06/10/2012

Leitura espiritual para 06 Out 2012


Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Está ali, com a sua Carne e com o seu Sangue


                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet
"Isto é o meu Corpo"... e Jesus imolou-se, ocultando-se sob as espécies de pão. Agora está ali, com a sua Carne e com o seu Sangue, com a sua Alma e com a sua Divindade: como no dia em que Tomé meteu os dedos nas suas Chagas gloriosas. E, no entanto, em tantas ocasiões, tu passas de largo, sem esboçares sequer uma breve saudação de simples cortesia, como fazes com qualquer pessoa conhecida que encontras ao passar! Tens bastante menos fé do que Tomé! (Sulco, 684)

O Criador se desfez em carinho pelas suas criaturas. Nosso Senhor Jesus Cristo, como se já não fossem suficientes todas as outras provas da sua misericórdia, institui a Eucaristia para que possamos tê-Lo sempre perto de nós e porque – tanto quanto nos é possível entender – movido pelo seu Amor, Ele, que de nada necessita, não quis prescindir de nós. A Trindade apaixonou-se pelo homem, elevado à ordem da graça e feito à sua imagem e semelhança, redimiu-o do pecado – do pecado de Adão que se propagou a toda a sua descendência e dos pecados pessoais de cada um – e deseja vivamente morar na nossa alma, como diz o Evangelho: se alguém Me ama, guardará a minha palavra, e Meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele morada.
Esta corrente trinitária de amor pelos homens perpetua-se de maneira sublime na Eucaristia. Há já muitos anos, todos aprendemos no catecismo que a Sagrada Eucaristia pode ser considerada como Sacrifício e como Sacramento e que o sacramento se nos apresenta como Comunhão e como um tesouro no altar, mais concretamente, no Sacrário. (Cristo que passa, nn. 84–85)

Sê alma de Eucaristia!
Sê alma de Eucaristia! – Se o centro dos teus pensamentos e esperanças está no Sacrário, filho, que abundantes os frutos de santidade e de apostolado! (Forja, 835)

Hino bizantino 2


Trisagion.

É um dos textos mais antigos da Divina Liturgia. Julga-se que foi revelado sobrenaturalmente por uma voz celestial durante o reinado do imperador Teodósio II, em princípios do século V. Cantavam-no os padres do Concílio de Calcedónia, e usava-se na antiga liturgia gala, em França. Também foi incluído em muitos ritos de devoção à Divina Misericórdia impulsionada por Santa Faustina Kowaslka.

Trad ama

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 258

À procura de Deus


A única cegueira que te impede de O veres,
é a cegueira do coração.

Nova vida

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a

Belinha e João Maria 2
  
Eis que vos encontrais
predispostos
a ser felizes.

A vida que formastes
das vossas duas vidas,
será a carne
e o sangue
dos que formareis
de vós.

Se algum dia
a morte vos separe,
se essa for a Sua Vontade,
queira Ele ainda
tornar-vos de novo unidos
na Sua Eternidade.

Coimbra, 61

Evangelho diário e comentário







       T. Comum – XXVI Semana






Evangelho:  Lc 10, 17-24

17 Os setenta e dois voltaram alegres, dizendo: «Senhor, até os demónios se nos submetem em virtude do Teu nome». 18 Ele disse-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um raio. 19 Eis que vos dei poder de caminhar sobre serpentes e escorpiões, e de vencer toda a força do inimigo, e nada vos fará dano. 20 Contudo não vos alegreis porque os espíritos maus vos estão sujeitos, mas alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos nos céus». 21 Naquela mesma hora Jesus exultou de alegria no Espírito Santo, e disse: «Graças Te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos prudentes, e as revelaste aos simples. Assim é, ó Pai, porque assim foi do Teu agrado. 22 Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai; e ninguém sabe quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar». 23 Depois, tendo-Se voltado para os discípulos, disse: «Felizes os olhos que vêem o que vós vedes. 24 Porque Eu vos afirmo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes e não o viram, ouvir o que vós ouvis e não o ouviram».

Comentário:

Os sábios e letrados estão excluídos das revelações de Jesus Cristo e do verdadeiro significado das Suas palavras e obras?

Evidentemente que não, porque o Senhor não faz acepção de pessoas em nenhum caso.
O que acontece é que as pessoas de vasta cultura e saber, talvez por deformação, necessitam de explicações, evidências, coisas concretas. É o que estão habituadas a fazer, estudando e aprofundando para chegar a uma conclusão. Não lhes é fácil aceitar algo que saia dos padrões “normais” do comportamento e da sabedoria humanas, mesmo que, como se costuma dizer, “lhes entre pelos olhos dentro” algo que não entendem.
Mas têm maior responsabilidade porque ao constatar algo que a sua ciência ou capacidade de inteligência não consegue apreender de imediato, têm obrigação de admitir que estão em presença de algo que ultrapassa as barreiras da cultura e do saber e que a Fé será indispensável para o poderem aceitar.
Muitos, ao longo dos tempos, em vez de se porem nas mãos de Deus pedindo-lhe a fé para aceitar, esforçam-se em tentar decifrar para entender o que, se com visão humana é correcto, se revela profundamente errado quando se trata de coisas de Deus.
Por isso é muito conveniente a atitude:

Senhor, eu quero crer mas aumenta a minha fé!

(ama, comentário sobre Lc 10, 17-24, V. Moura, 2011.09.24)  

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 15


Questão 107: Da locução dos anjos.

Mártires de Espanha 46


por Jorge López Teulón