26/01/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Para te falar com franqueza – que é o que faço sempre – tenho de te chamar a atenção para o seguinte:

Não podes comprometer-te a fazer uma coisa e, depois, sem mais nem menos, ou por uma razão qualquer - que não é razão nenhuma -, procederes exactamente ao contrário.

Pecado?

Bem talvez não seja mas lá que é uma falta de confiança… lá isso…



 (ama, 2011.01.26)

Medo do demónio 3



Duc in altum

A continuação dos escritos sobre o demónio - por JMA - publicados em: QUE É A VERDADE.

Recomendamos vivamente a sua leitura










Para ler clicar p.f.


http://queeaverdade.blogspot.com/2011/01/o-medo-do-demonio-3.html

O nome e o valor da pessoa humana


Observando
How many people actually know what their first names mean? In the four years that I have spent outside of my home country in Nigeria, I have frequently asked the people I meet in Europe and the United States what their names actually mean.  I have always found it amazing to get replies such as:  I do not know? Who cares? Why is that important? Such responses are very different from the typical response of an African.

Take Nigeria, where I grew up. Nigerians actually introduce themselves by not only telling their names but also explaining their meanings to people who belong to other linguistic groups. Why is the meaning of names accorded so much value in Africa?  It is because for an African, a name does not only represent a person´s identity but a name is also regarded as a promise, a vocation and a list of expectations.



Apostolado - Obstáculos


Tema para breve reflexão




Se os obstáculos são grandes (no apostolado), também é mais abundante a graça divina: será Ele quem os remove, servindo-se de cada um como de uma alavanca. 

(Álvaro del PortilloCarta pastoral, 1985.12.25, nr. 10)

Evangelho e comentário do dia


Tempo comum - III Semana



Evangelho: Lc 10, 1-9

1 Depois disto, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e mandou-os dois a dois à Sua frente por todas as cidades e lugares onde havia de ir. 2 Disse-lhes: «Grande é na verdade a messe, mas os operários poucos. Rogai, pois, ao dono da messe que mande operários para a Sua messe. 3 Ide; eis que Eu vos envio como cordeiros entre lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem calçado, e não saudeis ninguém pelo caminho. 5 Na casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz seja nesta casa. 6 Se ali houver algum filho da paz, repousará sobre ele a vossa paz; senão, tornará para vós. 7 Permanecei na mesma casa, comendo e bebendo do que tiverem, porque o operário é digno da sua recompensa. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que vos puserem diante; 9 curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: Está próximo de vós o reino de Deus.
Comentário:


Doutrina

«RERUM NOVARUM»

O concurso do Estado

17. Todavia não há dúvida de que, para obter o resultado desejado, não é de mais recorrer aos meios humanos. Assim, todos aqueles a quem a questão diz respeito, devem visar ao mesmo fim e trabalhar de harmonia cada um na sua esfera. Nisto há como que uma imagem da Providência governando o mundo: porque nós vemos de ordinário que os factos e os acontecimentos que dependem de causas diversas são a resultante da sua acção comum.
Ora, que parte de acção e de remédio temos nós o direito de esperar do Estado? Diremos, primeiro, que por Estado entendemos aqui, não tal governo estabelecido entre tal povo em particular, mas todo o governo que corresponde aos preceitos da razão natural e dos ensinamentos divinos, ensinamentos que Nós todos expusemos, especialmente na Nossa Carta Encíclica sobre a constituição cristã das sociedades (Trata-se da Encíclica «Immortale Dei»).