19/07/2010

Uma questão de educação

Só nos resta confiar nas qualidades de mulher e cidadã da senhora Ministra da Educação. 


Estas as palavras com que o Sr. Prof. João César das Neves termina o seu excelente artigo com o nome em epígrafe.


Pela primeira vez encontro um ponto em que discordo do Ilustre Professor e, por ser coisa tão rara, achei que devia revelá-lo:


Terminaria assim:


A mim só me resta confiar nas qualidades e bom senso de mulheres, cidadãs e cristãs das minhas três filhas para saberem, em casa, orientar, re-orientar, educar e re-educar os meus nove netos, pondo-os, quanto possível, a recato dos assaltos desta ou de outra ministra qualquer e limpando e tratando as feridas que, na escola, lhes possam infligir.



Textos de Reflexão para 19 de Julho

Evangelho: Mt 12, 38-42

38 Então replicaram-Lhe alguns dos escribas e fariseus, dizendo: «Mestre, nós desejávamos ver algum prodígio Teu».39 Ele respondeu-lhes: «Esta geração má e adúltera pede um prodígio, mas não lhe será dado outro prodígio senão o prodígio do profeta Jonas.40 Porque, assim como Jonas esteve no ventre da baleia três dias e três noites, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.41 Os habitantes de Nínive se levantarão no dia do juízo contra esta geração, e a condenarão, porque se converteram com a pregação de Jonas. Ora aqui está Quem é mais do que Jonas.42 A rainha do Meio-Dia levantar-se-á no dia do juízo contra esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora aqui está Quem é mais do que Salomão.

Meditação:

Eu, Senhor, não preciso de nenhum sinal para acreditar firmemente que, Tu, és O Cristo, O Filho do Deus Vivo. Toda a minha vida tem sido cheia de sinais eloquentes, indesmentíveis, da Tua presença, do teu Amor, da Tua Misericórdia… da Tua Divindade.
Pobre de mim, preciso antes, de seguir esses sinais, o que eles me indicam e apontam. A vida que levo e que devia levar, o caminho que ando e que deveria ser outro, aquilo que penso e que devia esquecer, as preocupações que sinto e que deveriam dar lugar à esperança, à confiança absoluta em Ti, meu senhor e Meu Deus, meu Amor, meu Tudo. (AMA, meditação sobre Mt 12, 38-42, Julho 2008)

VIRTUDES 1

Por mais louvável que pareça o domínio da alma sobre o corpo e o domínio da razão sobre os vícios, se tanto a alma como a razão não estão submetidas a Deus como Ele ordena que devem estar, de modo nenhum é correcto o domínio sobre o corpo e os vícios. (…) Mas até as virtudes que ela julga ter e pelas quais domina o corpo e os vícios, seja qual for o bem que ela se propõe adquirir ou conservar, se as não referir a Deus, até essas virtudes são mais vícios que virtudes.

(Stº Agostinho, A Cidade de Deus, Fund. C. Gulbenkian, Vol. III, Livro XIX, Cap. XXV, nr. 1959)