23/06/2012

My Dream

Andrea Bocelli - Sogno


Leitura espiritual para 23 Jun 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver, clicar SFF.

Bendita monotonia de Ave-Marias!

Textos de S. Josemaria



Eu entendo que cada Ave-Maria, cada saudação a Nossa Senhora, é um novo bater de um coração apaixonado. (Forja, 615)

"Virgem Imaculada, bem sei que sou um pobre miserável, que não faço senão aumentar todos os dias o número dos meus pecados...". Disseste-me noutro dia que falavas assim com a nossa Mãe.

E aconselhei-te, convicto, a rezar o Terço: bendita monotonia a das Ave-Marias que purifica a monotonia dos teus pecados! (Sulco, 475)

O Terço não se pronuncia só com os lábios, mastigando as Ave-Marias umas atrás das outras. Assim cochicham as beatas e os beatos. Para um cristão, a oração vocal há-de enraizar-se no coração, de modo que, durante a recitação do Terço, a mente possa penetrar na contemplação de cada um dos mistérios. (Sulco, 477)

Deixas sempre o Terço para depois, e acabas por omiti-lo por causa do sono. Se não dispões doutro tempo, reza-o pela rua, e sem que ninguém o note. Além disso, ajudar-te-á a ter presença de Deus. (Sulco, 478)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Oito minutos de prazer

Clicar:

Tratado da criação da criatura corpórea 6

Questão 66: Da ordem da criação quanto à distinção.

Evangelho do dia e comentário










T. Comum – XI Semana


Evangelho: Mt 6, 24-34

24 «Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou há-de afeiçoar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 25 «Portanto vos digo: Não vos preocupeis, nem com a vossa vida, acerca do que haveis de comer, nem com o vosso corpo, acerca do que haveis de vestir. Porventura não vale mais a vida que o alimento, e o corpo mais que o vestido? 26 Olhai para as aves do céu que não semeiam, nem ceifam, nem fazem provisões nos celeiros, e, contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que elas? 27 Qual de vós, por mais que se afadigue, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida? 28 «E porque vos inquietais com o vestido? Considerai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam.29 Digo-vos, todavia, que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 30 Se, pois, Deus veste assim uma erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? 31 Não vos aflijais, pois, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? 32 Os gentios é que procuram com excessivo cuidado todas estas coisas. Vosso Pai sabe que tendes necessidade delas. 33 Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34 Não vos preocupeis, pois, pelo dia de amanhã; o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia bastam os seus trabalhos.

Comentário:

Senhor: cada vez mais há quem se preocupe com o dia de hoje, com o comerá, o que vestirá porque, Senhor, não tem. Não teve ontem, hoje também não e, provavelmente amanhã…

Como, então, não se preocupar?

Parece-me ver uma resposta no que afirmas: que o nosso Pai, que está no Céu, bem sabe o que precisamos…
Queremos acreditar nisto e, firmemente, pormo-nos nas Tuas mãos amorosas e entregar-te toda a nossa vida e todas a s suas contingências e preocupações.

Mas o que precisamos, de facto, não é nem de comida nem vestuário, mas de fé e confiança que o nosso Pai Deus não nos deixará de assistir com o que nos fizer falta.

Talvez, tu, pobre como Job, faminto e nu, argumentes: falar assim é fácil quando se tem a mesa posta e o corpo vestido!

Eu, nada mais posso dizer-te senão que confio e peço: confio na paternidade de Deus e peço-lhe que não deixe de assistir-te no que te falta mesmo que, para tal, seja necessário retirar-me, a mim, uma boa parte do que tenho.

(ama, comentário sobre Mt 6, 24-34, 2011.06.18)