27/10/2022

Publicações em Outubro 27

 


Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

Jesus como Amigo

 

No Evangelho consta que Jesus Cristo afirmou aos Seus seguidores mais directos que já não lhes chamava servos mas amigos.

A condição do servo é estar ás ordens do seu Senhor, aquele que detem sobre ele – como era então – poder quase absoluto de vida e de morte.

O servo não tem vontade própria porque em tudo cumpre a vontade do seu senhor.

Um amigo não!

Faz o que o seu amigo deseja não para obedecer a uma ordem mas porque quer agradar-lhe fazendo o que sabe lhe dá gosto, prazer, contentamento.

Ou seja exerce a sua vontade própria porque quer, por escolha sua e não por imposição seja qual for.

Os amigos têm entre si uma intimidade que o o senhor não tem de ter com os seus servos.

Como que vivem todos os momentos em uníssuno com o seu amigo, as suas tristezas ealegrias, os momentos mais defícieis e os mais felizes, os desejos e aspeirações, partilham planos, juntam esforços, completam-se no que precisam.

 

A Santíssima Virgem naturalmente como qualquer jovem da sua idade teria amigos e amigas com quem partilhava as “suas coisas”.

Como depois faria com os Apóstolos, trocariam impressões, ouviria o que eles teriam a dizer, esclarecendo as dúvidas que pudessem apresentar, dando-lhes um apoio e e assistência dedicada e interessada.

Afinal… eram amigos do seu Divino Filho!

Eu gosto de pensar em Jesus Cristo como um amigo íntimo, embora sabendo como sei que Ele me conhece muitíssimo melhor que eu me conheço a mim mesmo, estou constantemente a contar-lhe coisas da minha vida, sempre na esperança confiada de que Ele não me faltará com o que possa ajudar-me.

Fico tranquilo, com uma visão mais clara e serena do que me vai acontecendo, esqueço o que já se passou e não foi tão agradável, sinto-me muito bem.

Mas… o que talvez contribua mais para a minha felicidade é a certeza que tenho que este AMIGO nunca me abandonará mesmo que por vezes – muitas vezes – eu O desiluda com o que penso e faço.

 

Tenho a minha maior amiga na minha Mãe do Céu em quem posso confiar inteira e totalmente.