10/05/2020

Publicações

Publicações de hoje: 

        Clicar: 👇

 

http://amexiaalves-nunccoepi.blogspot.com/






Mestra de apóstolos


Mas não penseis só em vós mesmos: dilatai o vosso coração até abarcar toda a Humanidade. Pensai, antes de mais nada, naqueles que vos rodeiam - parentes, amigos, colegas - e vede como podereis levá-los a sentir mais profundamente a amizade com Nosso Senhor. Se se trata de pessoas honradas e rectas, capazes de estarem habitualmente mais próximas de Deus, recomendai-as concretamente a Nossa Senhora. E pedi também por tantas almas que não conheceis, porque todos os homens estão embarcados na mesma barca.
Sede leais, generosos. Fazemos parte de um só corpo, do Corpo Místico de Cristo, da Igreja Santa, à qual estão chamados muitos que procuram nobremente a verdade. Por isso temos obrigação estrita de manifestar aos outros a qualidade, a profundidade do amor de Cristo. O cristão não pode ser egoísta. Se o fosse, atraiçoaria a sua própria vocação. Não é de Cristo a atitude daqueles que se contentam com conservar a sua alma em paz - falsa paz é essa... - despreocupando-se dos bens dos outros. Desde que aceitemos o significado autêntico da vida humana - que nos foi revelado pela fé - não podemos sentir-nos satisfeitos, persuadidos de que nos comportamos bem pessoalmente, se não fizermos com que os outros se aproximem de Deus, de maneira prática e concreta.
Há um obstáculo real para apostolado: o falso respeito, o temor de tocar temas espirituais, a suspeita de que uma tal conversa não agradará em determinados ambientes, o medo de ferir susceptibilidades. Quantas e quantas vezes esse raciocínio não é mais do que a máscara do egoísmo!. Não se trata de ferir ninguém, mas, pelo contrário, de servir. Embora sejamos pessoalmente indignos, a graça de Deus torna-nos instrumentos para sermos úteis aos outros, comunicando-lhes a boa nova de que Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade.
E será licito meter-se desse modo na vida das outras pessoas? É necessário. Cristo meteu-se na nossa vida sem nos pedir autorização. Assim procedeu também com os primeiros discípulos: passando, ao longo do mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes Jesus: Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens. Cada um de nós mantém a liberdade, a falsa liberdade, de responder a Deus que não, como aquele jovem carregado de riquezas,de quem nos fala S. Lucas. Mas o Senhor e nós - se lhe obedecermos: ide e ensinai - temos.
O direito e o dever de falar de Deus, deste grande tema humano, porque o desejo de Deus é o mais profundo que nasce no coração do homem.
Santa Maria, Regina Apostolorum, rainha de todos aqueles que desejam dar a conhecer o amor de teu filho: tu, que compreendes tão bem as nossas misérias, pede perdão pela nossa vida, pelo que em nós poderia ter sido fogo e não passou de cinzas, pela luz que deixou de iluminar, pelo sal que se tomou insípido. Mãe de Deus, omnipotência suplicante: dá-nos juntamente com o perdão, a força de vivermos verdadeiramente de fé e de amor, para podermos levar aos outros a fé de Cristo. (Cristo que Passa, 175)

Santo Rosário com São João Paulo II


Rezar com São João Paulo II: 

SANTO ROSÁRIO Ladainha de Nossa Senhora

PAPA SÃO JOÃO PAULO II



Notas: 
1 - Em Latim
2 - Publicação diária durante Maio

Memórias de Fátima

As minhas memórias de Fátima

O que me liga a Fátima - j


Visita frequente de nossa casa, muitas vezes para jantar, era o Padre João De Marchi, chegado em 1943, a Fátima para iniciar o percurso da missão da Consolata em Portugal.

Lembro-me muito bem do seu constante sorriso que as barbas pretas não escondiam e de rapidamente começar a falar um português quase perfeito.


O P. De Marchi procedeu a investigações muito completas sobre as Aparições e os Pastorinhos tendo escrito um livro – para mim o mais completo e fidedigno – sobre o assunto que tem por título: “ERA UMA SENHORA MAIS BRILHANTE QUE O SOL”. Julgo que foi o primeiro livro a ser publicado sobre Fátima.


Era um homem encantador e muito jovial e a obra que iniciou está à vista: pujante e viva em vários locais de Portugal.

(AMA, Memórias de Fátima)

Orações de Maio




Como gostaria de poder
Escrever algo tão belo e sublime
Que ficasse como um marco
Na minha vida inteira
Escrever sobre ti, Senhora,
De ti Mãe
Sobre todo o bem
Que espalhas às mãos cheias
Por todo o lugar
Sobre a multidão dos teus filhos
Que não cessas de amar
Mesmo quando não te ouvem
Clamar na tua voz tão doce:
Não ofendam o meu Filho
Que já é tão ofendido
E tende apenas um querer:
Fazer o que Ele vos disser.

Temas para reflectir e meditar

Exame

Tenho andado a fazer o quê?

Na véspera da recolecção trimestral, pareceu-me adequado este exame:

O que tenho andado a fazer?

Pura e simplesmente, tenho de responder, tenho cedido de forma absurda e disparatada à preguiça!

Deixo-me ficar na cama até a meio da tarde, não vou à Missa… sim, está bem… rezo as orações do dia ocupando nisso mais ou menos quarenta e cinco minutos.
Os planos que fiz na véspera… ficam para depois e vou andando assim todo o santo dia inventando coisas para fazer como se fosse deveras importantes e inadiáveis.

Não… não estou contente! Parece-me que não tenho qualquer desculpa para tal e que estou a abusar da minha “graça acumulada” pelas coisinhas boas que fui fazendo.

Estou doente? Não sei, realmente não sei, porque não sei o que quero nem o que devo fazer.

Por outro lado, esta insatisfação apaga-se, pretendo eu, nas lágrimas – abundantes – que me correm dos olhos sem eu saber porquê.
Saudades, insatisfação, sentimento de “pouca coisa”... logo eu que sou tão forte, assertivo, tão bom conselheiro e sabedor…

Fico-me assim, na esperança que o Senhor me venha salvar de mim mesmo e das complicações do meu carácter e dos meus sentimentos.

Tenho uma certeza inabalável:
Amo-O com todas as forças da minha alma e confio absolutamente no Seu julgamento justo e misericordioso.

Parece-me que este tipo de exame não resolve nada, é antes uma confissão contricta e humilde e o reconhecimento do nada que sou, mas, isso, sabe-O Ele muito bem!

Não me deixes!| Não me deixes!

(AMA, reflexões, 15.03.2019)

Pequena agenda do cristão

DOMINGO

PEQUENA AGENDA DO CRISTÃO

(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Viver a família.

Senhor, que a minha família seja um espelho da Tua Família em Nazareth, que cada um, absolutamente, contribua para a união de todos pondo de lado diferenças, azedumes, queixas que afastam e escurecem o ambiente. Que os lares de cada um sejam luminosos e alegres.

Lembrar-me:
Cultivar a Fé

São Tomé, prostrado a Teus pés, disse-te: Meu Senhor e meu Deus!
Não tenho pena nem inveja de não ter estado presente. Tu mesmo disseste: Bem-aventurados os que crêem sem terem visto.
E eu creio, Senhor.
Creio firmemente que Tu és o Cristo Redentor que me salvou para a vida eterna, o meu Deus e Senhor a quem quero amar com todas as minhas forças e, a quem ofereço a minha vida. Sou bem pouca coisa, não sei sequer para que me queres mas, se me crias-te é porque tens planos para mim. Quero cumpri-los com todo o meu coração.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?