03/10/2010

Bom Dia! Outubro 03, 2010




A formação do carácter é fundamental neste aspecto pois leva a pessoa a considerar o que é razoável e o que o não é, aquilo que tem sentido numa vida normal e corrente e aquilo que não passa de um devaneio mais ou menos vago da imaginação.
A pessoa pode querer dizer: se eu tivesse esta coisa e aquela faria isto e aquilo!
Às vezes mascara-se esta atitude acrescentando: distribuiria desta e daquela maneira, faria esta ou aquela obra de beneficência, promoveria auxílio a muita gente.
A pessoa que pensa assim, normalmente, passa em claro esses objectivos, isto é, não distribui nada do que tem nem se preocupa em contribuir para o que lhe solicitam porque considera que não alcançou aquela tal situação que, erradamente, considera ideal para o fazer. Provavelmente passará toda a sua vida assim, egoistamente centrado num sonho que nunca se concretizará. Como não o consegue sente-se dispensado de fazer o bem porque se satisfaz com a ideia de que o faria se o conseguisse.


3 de 36

Tema para breve reflexão - 2010.10.03

Oração - Sensações

A doçura que alguns experimentam na oração, é leite que Nosso Senhor dá como condimento àqueles que estão a começar a servi-lo.

(S. Filipe de Neri, Máximas, F.W.Faber, Cromwell Press SN12 8PH, nr. 4-21, trd ama)

Textos de Reflexão para 03 de Outubro

Evangelho: Lc 17, 5-10

5 Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta-nos a fé!». 6 O Senhor disse-lhes: «Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te para o mar, e ela vos obedecerá. 7 «Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a guardar gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem depressa, põe-te à mesa? 8 Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois comerás tu e beberás? 9 Porventura, fica o senhor obrigado àquele servo, por ter feito o que lhe tinha mandado? 10 Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer».

Comentário:

Claro que, depois, o Mestre há-de garantir o prémio da vida eterna para quem cumprir a Vontade de Deus. Ou seja, não é por fazer a Vontade de Deus que merecemos um prémio mas porque, de facto, esta é a única forma de participar na Glória futura.
Há um mérito, há uma consequência.
O contrário é muito claro também: fazer a minha vontade significa satisfazer-me a mim mesmo, por outras palavras, auto-premiar-me.
Logo, recebido de imediato o prémio, a que mais aspirar? 

(ama, comentário sobre Lc 17, 7-10, 2009.07.02)

Tema: Virtudes – Obediência 1

A obediência consiste essencialmente neste conceito:
A obediência implica sempre o sacrifício da nossa vontade, e isso explica suficientemente porque o homem tem repugnância em obedecer. Obedecer é sempre ceder

(Georges Chevrot, Jesus e a Samaritana, Éfeso, 1956, pg 176)


Doutrina: : CCIC – 418:  Qual é a relação entre a Lei Natural e a Antiga Lei?
                   CIC 1961-1964; 1980-1982

A Antiga Lei é o primeiro estádio da Lei revelada. Ela exprime muitas verdades que são naturalmente acessíveis à razão e que se encontram assim declaradas e autenticadas nas Alianças da salvação. As suas prescrições morais estão compendiadas nos Dez Mandamentos do Decálogo, colocam os alicerces da vocação do homem, proíbem o que é contrário ao amor de Deus e do próximo e prescrevem o que lhe é essencial.