09/04/2022

Quaresma Semana 5 Sábado 9

 


Dentro do Evangelho

 

(Re Mt XXVI…)

 

Numa antecipação da Semana Maior o Evangelho descreve estas cenas no Horto das Oliveiras.

Não posso lê-las sem que o meu coração se confranja e as lágrimas me corram pelo rosto.

Sinto uma pena enorme, mas também uma revolta interior contra mim mesmo. Sim… revolta por não ser capaz de suportar o mais ligeiro sofrimento ou incómodo sem me queixar quando, o meu Senhor, está ali, por terra, sofrendo horrívelmente; revolta porque prefiro que o sono me vença que esforçar-me por estar atento e vigilante na oração.

Acalmo-me, de facto, quando me dou conta que Jesus está ali, naquele sofrimento, porque quer, porque é o Seu desejo sofrer por toda a humanidade, por mim para que eu, livre das amarras do pecado e das fraquezas pessoais, possa alcançar a Vida Eterna o Céu.

E, então, encho-me de alegria, de orgulho: sou importante para Jesus Cristo! Tão importante que, por mim, oferece ao Pai a tremenda agonia em que Se encontra.

Peço-Te Senhor, que quando a minha debilidade me arrastar por onde  não devo, com risco de me perder, que me lembres estes momentos em Getzemani e, assim, dê um passo em frente, decisivo e confiante que me acolherás junto de Ti e me protegerás de todo o mal e das torpezas que sou capaz de cometer.

 

 

 

Reflectindo na Quaresma

 

A minha falta paciência vai ao ponto de não a ter para comigo mesmo.

Parece um disparate - mas não é - pelo contrário é bem real de tal forma, que por vezes, penso como é possível, por exemplo, O Senhor ter paciência comigo quando eu próprio não a tenho.

São os defeitos e fraquezas que constantemente me assediam reduzindo a pó os meus esforços de melhoria; são os desejos de ter e a insatisfação de não conseguir o que quero ou desejo; a vontade de fazer outra coisa qualquer que não seja aquela que devo fazer.

São também os julgamentos íntimos, as "avaliações" do que os outros fazem ou dizem; são as "feridas" abertas na impecabilidade do meu comportamento.

É... tenho de viver com isto!

É, de facto, um espinho na minha carne.

 

Links sugeridos:

  

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad