03/02/2021

Quando se trabalha por Deus, nada é infecundo!

 

Em momentos de desorientação geral, quando clamas ao Senhor pelas suas almas!, parece que não te ouve, que está surdo aos teus apelos. Inclusivamente chegas a pensar que o teu trabalho apostólico é vão.- Não te preocupes! Continua a trabalhar com a mesma alegria, com a mesma vibração, com o mesmo afinco. Permite-me que insista: quando se trabalha por Deus, nada é infecundo! (Forja, 978)

Leitura espiritual Fev 03

 


Novo Testamento [i]


Evangelho


Mc VI, 34-56

 

Primeira multiplicação dos pães

34 Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas. 35 A hora já ia muito adiantada, quando os discípulos se aproximaram e disseram: «O lugar é deserto e a hora vai adiantada. 36 Manda-os embora, para irem aos campos e aldeias comprar de comer.» 37 Jesus respondeu: «Dai-lhes vós mesmos de comer.» Eles disseram-lhe: «Vamos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?» 38 Mas Ele perguntou: «Quantos pães tendes? Ide ver.» Depois de se informarem, responderam: «Cinco pães e dois peixes.» 39 Ordenou-lhes que os mandassem sentar por grupos na erva verde. 40 E sentaram-se, por grupos de cem e cinquenta. 41 Jesus tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e dava-os aos seus discípulos, para que eles os repartissem. Dividiu também os dois peixes por todos. 42 Comeram até ficarem saciados. 43 E havia ainda doze cestos com os bocados de pão e os restos de peixe. 44 Ora os que tinham comido daqueles pães eram cinco mil homens.

 

Jesus caminha sobre o mar

45 Jesus obrigou logo os seus discípulos a subirem para o barco e a irem à frente, para o outro lado, rumo a Betsaida, enquanto Ele próprio despedia a multidão. 46 Depois de os ter despedido, foi orar para o monte. 47 Era já noite, o barco estava no meio do mar e Ele sozinho em terra. 48 Vendo-os cansados de remar, porque o vento lhes era contrário, foi ter com eles de madrugada, andando sobre o mar; e fez menção de passar adiante. 49 Mas, vendo-o andar sobre o mar, julgaram que fosse um fantasma e começaram a gritar, 50 pois todos o viram e se assustaram. Mas Ele logo lhes falou: «Tranquilizai-vos, sou Eu: não temais!» 51 A seguir, subiu para o barco, para junto deles, e o vento amainou. E sentiram um enorme espanto, 52 pois ainda não tinham entendido o que se dera com os pães: tinham o coração endurecido.

 

Outros milagres

53 Finda a travessia, aproximaram-se de Genesaré e aportaram. 54 Assim que saíram do barco, reconheceram-no. 55 Acorreram de toda aquela região e começaram a levar os doentes nos catres para o lugar onde sabiam que Ele se encontrava. 56 Nas aldeias, cidades ou campos, onde quer que entrasse, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar pelo menos as franjas das suas vestes. E quantos o tocavam ficavam curados.

Texto:



 

  Trabalho

 

  O trabalho a que todo o ser humano è chamado constitui de facto uma obrigação à qual ninguém pode - deve –eximir-se.

  A especificidade das circunstâncias de cada um pode muitas vezes condicionar o trabalho.

  Um pintor de paredes não pode, em princípio ensinar matemática numa universidade mas, um professor de matemática poderá pintar uma parede.

Talvez não o faça tão bem como o pintor mas este não pode, de todo, fazer o trabalho daquele.

  Ao pintar uma parede, o professor universitário, não deixa de o ser; logo, a categoria da pessoa não se vê afectada pelo trabalho que desenvolve, nem o trabalho tem mais ou menos categoria segundo a pessoa que o faz.

  Daqui se pode concluir que o trabalho, seja qual for, tem uma categoria própria e intransmissível que não tem que ver com quem o executa mas sim como è levado a cabo.

É, em parte, por isto, que o trabalho só se admite quando é bem feito, quando quem o executa envolve nele todas as suas capacidades e conhecimentos.

  O que se pode exigir a um padeiro é que faça pão excelente, já essa exigência não tem razão de ser se lhe encomendarmos a reparação de um computador.

  Assim, o homem dignifica-se com o trabalho, seja ele qual for, desde que nele se aplique o melhor que sabe e pode.

  Há uma estação de rádio que a meio da semana começa a falar na Sexta-Feira pondo uma ênfase como se estivesse à vista o almejado fim de uma semana de trabalho, sacrifício, punição, tortura.

E, de facto, há muita gente que pensa assim, para quem o trabalho equivale a uma dolorosa punição que se arrasta numa sucessão de dias sem brilho, nem alegria.

  Estas pessoas nem sequer pensam nos muitos milhões de seres humanos que procuram um trabalho, seja qual for, sem sequer questionar a remuneração.

  Além de desajustados na sociedade e egoístas não, são dignos do trabalho que têm.

  Há sempre algo que se pode fazer e, mesmo que não se necessite da remuneração, deve ocupar-se o tempo em qualquer coisa que se revele útil para os demais.

  ‘Que já trabalhei muito e duramente, agora tenho direito a sopas e descanso.’

  Claro, direito até pode ter, se considerar que há tempo para trabalhar e tempo para descansar, só que, nenhum destes tempos é permanente, isto é, deve intervalar-se o trabalho com o merecido descanso.

  A questão reside no conceito de descanso.

  Para o sujeito que faz a afirmação acima é evidente que considera que descansar é não fazer nada e, isto, é absolutamente errado.

  Descansar é justamente intervalar o trabalho habitual com qualquer outra actividade útil.

  Dormir mais que o habitual pode ser útil para quem, normalmente, goza de poucas horas de sono.

Passear, deambular por terras ou locais que não se conhecem, constitui um bom descanso e, ao mesmo tempo, a possibilidade de conhecer e contactar coisas novas e, assim, enriquecer-se.

  Não fazer nada além de não ter justificação nenhuma é uma lamentável perda de tempo.

Um tempo que é sempre precioso e insubstituível já que é impossível recuperar o tempo que passou.

  Arrastar-se - na exactidão do termo - para o local de trabalho como um condenado a quem não resta alternativa, é uma figura comum e, infelizmente, frequente.

Nada, absolutamente, se fez ou fará sem trabalho e mais... sem trabalho dedicado e persistente, seja ele qual for, intelectual ou braçal, de enorme grandiosidade ou discreto e apagado.

O ser humano está chamado a contribuir com a parte que especificamente lhe couber, para o desenvolvimento do mundo, do ambiente, da sociedade em que vive.

E esta contribuição é a sua quota-parte no trabalho, no esforço comum.

  E, a verdade, como de resto já vimos, é esta: se escamotear esta contribuição fica um vazio que ninguém mais pode preencher porque, mesmo que quisesse nunca o faria como aquele que o não fez.

  Uma das grandes lições e exemplos neste campo vêm-nos exactamente de Jesus Cristo que passou a Sua vida a trabalhar, primeiro como jovem com as ocupações normais dos jovens: estudar, - trabalho intelectual - aprender uma profissão, ajudando o Seu Pai Adoptivo na profissão com que provia o sustento da família - trabalho braçal - até aos últimos três anos da Sua vida na terra na ocupação da pregação do Reino, tão extenuante que se refere muitas vezes nos Evangelhos, como, por exemplo, chegando a adormecer em pleno fragor de uma tempestade no mar, - trabalho espiritual -, tornando, deste modo todo o trabalho humano em trabalho divino.

 

 

 



[i] Sequencial todos os dias do ano

Reflexão

Não desanimemos ainda que o quadro da nossa vida actual apresente tonalidades tenebrosas. Jesus rezou por nós, oferecendo-nos a possibilidade de encher essa tela com a frescura, a cor e a alegria do divino.

 

(Javier Echevarria, Getsemani, Planeta, 3ª Ed. Pg. 133)

Virtudes

 

A alegria cristã 8

Os paradoxos do Cristianismo

 

O gaudium

A palavra clássica para alegria é gaudium do Latim. Na Vulgata, gaudium traduz praticamente sempre o xáQtg grego, e este termo grego serve também para presente, prémio, esmola e graça. Graça é o que se consegue sem esforço por parte de quem a recebe. Por isso, agradecer é reconhecer essa gratuidade. O gozo, a alegria, é resultado de possuir um bem, e precisamente um bem grande, que só de graça se pode receber. De todos esses bens, existe um de qualidade superior, o amor. O arquétipo do bem gratuitamente recebido é o amor. Por isso, o apaixonado, quando ama e é amado, entrega-se e recebe o dom, está alegre, satisfeito, canta. Por isso a alegria das crianças tem uma natureza particular: porque a sua vida é receber sempre amor, um amor especial dos pais, mas também de quase todos, que olham com benevolência para as crianças (volendo bene, diz-se em italiano).

 

Pequena agenda do cristão

  

Quarta-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)






Propósito:

Simplicidade e modéstia.


Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.


Lembrar-me:
Do meu Anjo da Guarda.


Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?