02/12/2006

Acabou

Hoje acaba o ano litúrgico de 2006. Amanhã começa o Advento.

Quiz fazer um exame deste ano que passou e distraí-me com um montão de coisas, consumi imenso tempo em lembranças e recordações...

Cheguei à conclusão que, isso, não interessava para nada!

O que eu gostava era de ter feito este exame e encontrar-me com as mãos cheias de pequenas coisas, talvez sem importância de maior, mas coisas bem feitas, com amor, bem acabadas.

Não ter nenhuma reminiscência de críticas, íntimas ou não, que fiz a respeito de outras pessoas; de ter a certeza que tinha sido fiel, obediente, simples e concreto!

Mais: ter sido desprendido, desapegado das coisas, dos bens que possuo ou gostaria de ter, dos sonhos e quimeras, de uma quantidade enormíssima de "tralha" que se me colou ás costas ao longo do ano e que fui acrescentando todos os dias.

Ainda mais: Ter levado a minha cruz, - a minha cruz de todos os dias -, levantada ao alto, a prumo, bem agarrada com ambas as mãos, com amor e determinação.

Resolvi: Não vou esperar por amanhã, pelo Advento, para recomeçar a minha vida! NUNC COEPI - agora começo!

Assim, já que pouco ou nada Te posso oferecer do ano que passou, peço-Te que me ajudes a encontrar a Unidade de vida que preciso para então, sim, Te oferecer uma medida bem cheia, a transbordar.

E peço-Te ainda, porque não sei querer, quero mal e quero coisas que não interessam, aju-da-me Senhor, a saber querer antes de mais, a única verdadeira coisa que devo querer: cumprir a Tua Justíssima e Ama-bilíssima Vontade sobre todas as coisas, Amen, Amen.
Porque ponho a minha esperança em coisas vãs, passageiras e fátuas, ensina-me a ter Esperança verdadeira, sólida e inquebrantável, em Ti, meu Senhor e meu Deus, Fonte da Verdadeira Vida, claridade dos meus dias, segurança dos meus passos, espelho onde quero rever-me constantemente, clamo como Stº Agostinho:Da quod iubes e iube quod vis
Que ordenes o que quiseres mas, para que o possa fazer, tens de dar-me o que ordenas.
É o que Te peço e mais desejo: fazer a Tua Vontade em todas as coisas. Cumprir a Tua Vontade, satisfazer as Tuas ordens, sem hesitação, sem demo-ras.
Assim:
• Para Te poder amar, dá-me Amor.
• Para poder esperar em Ti, dá-me Esperança.
• Para poder crer em Ti, aumenta a minha pouca Fé.

Só assim serei capaz, só assim serei feliz.