19/03/2022

Quaresma Semana 2 Sábado

 


(Re Lc II, 41-45)

 

A Santa Igreja Católica lembra hoje de modo especial São José.

A cultura ocidental judaico-cristã assinala o dia como Dia do Pai.

Ambas me parecem muito "justadas" porque, de facto, José foi o Pai Adoptivo de Jesus Cristo e personifica a pessoa do Pai.

Na história da salvação São José tem um papel discreto - o Evangelho refere-o pouquíssimas vezes - mas, na verdade, foi de uma importância fundamental como Chefe da Sagrada Família, Guarda, Protector e Mestre do nosso Salvador.

É, por decisão do Magistério, o Pai da Igreja fundada por Jesus.

Parece-me lógico tê-lo como meu Pai e Senhor e meu principal Intercessor, em quem confio inteiramente porque, como diz Santa Teresa: "Como negará Jesus o que o Seu Pai Adoptivo Lhe peça!?!?

 

Carta pessoal:

Hoje, meu Querido Pai, tenho de escrever-te uma cartinha; em vida escrevi-te algumas que sempre guardaste, como o meu Irmão Joaquim veio a encontrar no teu espólio pessoal mas, hoje, sinto uma como que "pressão" interior que me leva a dizer:

Tenho carregado este fardo que me pesa há tantos anos… ter-te desiludido nas tuas legítimas expectativas a meu respeito.

Não correspondi como devia e, Tu, sabias que eu podia; fiquei-me numa mediania confortável, acobardando-me nas decisões e, sobretudo, nas acções que deveria ter levado a cabo.

Peço desculpa, arrependo-me.

Quero sentir, uma e outra vez, a tua mão na minha cabeça e ouvir-te dizer: “Um homem, para o ser, tem de ser igual a si mesmo”.

Querido Pai, no Céu, onde estás, pede ao Senhor por mim!

 

S. JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM SANTA MARIA

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad