Evangelho
Mt V, 33 – 48;
VI, 1 - 4
Juramento
33
«Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas
cumprirás diante do Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, digo-vos: Não
jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, 35 nem pela
Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do
grande Rei. 36 Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só
dos teus cabelos branco ou preto. 37 Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim;
não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»
A nova Lei de Talião
38
«Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. 39 Eu, porém,
digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face
direita, oferece-lhe também a outra. 40 Se alguém quiser litigar contigo para
te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. 41 E se alguém te obrigar a
acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. 42 Dá a quem te pede e
não voltes as costas a quem te pedir emprestado.» 43
«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu,
porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. 45
Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz
com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os
justos e os pecadores. 46 Porque, se amais os que vos amam, que recompensa
haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? 47 E, se saudais
somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os
pagãos? 48 Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»
Pureza de intenção
1
«Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos
tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do
vosso Pai que está no Céu.
Esmola
2
Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como
fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos
homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa. 3 Quando deres esmola, que a tua mão esquerda
não saiba o que faz a tua direita, 4 a fim de que a tua esmola permaneça em segredo;
e teu Pai, que vê o oculto, há-de premiar-te.»
JESUS CRISTO
NOSSO SALVADOR
Iniciação à
Cristologia
Capítulo V
CRISTO
ENQUANTO HOMEM CHEIO DE GRAÇA E DE VERDADE
2. A graça e
a santidade de Cristo
d) A
plenitude de graça habitual em Cristo
A
revelação não só nos diz que Jesus tem a graça habitual ou santificante, como
também que estava «cheio de graça e de verdade» (Jo 1,14), e nos fala da sua
«plenitude de graça» (Jo 1,16; cf. Ef 4,13).
Com
efeito, a graça é causada no homem pela presença de Deus nele, tal como a luz
do ar é consequência da presença do Sol. A razão da plenitude de graça em
Cristo é que a sua humanidade está unida a Deus na humanidade mais estreita
imaginável, em unidade de pessoa, pelo que recebe a máxima e mais plena
comunicação possível da vida divina.
Em que
consiste esta plenitude de graça? Considerando-a como uma realidade criada que
tem o seu sujeito na alma, é evidente que a graça habitual não pode ser
infinita em si mesma, mas limitada. Mas Cristo recebeu na sua humanidade a
graça no mais alto grau que pode dar-se. Por isso se pode dizer que a graça em
Cristo é de certo modo ilimitada ou infinita «sem medida» (Jo 3,34); enquanto a
nós se nos dá segundo medida (cf. Ef 4,7). Quer dizer, Jesus possuía a graça com
toda a perfeição possível: com todos os efeitos, virtudes, dons e operações que
esta pode ter e alcançar.
Esta
plenitude de graça é própria e exclusiva de Cristo, pois foi-lhe conferida para
que Ele fosse o princípio universal da justificação de todo o género humano.
Todas as graças que os homens tiveram d’Ele provêm, como da sua fonte; e por
isso Ele as possui todas, no mais alto grau: «Da sua plenitude todos temos
recebido graça por graça» (Jo 1,16). Esta mesma plenitude de graça habitual em
Cristo, enquanto é a Cabeça e o princípio da santificação de todos, conhece-se
com o nome de «graça capital».
Vicente Ferrer Barriendos
(Tradução
do castelhano por ama)