28/09/2012

Leitura espiritual para 28 Set 2012



Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.


Para ver, clicar SFF.

Senhor, tantas almas longe de Ti!

                                                             
Textos de S. Josemaria Escrivá

 http://www.opusdei.pt/art.php?p=13979     © Gabinete de Inform. do Opus Dei na Internet

Vejo a tua Cruz, meu Jesus, e alegro-me com a tua graça, porque o prémio do teu Calvário foi para nós o Espírito Santo... E dás-te a mim, cada dia, amoroso – louco! – na Hóstia Santíssima... E fizeste-me filho de Deus e deste-me a tua Mãe! Não me basta a acção de graças; vai-se-me o pensamento: – Senhor, Senhor, tantas almas longe de Ti! Fomenta na tua vida as ânsias de apostolado, para que o conheçam..., e o amem..., e se sintam amados! (Forja, 27)

Que respeito, que veneração, que carinho temos de sentir por uma só alma, ante a realidade de que Deus a ama como algo seu! (Forja, 34)
Ante a aparente esterilidade do apostolado, assaltam-te as cristas de uma onda de desalento, que a tua fé repele com firmeza... Mas reparas que necessitas de mais fé, humilde, viva e operativa.

– Tu, que desejas a salvação das almas, grita como o pai daquele rapaz doente, possesso: "Domine, adiuva incredulitatem meam!" – Senhor, ajuda a minha incredulidade!

Não duvides: o milagre repetir-se-á. (Forja, 257)

Fado


PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 254

À procura de Deus


«Saboreai e vede como o Senhor é bom.»
E saboreamos verdadeiramente,
ou só repetidamente pedimos?

Digno de dó

P o e m a s  d a  m i n h a  v i d a


Bibila 1


Se pensares,
porventura,
que és só,
e que ninguém
te acompanha,
alegra-te,
porque há alguém
que vagueia a esmo
e é mais só
e, por isso mesmo,
mais digno de dó.

Coimbra, 61

Evangelho do dia e comentário







        T. Comum – XXV Semana







Evangelho: Lc 9, 18-22

18 Aconteceu que, estando a orar só, se encontravam com Ele os Seus discípulos. Jesus interrogou-os: «Quem dizem as multidões que Eu sou?». 19 Responderam e disseram: «Uns dizem que és João Baptista, outros que Elias, outros que ressuscitou um dos antigos profetas». 20 Ele disse-lhes: «E vós quem dizeis que sou Eu?». Pedro, respondendo, disse: «O Cristo de Deus». 21 Mas Ele, em tom severo, mandou que não o dissessem a ninguém, 22 acrescentando: «É necessário que o Filho do Homem padeça muitas coisas, que seja rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, que seja morto e ressuscite ao terceiro dia. 23 Depois, dirigindo-Se a todos disse: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias, e siga-Me. 24 Porque quem quiser salvar a sua vida, a perderá; e quem perder a sua vida por causa de Mim, salvá-la-á.

Comentário:

Não pergunta para confirmar se eles sabem quem Ele é mas para lhes revelar o valor da Cruz redentora e a inevitabilidade da sua união com Ele.

Pensar em Cristo é penar na Cruz, seguir Cristo é transportar a Cruz.

Foi na Cruz que nos redimiu e salvou, nos ganhou a vida eterna, nos deu a suprema identidade de filhos de Deus.

AH! E, também, foi na Cruz que dos deu como nossa a Sua Mãe, entregando-nos à sua protecção e amparo e à segurança de um amor imenso.
Com Maria, o caminho torna-se mais andadeiro, embora, tenha Cruz porque leva sempre, a Seu Filho Jesus.

(ama, comentário sobre Jo 9, 18-22, 2012.07.19)

Tratado sobre a conservação e o governo das coisas 7


Art. 7 — Se tudo o que Deus faz, fora da ordem natural das coisas, é milagre.

Mártires de Espanha 40


por Jorge López Teulón