25/10/2021

Publicações em Outubro 25

 


1

Oração

Peço-Te Senhor coerência na minha vida que os meus desejos e sobretudo os meus actos, pequenos ou grandes, estejam de acordo com o meu amor por Ti.

2

O que me acontece e o que penso

 

Quando é decidida dar morte a Jesus o Sumo-Sacerdote dá uma razão para tal: «convém que morra um homem pelo povo e que não pereça toda a nação!».

Fazer o mal, portanto, pode não ser passível de punição se acaso se pensa estar a fazer bem.

O mal absoluto é o pecado e só pode considerar-se pecado quando existe pleno conhecimento.

Praticar o mal - pecar - pode ser fruto de um hábito, o que não se passa com a prática do bem porque aqui não se qualificará como hábito, mas como rotina e o bem praticado nestas condições pouco ou nenhum mérito tem.

A rotina é um defeito tremendo que tenho de evitar a todo o custo não só porque desvirtua a sinceridade do que se faço como posso – o que será muito pior – cair no “poço sem fundo” dos escrúpulos em que, mais ou menos, pensa: ‘Não me apetece fazer isto, mas… é melhor que o faça não vá acontecer-me algo mau…’

Tenho um modo infalível para tornear estas questões e que é fazer sempre e em tudo a Vontade de Deus.

Assim, o passo que tenho de dar, é pedir a Deus que me faça conhecer a Sua Vontade e se na base do meu pedido está o desejo sincero de cumpri-la posso estar certs que o Senhor satisfará o meu pedido.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

Meditação

 

Jesus a Luz do mundo

Nas trevas, na ausência de luz que ilumine não posso fazer o que seja.

Na escuridão não consigo caminhar para onde for porque não vejo onde colocar os pés.

E, esta luz que necessito não pode ser uma luz qualquer, tem de ter brilho, força, alcance suficientes para que veja com clareza o caminho, consiga distinguir os barrancos, evitar os obstáculos e assim caminhar com segurança.

E porque tenho de caminhar?

Porque se ficar parado no mesmo local não verei como fazer para encontrar os alimentos que necessito para me alimentar, confeccionar a roupa que me é necessária para vestir a minha nudez, encontrar outros com quem conviver.

Sou, de facto, um caminhante!

Iniciei uma viagem desde que nasci, primeiro levado pela minha mãe, depois conduzido pelos meus próprios passos.

Nas trevas perco-me ierremediavelmente e ninguém consegue encontrar-me para me prestar a ajuda que necessite e, então… morrerrei.

Jesus Cristo intitulou-Se A LUZ DO MUNDO e de facto não há luz comparável à que dEle irradia.

È este o mundo  que Ele me deu para viver onde tudo está claramente disiponível para meu uso.

Não me é possível outra forma de viver e, por isso, não concebo como poderia o Senhor ter-me dado vida para a viver na escuridão.

Assim vou caminhando esforçando-me o melhor que posso e sei para que, fazendo o bem que tenho de fazer, permaneça na Sua Luz.

Realmente, acontece-me por vezes não fazer esse bem e fazendo exactamente o contrário e, então, caio nas trevas de onde não conseguirei sair sem que Ele não me perdoe retirarando-me delas.

A Santíssima Virgem, “uma Senhora mais brilhante que O sol”, como lhe chamaram os Pastorinhos em Fátima está sempre presente em todos os momentos da minha vida e não me é possivel afastar os olhos da sua face materna, do seu olhar que me chama e atrai como íman poderoso a que não quero resistir.

Tenho confiança absoluta que ela me guiará até essa luz incomensurável que brilhará para sempre na Eternidade.