12/02/2021

Portadores de Deus em todos os ambientes

 

Quando tiveres o Senhor no teu peito e saboreares os delírios do seu Amor, promete-lhe que te esforçarás por mudar o rumo da tua vida em tudo o que for necessário, para o levar à multidão que o não conhece, que anda vazia de ideias; que, infelizmente, caminha animalizada. (Forja, 939)

Para que este nosso mundo vá por um caminho cristão – o único que vale a pena –, temos de viver uma amizade leal com os homens, baseada numa prévia amizade leal com Deus. (Forja, 943)

Com frequência, sinto vontade de gritar ao ouvido de tantas e de tantos que, no escritório e no comércio, no jornal e na tribuna, na escola, na oficina e nas minas e no campo, amparados pela vida interior e pela Comunhão dos Santos, têm de ser portadores de Deus em todos os ambientes, segundo o ensinamento do Apóstolo: "glorificai a Deus com a vossa vida e levai-o sempre convosco". (Forja, 945)

Reflexão

 

Lutar pela perfeição não se trata, de realizar um esforço ascético sobre-humano para alcançar umas determinadas metas, como poderíamos fazer em qualquer outra actividade difícil, mas sim realizar actos sobrenaturais acessíveis com a ajuda da graça. O Senhor não quer que pretendamos a perfeição por si mesma, a “auto-perfeição”, mas que cresçamos no amor, na qual têm a sua origem e ao qual conduzem as virtudes verdadeiras. Por isso, não devemos ficar centrados tanto no cumprimento material de uma determinada virtude, mas no amor a Cristo que está subjacente à luta para viver essa virtude. Não se trata de chegar ao fim da nossa carreira com um processo burocrático sem uma única nódoa, mas em nos empenharmos em cumprir com amor a vontade de Deus em tudo.

(Francisco Fernández Carvajal, Filhos de Deus, Ed. Diel Lda, 1997, nr. 56)

Perguntas e respostas

 

HOMOSSEXUALIDADE

C. PREGUNTAS FREQUENTES

7. O que diz a Igreja Católica sobre a homossexualidade? A Igreja distingue entre pessoas e ações. Recomenda compreensão para com as pessoas e, por sua vez, adverte que os atos homossexuais são gravemente imorais. A mesma atitude se vê na Igreja face a outros comportamentos incorrectos de carácter sexual ou de outro qualquer tipo: compreensão para com as pessoas e caridade firma ante os erros, pois não é a mesma coisa fazer o mal ou fazer o bem.

Pequena agenda do cristão

   

Sexta-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:

Contenção; alguma privação; ser humilde.


Senhor: Ajuda-me a ser contido, a privar-me de algo por pouco que seja, a ser humilde. Sou formado por este barro duro e seco que é o meu carácter, mas não Te importes, Senhor, não Te importes com este barro que não vale nada. Parte-o, esfrangalha-o nas Tuas mãos amorosas e, estou certo, daí sairá algo que se possa - que Tu possas - aproveitar. Não dês importância à minha prosápia, à minha vaidade, ao meu desejo incontido de protagonismo e evidência. Não sei nada, não posso nada, não tenho nada, não valho nada, não sou absolutamente nada.

Lembrar-me:
Filiação divina.

Ser Teu filho Senhor! De tal modo desejo que esta realidade tome posse de mim, que me entrego totalmente nas Tuas mãos amorosas de Pai misericordioso, e embora não saiba bem para que me queres, para que queres como filho a alguém como eu, entrego-me confiante que me conheces profundamente, com todos os meus defeitos e pequenas virtudes e é assim, e não de outro modo, que me queres ao pé de Ti. Não me afastes, Senhor. Eu sei que Tu não me afastarás nunca. Peço-Te que não permitas que alguma vez, nem por breves instantes, seja eu a afastar-me de Ti.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?