São Josemaria Escrivá
Amigos de Deus
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Responsáveis
perante Deus
Deus fez o homem desde o princípio e
deixou-o nas mãos do seu livre arbítrio (Ecli 15, 14).
Isto
não sucederia se não tivesse capacidade de fazer uma escolha livre.
Somos
responsáveis perante Deus por todas as acções que realizamos livremente.
Não
há anonimatos; o homem encontra-se perante o seu Senhor e está na sua vontade
decidir-se a viver como amigo ou como inimigo. Assim começa o caminho da luta
interior, que é empresa para toda a vida, porque enquanto dura a nossa passagem
pela terra ninguém alcança a plenitude da sua liberdade.
Além disso, a nossa fé cristã leva-nos a
garantir a todos um clima de liberdade, começando por afastar qualquer tipo de
enganosas coacções na apresentação da fé.
Se
somos arrastados para Cristo, cremos sem querer; então usa-se a violência, não
a liberdade.
Sem
querer podemos entrar na Igreja; sem querer podemos aproximar-nos do altar;
podemos, sem querer, receber o Sacramento.
Mas
só pode crer aquele que o quer.
E
é evidente que, tendo chegado à idade da razão, se requer a liberdade pessoal
para entrar na Igreja e para corresponder aos contínuos chamamentos que Nosso
Senhor nos dirige.
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Talvez não seja capaz de dizer qual é a
principal virtude humana.
Depende
muito do ponto de vista de que se parta.
Além
disso, a questão torna-se ociosa, porque não se trata de praticar uma ou várias
virtudes.
É
preciso lutar por adquiri-las e praticá-las todas.
Cada
uma de per si entrelaça-se com as outras e, assim, o esforço por sermos
sinceros, por exemplo, torna-nos justos, alegres, prudentes, serenos.
Nem sequer me conseguem convencer essas
formas de pensar que distinguem as virtudes pessoais das virtudes sociais.
Não
há virtude alguma que fomente o egoísmo; cada uma redunda necessariamente no
bem da nossa alma e das almas dos que nos rodeiam.
Porque
todos somos homens e todos filhos de Deus, não podemos conceber a nossa vida
como a trabalhosa preparação de um brilhante curriculum, de uma vistosa
carreira.
Todos
temos de sentir-nos solidários e, na ordem da graça, estamos unidos pelos laços
sobrenaturais da Comunhão dos Santos.
Precisamos, ao mesmo tempo, de considerar
que a decisão e a responsabilidade residem na liberdade pessoal de cada um e,
por isso, as virtudes são também radicalmente pessoais, da pessoa.
No
entanto, nessa batalha de amor ninguém luta sozinho - ninguém é um verso solto,
costumo repetir -: de certo modo, ou nos ajudamos ou nos prejudicamos.
Todos
somos elos de uma mesma cadeia.
Pede agora comigo a Deus Nosso Senhor, que
essa cadeia, nos prenda ao seu Coração, até chegar o dia de O contemplar face a
face, no Céu, para sempre.
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Fortaleza,
Serenidade, Paciência, Magnanimidade
Vamos considerar algumas destas virtudes
humanas.
Enquanto
eu falar, cada um pela sua parte, dialogue com Nosso Senhor: peça-lhe que nos
ajude a todos, que nos estimule a aprofundar hoje no mistério da sua
Encarnação, para que também nós, na nossa carne, saibamos ser entre os homens
testemunhos vivos de Quem veio para nos salvar.
O caminho do cristão, o de qualquer homem,
não é fácil.
Certo
é que em determinadas épocas parece que tudo se cumpre segundo as nossas
previsões; mas isto habitualmente dura pouco.
Viver é defrontar dificuldades, sentir no
coração alegrias e pesares; e é nesta forja que o homem pode adquirir a
fortaleza, a paciência, a magnanimidade e a serenidade.
É forte quem persevera no cumprimento do
que entende dever fazer, segundo a sua consciência; quem não mede o valor de
uma tarefa exclusivamente pelos benefícios que recebe, mas pelo serviço que
presta aos outros.
O
homem forte às vezes sofre, mas resiste; talvez chore, mas traga as lágrimas.
Quando
a contradição aumenta, não se curva.
Recordemo-nos
do exemplo que nos narra o livro dos Macabeus: daquele ancião, Eleazar, que
prefere morrer a violar a lei de Deus. Morrendo valorosamente, mostrar-me-ei
digno da minha velhice e deixarei aos jovens um exemplo de fortaleza, se sofrer
com ânimo pronto e constante uma honrosa morte em defesa de leis tão veneráveis
e tão santas.
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Quem sabe ser forte não se deixa invadir
pela pressa de conquistar logo o fruto da sua virtude; é paciente.
A
fortaleza leva-nos realmente a saborear a virtude humana e divina da paciência.
Mediante
a vossa paciência, possuireis as vossas almas (Lc
XXI, 19).
A posse da alma exprime-se na paciência,
que, na verdade, é raiz e custódia de todas as virtudes.
Nós
possuímos a alma com a paciência, porque, aprendendo a dominar-nos a nós
mesmos, começamos a possuir aquilo que somos.
E
é esta paciência que nos leva também a ser compreensivos com os outros,
persuadidos de que as almas, como o bom vinho, melhoram com o tempo.
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Fortes e pacientes: serenos.
Mas
não com a serenidade daquele que compra a tranquilidade pessoal à custa de se
desinteressar dos seus irmãos ou da grande tarefa, que corresponde a todos, de
difundir ilimitadamente o bem por todo o mundo.
Serenos,
porque há sempre perdão, porque tudo tem remédio, menos a morte, e, para os
filhos de Deus, a morte é vida.
Serenos,
ainda que seja só para poder actuar com inteligência: quem conserva a calma
está em condições de reflectir, de estudar os prós e os contras de cada
problema, de examinar judiciosamente os resultados das acções previstas.
E
depois, sossegadamente, pode intervir com decisão.
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Estamos a enumerar com rapidez algumas
virtudes humanas.
Sei
que, na vossa oração ao Senhor, aflorarão muitas outras.
Eu
gostaria de me demorar agora uns momentos numa qualidade maravilhosa: a
magnanimidade.
Magnanimidade: ânimo grande, alma grande
onde cabem muitos.
É
a força que nos dispõe a sairmos de nós próprios, a fim de nos prepararmos para
empreender obras valiosas, em benefício de todos.
No
homem magnânimo não tem lugar a mesquinhez; não entra a medida estreita, o
cálculo egoísta ou a deslealdade interesseira.
O
magnânimo dedica sem reservas as suas forças ao que vale a pena; por isso é
capaz de se entregar a si próprio.
Não
se conforma apenas com dar: dá-se.
E
então consegue compreender a maior prova de magnanimidade: dar-se a Deus.
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Laboriosidade,
diligência
Há duas virtudes humanas - a laboriosidade
e a diligência - que se confundem numa só: no empenho em tirar partido dos
talentos que cada um de nós recebeu de Deus.
São
virtudes, porque induzem a acabar bem as coisas.
O
trabalho - prego isto desde 1928 - não é uma maldição, nem um castigo do
pecado.
O
Génesis fala dessa realidade antes de Adão se ter revoltado contra Deus.
Nos
planos de Nosso Senhor, o homem teria sempre de trabalhar, cooperando assim na
imensa tarefa da criação.
Quem é laborioso aproveita o tempo, que não
é apenas ouro, é glória de Deus!
Faz
o que deve e está no que faz, não por rotina nem para ocupar as horas, mas como
fruto de uma reflexão atenta e ponderada. Por isso é diligente.
O
uso normal desta palavra - diligente - evoca-nos a sua origem latina.
Diligente
vem do verbo diligo, que significa
amar, apreciar, escolher algo depois de uma atenção esmerada e cuidadosa.
Não
é diligente quem se precipita, mas quem trabalha com amor, primorosamente.
Nosso Senhor, perfeito homem, escolheu um
trabalho manual que realizou delicada e amorosamente durante quase todo o tempo
que permaneceu na terra.
Exercitou
a sua ocupação de artesão entre os outros habitantes da sua aldeia, e aquele
trabalho humano e divino demonstrou-nos claramente que a actividade habitual
não é um pormenor de pouca importância, mas é o fulcro da nossa santificação,
oportunidade contínua de nos encontrarmos com Deus e de louvá-lo e glorificá-lo
com o trabalho da nossa inteligência ou das nossas mãos.
(cont)