constantemente e, no entanto, quantos pecados - horríveis, alguns - faltas de toda a ordem, blasfémias e sacrilégios se perpetram a toda hora!
A nossa esperança é que haja sempre muitos que, como Abraão fez em relação a Sodoma, movam o Coração Amantíssimo do Senhor a olhar para nós com misericórdia e compaixão.
(AMA, Comentário sobre Lc 10, 13-16, 2010.10.01)
[i] São Jerónimo
S. Jerónimo Albrecht Durer |
Smplicidade de Deus
Tratado de Deo Uno
Questão 3: Da simplicidade de Deus
Conhecida a existência de uma coisa, resta inquirir como existe, para que se saiba o que é. Porém, como não podemos saber o que é Deus, mas o que não é, não podemos considerar como é, mas, como não é.
Logo, 1º. consideraremos como não é; 2º. como é de nós conhecido; 3º. como se nomeia.
Ora, podemos mostrar como Deus não é removendo o que lhe não convém, p. ex.: a composição, o movimento, e atributos semelhantes.
Portanto, 1o. devemos tratar da sua simplicidade, pela qual dele se remove a composição. E sendo os seres corpóreos simples, imperfeitos e partes, devemos tratar, 2o. da perfeição de Deus; 3o. da sua infinidade; 4o. da sua imutabilidade; 5o. da sua unidade.
Na primeira questão, discutem-se oito artigos:
Art. 1 — Se Deus é corpo
Art. 2 — Se em Deus há composição de matéria e forma.
Art. 3 — Se Deus é idêntico à sua essência ou natureza.
Art. 4 — Se em Deus se identificam a essência e a existência.
Art. 5 — Se Deus pertence a algum género.
Art. 6 — Se em Deus há acidentes.
Art. 7 — Se Deus é absolutamente simples.
Art. 8 — Se Deus entra na composição dos outros seres.
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