06/01/2011

Diálogos apostólicos 39




A mim não me deves nenhuma explicação.

Mas... a Ele...!



 (ama, 2011.01.06)

Mais alto 7


Faz hoje um ano que o Senhor chamou a Si o Dr. Óscar Candeias.

Conhecia-o desde 1976 quando um acidente de viação gravíssimo, nos atirou, a Fernandinha e a mim para a, então, Casa de Saúde da Trindade.
Lembro-me bem como acompanhou a evolução das nossas maleitas quer naquele local quer depois em nossa casa onde se deslocou várias vezes.
Nunca mais nos esquecemos da sua simpatia e, sobretudo, do seu sorriso calmo e tranquilo que inspirava bom humor, confiança, serenidade.

Passados dez anos voltámos a encontrar-nos em local bem diferente mas onde também se tratavam muitas doenças, neste caso, da alma, o Centro do OPUS DEI, em Santa Isabel.

O sorriso lá estava como sempre esteve enquanto o Senhor lhe conservou a vida.

Assim o recordo e, assim, recorro a ele, pedindo-lhe que, com o seu sorriso contagiante, cative a atenção do Senhor para as minhas necessidades.

ama, 2011.01.06

OBSERVATÓRIO 6 - A Gerra e São Josemaria Escrivá

OBSERVANDO



ENTREVISTA AO DIRECTOR DO FILME "THERE BE DRAGONS"


Na Primavera de 2011 o realizador de cinema Roland Joffé, vai apresentar o filme There Be Dragons ("Aqui há dragões"), que conta entre os seus protagonistas com São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei. Trata-se de um drama épico, que tem como ambiente a guerra civil espanhola. "Era minha intenção retratar esta personagem de uma forma honesta, tomar a sua fé à letra, como ele a tomava", explica a Zenit.
Clicando aqui poderá encontrar a entrevista completa:

Observatório 5 - Antropologia Cristã versus Revolução Sexual

OBSERVANDO


Como é que Cristo revoluciona a Revolução Sexual? Não é andando com o relógio para trás, não com um novo Vitorianismo, não opondo a religião ao sexo, mas mostrando a sua real e profunda conexão. (PETER KREEFT)
  
Para ver como a Revolução Sexual tem sido radical no pensamento tal como no comportamento, basta olhar para a revolução na linguagem.
Hoje em dia, quando as pessoas usam a palavra “moralidade” quase sempre querem significar moralidade sexual. (1)

Textos de Reflexão para 06 de Janeiro

Quinta-Feira 06 de Janeiro

Evangelho: Lc 4, 14-22

14 Voltou Jesus, sob o impulso do Espírito, para a Galileia, e a Sua fama divulgou-se por toda a região circunvizinha. 15 Ensinava nas suas sinagogas e era aclamado por todos. 16 Foi a Nazaré, onde Se tinha criado, entrou na sinagoga, segundo o Seu costume, em dia de sábado, e levantou-Se para fazer a leitura. 17 Foi-Lhe dado o livro do profeta Isaías. Quando desenrolou o livro, encontrou o lugar onde estava escrito: 18 “O Espírito do Senhor repousou sobre Mim; pelo que Me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; Me enviou para anunciar a redenção aos cativos, e a recuperação da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, 19 a pregar um ano de graça da parte do Senhor”. 20 Tendo enrolado o livro, deu-o ao encarregado, e sentou-Se. Os olhos de todos os que se encontravam na sinagoga estavam fixos n'Ele. 21 Começou a dizer-lhes: «Hoje cumpriu-se este passo da Escritura que acabais de ouvir». 22 E todos davam testemunho em Seu favor, e admiravam-se das palavras de graça que saíam da Sua boca, e diziam: «Não é este o filho de José?».

Nota:
Durante o Tempo do Advento não publicamos o costumado Comentário e/ou Meditação sobre o Evangelho do dia. Convidamos o leitor a fazê-lo e a amabilidade de o “postar” em comentários.

Tema: Progressos e Vitórias

O segredo de todos os progressos e de todas as vitórias está em saber recomeçar, em tirar a lição de um fracasso e depois tentar uma vez mais. (G. Chevrot, Simão Pedro, pg. 34)

Doutrina: «RERUM NOVARUM»

A propriedade sancionada pelas leis humanas e divinas
A força destes raciocínios é duma evidência tal, que chegamos a admirar como certos partidários de velhas opiniões podem ainda contradizê-los, concedendo sem dúvida ao homem particular o uso do solo e os frutos dos campos, mas recusando-lhe o direito de possuir, na qualidade de proprietário, esse solo em que edificou, a porção da terra que cultivou. Não vêem, pois, que despojam assim esse homem do fruto do seu trabalho; porque, afinal, esse campo amanhado com arte pela mão do cultivador, mudou completamente de natureza: era selvagem, ei-lo arroteado; de infecundo, tornou-se fértil; o que o tornou melhor, está inerente ao solo e confunde-se de tal forma com ele, que em grande parte seria impossível separá-lo.