11/06/2022

Publicações em Junho 11

 


 

Dentro do Evangelho –  (cfr: São Josemaria, Sulco 253)

 

(Re Jo XII, 20-22)

Considero esta passagem do Evangelho escrito por São João como que a definição do que deve ser o apostolado que, como qualquer cristão baptizado, estou obrigado a fazer. Antes de qualquer acção apostólica tenho de informar-me colhendo a opinião abalizada do meu Director Espiritual. Ele tem a Graça do Espírito Santo que o leva a transmitir-me o que devo fazer, como devo fazer e com quem. Atribuir-me a mim próprio estas decisões é um risco que não devo assumir. Todo o conhecimento que possa ter, instrução religiosa, certezas sobre a Fé não constituem garantia de acertar no caminho, precisarei, sempre, de um guia. Os mais íntimos de Jesus não hesitavam em consultar-se uns aos outros sobre o caminho a seguir. A sua acção apostólica começou quando Cristo os enviou dois a dois. Fê-lo, exactamente, para que, apoiando-se uns nos outros, fossem corrigindo e acertando as próprias acções para que a missão pudesse ter os resultados que desejavam colocar aos pés de Jesus. Os "resultados do meu apostolado pessoal" não me pertencem, são de Jesus; ao recebê-los, Ele que nem um "simples copo de água" dado por amor deixa sem prémio, como me premiará?! O tentador haverá de insinuar-me que não passo de um interesseiro mas, eu não me importo de, neste caso, concordar; tenho o maior interesse na minha Salvação Eterna, logo, quanto estiver ao meu alcance para o conseguir fá-lo-ei sem hesitar. Tenho de ter bem presente que, eu, não posso nada, não tenho nada, sou menos que nada. Não tenho nenhuma competência, pergaminho ou estatuto para advogar em causa própria e, muito menos pretender fazê-lo com outros. Mas tenho, isso sim, que ter bem presente que, muito melhor que eu, o Senhor conhece-me e, portanto, não espera de mim grandes ou pequenas coisas, espera, todavia, que Lhe dê quanto possa, e, penso, aqui está a "chave": se der quanto tenho a mais não serei obrigado e, despido de tudo, poderei apresentar-me a "julgamento" sereno e confiante. Que é difícil? Não! Para mim é dificílimo porque dado o que sou e como sou tenho esta fraqueza de pretender "dar um passo maior que a perna", daí que, se avanço um centímetro, recuo um metro. Sinto absoluta necessidade de uma "estratégia" que, talvez seja... não pretender avançar um metro mas apenas um centímetro e, desta forma, o milímetro que recuar será de mais fácil recuperação. A aritmética aplicada ás coisas do espírito?! Talvez... possa ser um recurso eficaz.

Tendo muito presentes o que clarissimamente disse Jesus Cristo... «Um só É o vosso Mestre, um só É o vosso Doutor», fico, tenho de ficar absolutamente tranquilo, Ele nunca me deixará sem a Sua assistência.


Reflexão

 

A Santa Missa

Alguns dizem: Assistir à Missa pela televisão, o computador… não interessa nada, não “vale”.

O conceito é profundamente errado porque, “assistir” à Missa não faz sentido nenhum.

Se vamos à Igreja “assistir” à Missa, porque não o poderemos fazer pela Televisão ou telemóvel?

O que está em causa é “assistir” quando o que deveria ser era: PARTICIPAR!

É aqui que  reside a diferença… assistir e partcipar são duas coisas completamente diferentes. Assisto à projecção de um filme, a uma peça de teatro e digo bem porque não participo nem no filme nem nas cenas teatrais.

Mas, a Santa  Missa não é para “assistir” é para participar. «Fazei isto em minha memória» foi o que Jesus disse clarissímamente e que os Apóstolos e os que se lhes seguiram entendenderam perfeitamente.

Donde, concluo: se pela televisão ou computador… “assisto” à celebração da Santa Missa, e a minha atenção, a minha alma tudo o que sou, quer, verdadeiramente quer, participar, então aúnica coisa que diferencia uma Missa da outra será a Comunhão Eucaristica, mas, esta é perfeitamente “substituida” pela Comunhão Espiritual, que é a que verdadeiramente interessa.

Uma Comunhão Eucaristica presencial, física, só é verdadeiramente Comunhão se no íntimo do nosso coração tivermos esses “sentimentos de pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos”.

Donde…

 

 

Links sugeridos:

  

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad