08/02/2021

Tens de conviver, tens de compreender

 

Tens de conviver, tens de compreender, tens de ser irmão dos homens teus irmãos, tens de pôr amor – como diz o místico castelhano – onde não há amor, para colher amor. (Forja, 457)

O principal apostolado que nós, os cristãos, temos de realizar no mundo, o melhor testemunho de fé é contribuir para que dentro da Igreja se respire o clima de autêntica caridade. Quando não nos amamos verdadeiramente, quando há ataques, calúnias e inimizades, quem se sentirá atraído pelos que afirmam que pregam a Boa Nova do Evangelho? (Amigos de Deus, 225–226)

Leitura espiritual Fev 08

 


Novo Testamento [i]


Evangelho


Mc IX, 9-29



Sobre a vinda de Elias

9 Ao descerem do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, senão depois de o Filho do Homem ter ressuscitado dos mortos. 10 Eles guardaram a recomendação, discutindo uns com os outros o que seria ressuscitar de entre os mortos. 11 E fizeram-lhe esta pergunta: «Porque afirmam os doutores da Lei que primeiro há-de vir Elias?» 12 Jesus respondeu-lhes: «Sim; Elias, vindo primeiro, restabelecerá todas as coisas; porém, não dizem as Escrituras que o Filho do Homem tem de padecer muito e ser desprezado? 13 Pois bem, digo-vos que Elias já veio e fizeram dele tudo o que quiseram, conforme está escrito.»

 

O menino possesso

14 Ia ter com os seus discípulos, quando viu em torno deles uma grande multidão e uns doutores da Lei a discutirem com eles. 15 Assim que viu Jesus, toda a multidão ficou surpreendida e acorreu a saudá-lo. 16 Ele perguntou: «Que estais a discutir uns com os outros?» 17 Alguém de entre a multidão disse-lhe: «Mestre, trouxe-te o meu filho que tem um espírito mudo. 18 Quando se apodera dele, atira-o ao chão, e ele põe-se a espumar, a ranger os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram.» 19 Disse Jesus: «Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos hei-de suportar? Trazei-mo cá.» 20 E levaram-lho. Ao ver Jesus, logo o espírito sacudiu violentamente o jovem, e este, caindo por terra, começou a estrebuchar, deitando espuma pela boca. 21 Jesus perguntou ao pai: «Há quanto tempo lhe sucede isto?» Respondeu: «Desde a infância; 22 e muitas vezes o tem lançado ao fogo e à água, para o matar. Mas, se podes alguma coisa, socorre-nos, tem compaixão de nós.» 23 «Se podes...! Tudo é possível a quem crê», disse-lhe Jesus. 24 Imediatamente o pai do jovem disse em altos brados: «Eu creio! Ajuda a minha pouca fé!» 25 Vendo, Jesus, que acorria muita gente, ameaçou o espírito maligno, dizendo: «Espírito mudo e surdo, ordeno-te: sai do jovem e não voltes a entrar nele.» 26 Dando um grande grito e sacudindo-o violentamente, saiu. O jovem ficou como morto, a ponto de a maioria dizer que tinha morrido. 27 Mas, tomando-o pela mão, Jesus levantou-o, e ele pôs-se de pé. 28 Quando Jesus entrou em casa, os discípulos perguntaram-lhe em particular: «Porque é que nós não pudemos expulsá-lo?» 29 Respondeu: «Esta casta de espíritos só pode ser expulsa à força de oração.»


Texto:



Castidade

  Desde sempre, o tema da sexualidade provocou controvérsia e discussões.

Dependendo da formação moral de cada um e dos ambientes que se verificam, muitas vezes se exacerbam posições e conceitos, princípios e normas que tendem, quase sempre, para confundir bastante e esclarecer muito pouco.

Na verdade as coisas são simples porque se trata de uma característica marcante do ser humano e, em princípio, tanto faz que seja apreciado por um cristão ou por alguém sem qualquer fé ou religião porque o essencial é o mesmo.

  A diferença reside no enfoque que se lhe dá, no caso das duas pessoas citadas, por exemplo, a primeira tentará enquadrá-la sob uma óptica moral, em que a razão domina a paixão, o apetite ou o impulso, ao passo que a segunda não terá essas preocupações mas apenas retirar dela o maior beneficio ou gozo sem ter muito em conta os possíveis excessos e as consequências daí resultantes.

  Durante décadas, enquadrou-se a formação espiritual da juventude, principalmente masculina, no âmbito pouco claro e esclarecedor da sexualidade.

  Não discutindo o assunto ou fazendo-o sob intensas reservas e tabus, criou-se uma imagem de algo proibido, inaceitável e pouco digno.

  Por norma, não existiam conversas sobre o assunto entre pais e filhos e os mestres ou formadores atinham-se a generalidades tratadas muito pela rama.

Naturalmente que a dificuldade do jovem em ter uma orientação séria e segura levou a que alguns pensem, ainda hoje em dia, que a educação sobre a sexualidade humana é algo de primeiríssima importância a que tem de se dar urgente atenção.

  Já se viu este assunto e não regressaremos a ele a não ser para, uma vez mais, referir que o bom senso tem de imperar antes de qualquer outra coisa.

  Nem os antigos eram incompetentes na educação da juventude, nem a competência que se outorgam os actuais pretensos educadores, são motivos de alarme.

Os primeiros porque as gerações foram conseguindo sobreviver, os segundos porque a precariedade destas políticas tende a demorar o tempo que medeia entre a sua implementação e a revolta da própria juventude.

  Que não se enganem as luminárias de agora, a juventude acaba sempre por exigir e conseguir o que quer e que é, quase sempre, o contrário daquilo que se lhe pretende impor.

  Algo que tem muito a ver com o assunto anteriormente abordado: é a falta de ideal de vida.

 

 

 

 



[i] Sequencial todos os dias do ano

Reflexão

 

Pode julgar-se uma civilização segundo a sua forma de se conduzir com os débeis, as crianças, com os doentes, com as pessoas de terceira idade.

 

(São Paulo VI, Alocução, 24.05.1974)

Pequena agenda do cristão - Segunda-Feira

   

 

SeGUNDa-Feira

Pequena agenda do cristão

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Sorrir; ser amável; prestar serviço.

Senhor que eu faça "boa cara" que seja alegre e transmita aos outros, principalmente em minha casa, boa disposição.

Senhor que eu sirva sem reserva de intenção de ser recompensado; servir com naturalidade; prestar pequenos ou grandes serviços a todos mesmo àqueles que nada me são. Servir fazendo o que devo sem olhar à minha pretensa “dignidade” ou “importância” “feridas” em serviço discreto ou desprovido de relevo, dando graças pela oportunidade de ser útil.

Lembrar-me:
Papa, Bispos, Sacerdotes.

Que o Senhor assista e vivifique o Papa, santificando-o na terra e não consinta que seja vencido pelos seus inimigos.

Que os Bispos se mantenham firmes na Fé, apascentando a Igreja na fortaleza do Senhor.

Que os Sacerdotes sejam fiéis à sua vocação e guias seguros do Povo de Deus.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?