05/10/2017

Fátima: Centenário - Oração diária

Senhora de Fátima:

Neste ano do Centenário da tua vinda ao nosso País, cheios de confiança vimos pedir-te que continues a olhar com maternal cuidado por todos os portugueses.
No íntimo dos nossos corações instala-se alguma apreensão e incerteza em relação a este nosso País.

Sabes bem que nos referimos às diferenças de opinião que se transformam em desavenças, desunião e afastamento; aos casais desfeitos com todas as graves consequências; à falta de fé e de prática da fé; ao excessivo apego a coisas passageiras deixando de lado o essencial; aos respeitos humanos que se traduzem em indiferença e falta de coragem para arrepiar caminho; às doenças graves que se arrastam e causam tanto sofrimento.
Faz com que todos, sem excepção, nos comportemos como autênticos filhos teus e com a sinceridade, o espírito de compreensão e a humildade necessárias para, com respeito de uns pelos outros, sermos, de facto, unidos na Fé, santos e exemplo para o mundo.

Que nenhum de nós se perca para a salvação eterna.

Como Paulo VI, aqui mesmo em 1967, te repetimos:

Monstra te esse Matrem”, Mostra que és Mãe.

Isto te pedimos, invocando, uma vez mais, ao teu Dulcíssimo Coração, a tua protecção e amparo.


AMA, Fevereiro, 2017

El amor es el perfecto cumplimiento de la ley

La ley


Porque, así como hay dos mandamientos de amor en los que, dice el Señor, está contenida toda la Ley y los Profetas, dejando bien claro que el amor es el perfecto cumplimiento de la ley, del mismo modo estos diez mandamientos fueron dados en dos tablas. [i]
Amar nos permite cumplir la Voluntad de Dios. Quien ama de verdad a Dios, puede hacer lo que realmente quiere hacer, porque esto será siempre Voluntad de Dios. Quien busca su interés personal, oculta sus deseos y planes a los demás. Busca aparentar lo que no es. Quien ama, no teme por su apariencia. Sabe que sea cual sea su apariencia, el amor se hace presente en todo acto que realiza. Podemos decir que el amor se convierte en su vestidura, vaya donde vaya.

¿Quién es el ser que busca infundir temor y desconfianza? El maligno. ¿Quién busca que nos encerremos en nosotros mismos y temamos a los demás? El maligno. ¿Quién es el padre de la mentira y nos ofrece un vestido falso para que los demás vean en nosotros los que no somos? El maligno.

Tenemos que estar prevenidos, porque el maligno sabe vendernos que el egoísmo es también amor y que quien se ama malamente a sí mismo, cumple con la Voluntad de Dios. Para no dudar, recordemos que Cristo nos dijo que para seguirle tenemos que tomar la cruz, negarnos y dejar atrás todo lo que nos ata al egoismo.

REL



[i] San Agustin (Sermón 33, 1)

Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?






O Espírito Santo configura-nos com Cristo

A Missa é comprida, dizes, e eu acrescento: porque o teu amor é curto. (Caminho, 529)

A Santa Missa situa-nos deste modo perante os mistérios primordiais da fé, porque se trata da própria doação da Trindade à Igreja. Compreende-se assim que a Missa seja o Centro e a raiz da vida espiritual do cristão. É o fim de todos os sacramentos. Na Santa Missa, a vida da graça encaminha-se para a sua plenitude, que foi depositada em nós pelo Baptismo, e que cresce, fortalecida pela Confirmação. Quando participamos na Eucaristia, escreve S. Cirilo de Jerusalém, experimentamos a espiritualização deificante do Espírito Santo, que além de nos configurar com Cristo, como sucede no Baptismo, nos cristifica integralmente, associando-nos à plenitude de Cristo Jesus.
A efusão do Espírito Santo, na medida em que nos cristifica, leva-nos a reconhecer como filhos de Deus. O Paráclito, que é caridade, ensina-nos a fundir com essa virtude toda a vida. Por isso, feitos uma só coisa com Cristo, consummati in unum, podemos ser entre os homens o que Santo Agostinho afirma da Eucaristia: sinal de unidade, vínculo de Amor. (Cristo que passa, 87)



Reflectindo

Cento e cinquenta e três grandes peixes

Jesus, posso afirmar, preocupava-se com os doze escolhidos para O seguirem mais de perto.
As longas conversas - que poderíamos chamar de aulas de catequese - destinavam-se à sua formação espiritual e humana.
Mas não só.
Porque O seguiam no Seu constante deambular de terra em terra, não podiam trabalhar nos seus ofícios - eram quase todos pescadores e, a pesca requer tempo, muito tempo - e conseguirem assim, ganhar para o sustento próprio e das suas famílias.
Cento e cinquenta grandes peixes é uma manifestação do cuidado pelas coisas simples e concretas dos Seus próximos.
Gosto de fazer contas.
O Evangelho diz expressamente «cento e cinquenta grandes peixes» [i].
Admitamos que um "grande peixe" pese, pelo menos, cinco quilos.
Temos assim que o total dará mais ou menos 765 quilos de peixe.
Meia tonelada!
Admitamos que cada um comeria meio quilo de peixe, ou seja - exagerando - naquela refeição nas margens do lago consumiram seis quilos de peixe.
Restam, portanto, quatrocentos 759 quilos de peixe.
Não sei quanto valeria um quilo de peixe, mas, considerando que com um Denário – salário médio de um trabalhador – se compravam oito quilos de pão, podemos admitir que um quilo de peixe valeria, pelo menos, metade, ou seja, meio Denário.
Sendo assim, os 494 quilos de peixe renderiam 279 denários, cerca de 32 denários a cada um.
Ou seja, o sustento de 32 dias de trabalho.
Vale a pena fazer estes "exercícios"?
Acho que sim porque - de certa forma - demonstram não só a Providência divina, mas, sobretudo, a magnitude dessa providência cuja medida é aquela que o Senhor refere: «uma medida cheia, bem calcada, a transbordar» [ii].

AMA, Reflexões, 31.05.2017




[i] Jo 21, 1-11
[ii] Lc 6, 38

Evangelho e comentário

Tempo Comum


Evangelho: Lc 10, 1-12

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. 2 Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe. 3 Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho. 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz; se não, voltará para vós. 7 Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. 8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido, 9 curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus já está próximo de vós.’ 10 Mas, em qualquer cidade em que entrardes e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: 11 ‘Até o pó da vossa cidade, que se pegou aos nossos pés, sacudimos, para vo-lo deixar. No entanto, ficai sabendo que o Reino de Deus já chegou.’» 12 «Digo-vos: Naquele dia haverá menos rigor para Sodoma do que para aquela cidade.

Comentário:

Jesus Cristo dá instruções muito precisas e concretas aos setenta e dois que envia à Sua frente para preparar o caminho para o Reino de Deus que irá anunciar.

Dá-lhes, também, poderes excepcionais para “cimentar” a sua missão e sustentar a sua acção.

Nós, cristãos de hoje, também precisamos de instruções claras e precisas para levar a bom termo o nosso apostolado.
É para isso que devemos recorrer à direcção espiritual onde, a nossa iniciativa, será “temperada” com o conselho de quem melhor sabe o que convém fazer.

Mas… e os “poderes excepcionais”? Como podemos contar com eles?

Certamente com a oração perseverante confiada.
Senhor, que queres que faça?

No silêncio do nosso coração ouviremos a Sua resposta e, o Espírito Santo guiará as nossas acções.

Não tenhamos dúvidas!

(AMA, comentário sobre Lc 10, 1-12, 07.07.2017)