25/10/2018

Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 88


Como poderá alguém ir comungar sem estar devidamente preparado e sem ter o coração a "rebentar" de amor e a alma de alegria?
Eis algumas manifestações de acções de graças da Comunhão Eucarística:

Hóstia salutar, Pão dos Anjos, Alimento para a vida!
Acabei de Vos receber na minha alma e, o meu coração, não me cabe no peito com a alegria que o inunda!
Bem hajas meu querido Rei e Senhor por esta dádiva ao Teu humilde servo. Sei bem que não mereço mas, ouso esperar que não deixes de vir diariamente à minha alma!

Há poucos minutos recebi-te na minha morada.
Apesar de não ter a dignidade que merecerias, quiseste vir.
E, eu, não sei o que é mais extraordinário, se a humilhação a que Te sujeitas ou a Bondade que demonstras!

Oh Jesus, agora real e verdadeiramente presente no meu coração, por intermédio de minha Mãe Maria Santíssima, de São José meu Pai e Senhor, do Anjo da minha guarda e de S. Josemaria, concedei-me a graça de me aceitares inteiramente, apesar de ser pobre, fraco, falso e inconstante.
Guiai-me e fortificai-me nos caminhos da fé, esperança e caridade, no amor à Santa Igreja, ao Romano Pontífice, aceitando plenamente e sem reservas as orientações, conselhos e directivas de quem tem por missão dirigir a minha alma, aumentando em mim a simplicidade, o desprendimento, a perseverança, a coragem, a contemplação e a humildade.
Aceitai Senhor as minhas orações, mesmo mal feitas e distraídas, os meus fracos esforços no cumprimento dos meus deveres de cristão.
Sei, Senhor, que estás presente em todos os momentos e circunstâncias da minha vida e que nada me acontecerá sem Teu consentimento, por isso me entrego totalmente nas Tuas mãos.
Olha Senhor, com complacência para este Teu filho a quem a Tua infinita misericórdia tem cumulado de bens e graças que não merece, e perdoa os pecados e faltas com que tão amiúde Te ofende.
Não permitais, Senhor, que me perca para a contemplação da Tua Eterna Glória, na Vida Eterna, únicos objectivo e anseio que desejo na vida.
Dou-vos graças, Senhor, por esta oportunidade de me dirigir a Vós, uma vez mais, depois de Vos ter recebido na Hóstia Santa e peço-vos que me acompanheis durante o resto deste dia, dando-me fortaleza para resistir às tentações, perseverança na luta contra os meus defeitos, coragem para vencer as minhas fraquezas, humildade para reconhecer, a cada momento, que não posso nada, não sei nada, não tenho nada e não valho nada.
Que, na verdade, sou menos que nada.

Nestes minutos depois de Vos ter recebido na Sagrada Eucaristia, parece-me que o mundo, a vida ficam como que suspensos à minha volta.
Uma extraordinária sensação de bem-estar tranquilo e um desejo de me deixar ficar assim...absorto na maravilha de Te ter no meu peito.
Dou-te graças, Senhor, por teres vindo e, também, por me dares estes sentimentos que me elevam e pacificam.

Estás aqui, Senhor, no meu peito, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade tal como estás no Céu. Mistério extraordinário da Tua Bondade, do carinho com que me distingues.
Logo a mim! Teu pobre filho, tão falho de tudo, tão disperso por tantas coisas que não interessam, tão pouco dedicado ao cumprimento da Tua Vontade.
Logo a mim! Que me esqueço constantemente que Tu e só Tu, tens palavras de Vida Eterna, és o verdadeiro Caminho, a única Verdade, a Vida que vale a pena.
Logo a mim! Que me distraio por tantos problemas, criados por mim próprio, fruto da minha inconstância, da minha insensatez, da minha ânsia de ter e possuir, e tão pouco ciente de que não tenho absolutamente nada.
Logo a mim! Tão exigente com os outros, tão ávido e cioso da minha ‘importância’, e tão pouco ciente de que não valho absolutamente nada.
Logo a mim! Tão convencido da minha ciência, das minhas capacidades, do meu conhecimento das coisas, com opinião formada sobre tudo e sobre todos, sempre pronto a emitir parecer e enunciar princípios, e tão pouco ciente de que não sei absolutamente nada.
Logo a mim! Tão seguro da minha capacidade, da minha força, dos meus valores, da minha fortaleza, e tão pouco ciente de que não posso absolutamente nada.
Ah! Senhor! Como podes Tu, vir, assim, tão declaradamente Amigo e Pai, ter com quem se esquece de ser amigo e filho?
Ah! Senhor! Como podes Tu, conceder, assim, tão magnanimamente amoroso, graças tão grandes, a quem se esquece de ser agradecido e obrigado?
Ah! Senhor! Como podes Tu, derramar, assim, atenções e carinho, tão misericordiosamente interessado, a quem Te paga com esquecimentos e rejeições?
Porque não sei amar, amo muito pouco e muito mal, quer com o coração, quer com as palavras, mas, sobretudo, com as obras, aumenta, Senhor, o meu amor.
Porque não sei querer, quero mal e quero coisas que não interessam, ajuda-me Senhor, a saber querer antes de mais, a única verdadeira coisa que devo querer: cumprir a Tua Justíssima e Amabilíssima Vontade sobre todas as coisas, Ámen, Ámen.
Porque ponho a minha esperança em coisas vãs, passageiras e fátuas, ensina-me a ter Esperança verdadeira, sólida e inquebrantável, em Ti, meu Senhor e meu Deus, Fonte da Verdadeira Vida, claridade dos meus dias, segurança dos meus passos, espelho onde quero rever-me constantemente.
Da quod iubes e iube quod vis: Que ordenes o que quiseres mas, para que o possa fazer, tens de dar-me o que ordenas. É o que Te peço e mais desejo: fazer a Tua Vontade em todas as coisas. Cumprir a Tua Vontade, satisfazer as Tuas ordens, sem hesitação, sem demoras. Assim:
        * Para Te poder amar, dá-me Amor.
        * Para poder esperar em Ti, dá-me Esperança.
        * Para poder crer em Ti, aumenta a minha pouca Fé.
Só assim serei capaz, só assim serei feliz. Senhor, sou tão fraco, tão pusilânime e é tão difícil falar contigo. Tenho tanto para dizer, tenho tanto a pedir, tenho tanto, mas tanto, a agradecer e, só sei pedir coisas que julgo precisar, com certeza, coisas que não serão as melhores.
Dá-me, meu Jesus, o que entenderes que deves dar-me, quando e como quiseres.
Vinda de Ti toda a dádiva é a melhor e a mais conveniente. Apesar de precisar tanto, não devo pedir nada.
Quem, melhor que Tu, sabe do que realmente preciso?
Quem, melhor que Tu, conhece as minhas deficiências, as minhas debilidades?
Quero, Senhor, em tudo o que Tu quiseres.
Agradeço-te, desde já, tudo, que é tudo, quanto me dás, constantemente, sem eu o merecer.
Edissere me orare, Domine. Como criança pequena, ponho a minha cabeça no Teu regaço amoroso e entrego-me totalmente nas Tuas mãos.
Agora, meu Senhor e meu Deus, se ficares comigo, assim, presente como estás neste momento, durante o resto deste dia, se esta realidade for, como desejo e Te peço, bem presente e sensível, eu não serei capaz de Te ofender mais.
Ajuda-me a manter bem vivos estes sentimentos e inspirações que, neste momento, sinto inundarem-me a alma para que, amando-te com fervor renovado, possa merecer todas as graças desta Comunhão. Virgem minha Mãe e Mãe de Jesus, ajuda este teu pobre filho a quem tudo falta, a manter durante o resto deste dia um espírito de filiação divina em todos os momentos, circunstâncias e afazeres. São José, meu Pai e Senhor, auxilia-me a manter intactos e puros os pensamentos, desejos e inclinações que possa sentir, para não manchar a doce auréola que a presença do Senhor deixou no meu coração.
Anjo da Minha Guarda mantém-me desperto para as boas obras e unidade de vida, evitando as atitudes e os desejos que de algum modo possam desfeitear a companhia divina no meu espírito. Ámen.
Eu sei, Senhor, que não mereço as graças com que constantemente me distingues.
Não é, com certeza, pela pureza ou unidade de vida, e, muito menos, pela minha dedicação ao cumprimento da Tua Vontade; é apenas, Senhor, pela Tua Misericórdia infinita, pelo Teu carinho de Pai.
Senhor, que eu guarde este dia no meu coração e saiba lembrar-me sempre que não estou sozinho. 2002

Senhor: eu sei que não mereço este tratamento “de favor” com que me brindas.
Mas quem sou eu!?Um pobre desgraçado que mendiga sem cessar favores que julga precisar. E Tu, Senhor, com infinita paciência de Pai, vais concedendo, como bem entendes, aquilo que preciso.
Gratias tibi, gratias tibi.

Como eu desejaria, Senhor, agradecer-te a graça desta Comunhão, de uma forma tão completa e decisiva que ficasse para todo o sempre gravado na minha alma este momento.
Não posso... sou tão pouca coisa...
Mas ponho, aqui, nas minhas mãos abertas, o meu coração todo inteiro: É Teu, Senhor, é para Ti, todo absolutamente. De nada me serve a menos que esteja cheio de Ti, repleto de amor por Ti, meu Senhor e meu Deus.
Como eu desejaria, Senhor, ficar aqui para sempre, com esta doce sensação da Tua presença na minha alma. A tranquila posse que tomas de todo o meu ser e que eleva e dá uma dimensão única e irrepetível.
Como eu desejaria, Senhor, ter as palavras gravadas a fogo na minha fronte, para que as visses como um desejo declarado de entrega submissa e pronta à Tua Santíssima Vontade.
Sim, nada mais querer que fazer a Tua Vontade Santa em todas as coisas.
Como eu desejaria, Senhor, ter o dom de reconhecimento e agradecimento pela torrente de graças que sobre mim derramas com tão generosa abundância.
Não é meu merecimento, nem sequer direito receber-vos assim, inteiro e disponível, tão humilde e discreto!
Não!
É a Tua bondade infinita que me traz, diariamente, este alimento sem o qual não sobreviveria um segundo.
Fica, Senhor, comigo, o resto deste dia e não me deixes cair em tentação.

Não deixes, Senhor, que a rotina se apodere de mim principalmente no que a Vós se refere na Santíssima Eucaristia.
Não!
Que cada Comunhão, embora não possa ser com a inocência da primeira, seja como a definitiva demonstração de amor da última.

AMA, reflexões.

Leitura espiritual

Resultado de imagem para são francisco de assis
LEGENDA MAIOR
 
Vida de São Francisco de Assis

CAPITULO 6

6. Preferindo a pobreza para si e para os seus irmãos acima de qualquer honra deste mundo, Deus que ama os humildes julgou-o digno de maior honra.
Esse facto foi revelado a um dos irmãos, homem virtuoso e santo, numa visão que teve do céu.
Estava viajando com Francisco, quando entraram numa igreja abandonada, onde oraram com todo fervor. Este irmão teve então uma visão em que via uma multidão de tronos no céu, um dos quais era radiante de glória e adornado de pedras preciosas e era o mais elevado de todos. Estava maravilhado com tanto esplendor e perguntava-se a quem ele caberia. Ouviu então uma voz que lhe dizia: “Esse trono pertenceu a um dos anjos caídos. Agora está reservado ao humilde Francisco”.
Ao voltar a si do êxtase, o irmão seguiu o santo que estava saindo da igreja. Retomaram o caminho e continuaram conversando sobre Deus. O irmão recordou-se então da visão e discretamente perguntou a Francisco o que achava de si mesmo.
Respondeu o humilde servo de Cristo: “Reconheço que sou o maior pecador do mundo”.
Replicou-lhe o irmão que ele não podia fazer semelhante afirmação em consciência tranquila, nem mesmo pensar assim.
Francisco continuou: “Se Cristo houvesse tratado ao maior celerado dos homens com a mesma misericórdia e bondade com que me tem tratado, tenho certeza que ele seria muito mais reconhecido a Deus do que eu”.
Ao ouvir palavras de tanta humildade, o irmão teve a confirmação de que a sua visão era verdadeira, sabendo perfeitamente que, segundo o santo Evangelho, o verdadeiro humilde será exaltado ao trono de glória de que o soberbo é excluído.

7. Em outra ocasião, enquanto orava numa igreja deserta da província de Massa, próxima a Monte Casale, soube por inspiração divina que naquela igreja jaziam relíquias de santos.
Penalizado por vê-las assim tanto tempo abandonadas sem a veneração que lhes era devida, ordenou aos irmãos que as levassem ao convento. Depois, chamado a outros compromissos, deixou os irmãos, que esqueceram a ordem do Pai e perderam o mérito da obediência.
Um dia, porém, desejando celebrar os sagrados mistérios, descobriram, para grande surpresa de todos, sob as toalhas do altar, ossos belíssimos e de suave perfume.
Eram as relíquias transportadas para lá não pelas mãos dos homens, mas pelo poder de Deus. Voltando pouco depois, o homem de Deus perguntou-lhes se haviam executado as suas ordens a respeito das relíquias. Os irmãos humildemente acusaram-se de haverem descuidado obedecer e obtiveram o perdão depois de se penitenciarem. E disse-lhes o santo: “Bendito seja o Senhor meu Deus que se dignou ele mesmo fazer o que vós deveríeis ter feito!” Considerai a solicitude da divina Providência pela poeira que somos todos nós e reconhecer a excelência da virtude do humilde Francisco na presença de Deus, pois, não tendo os homens cumprido as ordens do santo, quis o próprio Deus condescender benignamente aos seus desejos.

8. Certo dia Francisco chegou a Ímola e dirigiu-se ao bispo local para lhe pedir humildemente autorização de convocar o povo e pregar. Ao ouvir o bispo semelhante pedido, respondeu-lhe com certa dureza: “Meu irmão, eu mesmo prego a meu povo e isto basta!”
Francisco inclinou a cabeça com toda humildade e saiu. No entanto, não havia passado ainda uma hora, e lá estava ele de novo. O bispo ficou quase irritado e perguntou-lhe o que vinha fazer de novo.
Então Francisco replicou respeitosamente e sem o mínimo sinal de arrogância: “Senhor, quando um pai expulsa o filho por uma porta, este deve encontrar uma outra para entrar”.
Vencido com tanta humildade, o bispo, entusiasmado, abraçou-o e disse-lhe: “Doravante pregareis na minha diocese, tu e teus companheiros; dou-vos permissão irrestrita, pois a tua santa humildade bem a merece!”

9. Em outra ocasião chegou Francisco a Arezzo e encontrou toda a cidade num grande tumulto provocado pelas lutas de facções políticas à beira da destruição. Encontrou hospedagem numa aldeia fora das muralhas da cidade e pôde ver os demónios que perturbavam os cidadãos e os excitavam à mútua matança.
Resolvido a banir para longe aquelas sediciosas forças infernais, enviou para diante de si, como núncio ou embaixador, ao bem-aventurado irmão Silvestre, homem de columbina simplicidade, dizendo: “Vai, meu filho, às portas da cidade e da parte de Deus omnipotente e em virtude da santa obediência, ordena a esses demónios que saiam imediatamente”.
Obediente como era, cumpriu imediatamente o que lhe mandava o santo. Aproximou-se das portas da cidade, cantando um hino de louvor a Deus, e clamou em altos brados: “Em nome do Deus omnipotente e por ordem de seu servo Francisco, ide-vos embora, todos vós, espíritos infernais!”
Logo a cidade ficou pacificada e se tranquilizaram os seus moradores respeitando os mútuos direitos. Assim, banida para longe dali a soberba furiosa dos demónios que haviam cercado a cidade e sobrevindo a sabedoria de um pobrezinho, quer dizer, a profunda humildade de Francisco, refez-se a paz ficando a cidade libertada, pois com a extraordinária virtude de sua obediência Francisco merecera alcançar sobre aqueles espíritos rebeldes e dispostos a tudo tal domínio, que pôde reprimir suas diabólicas fúrias e pôr em fuga sua danosa violência.

10. Como acabamos de ver, as excelentes virtudes dos humildes abatem o orgulho dos demónios.
No entanto, para resguardar a sua humildade, permite Deus que recebam bofetadas, como atesta São Paulo de si mesmo (cf. 2Cor 12,7) e como Francisco experimentou.
Convidado, certo dia, pelo Senhor Cardeal Leão de Santa Cruz a permanecer com ele em Roma por algum tempo, consentiu humildemente, pois respeitava e amava muito o cardeal.
Mas, ao anoitecer, Francisco, depois de haver orado, preparava-se para dormir, quando surgiram demónios furiosos que caíram sobre o soldado de Cristo, bateram nele e deixaram-no semimorto.
Chamando então seu companheiro, o servo de Deus contou-lhe o que acabara de acontecer e concluiu: “Vês, irmão, se os demónios que só possuem o poder que a Providência divina lhes concede se lançaram sobre mim com tanta fúria, é porque a minha permanência na corte dos grandes é um mau exemplo. Meus irmãos que moram em pequenos conventinhos, se souberem que vivo em companhia de cardeais, poderiam acreditar que estou mergulhado nas coisas mundanas, inebriado pelas honras e cumulado de bem-estar. Creio ser melhor que aquele que tem por vocação dar o exemplo fuja dos palácios e more humildemente em pobres conventos no meio dos humildes, a fim de lhes dar, partilhando da sua situação, mais força para suportar a sua indigência”.
De manhã procuraram o cardeal e com humildes escusas se despediram dele.

11. O homem de Deus detestava a soberba, origem de todos os males, e a desobediência, filha da soberba; mas estava sempre disposto a acolher toda atitude humilde de penitência e arrependimento.
Certa vez, apresentaram-lhe para o justo castigo, um irmão acusado de desobediência.
Por sinais que não o enganavam, o homem de Deus percebeu que o irmão estava sinceramente arrependido e imediatamente se dispôs ao perdão, tanto amava ele a humildade.
Todavia, para evitar que a facilidade do perdão fosse para os outros um incentivo para faltarem, ordenou que lhe tirassem o capuz e o lançassem às chamas. Cumpria mostrar a todos o rigor que merecem as faltas à obediência.
Depois de algum tempo mandou que retirassem do fogo o capuz para restituí-lo ao irmão, humilde e arrependido. Retiraram então o capuz do meio do fogo. E que maravilha! O capuz não tinha o menor sinal de queimadura! Deus assim demonstrava com um só milagre a virtude do santo e a humildade do penitente.
A humildade de Francisco merece pois ser imitada.
Ele conseguiu tal mérito ainda neste mundo que fez o próprio Deus condescender com os seus desejos, mudou os afectos do coração humano, reprimiu com o seu poder a presunçosa malícia dos demónios e, com apenas um gesto de sua vontade, apagou a voracidade das chamas. Esta virtude é, na verdade, a que, exaltando os homens, obriga ao humilde a dar a todos o merecido respeito e faz, por outro lado, que todos o honrem e glorifiquem.


São Boaventura

(cont)

(Revisão da versão portuguesa por AMA)

Não nos deve sobrar o tempo. Nem um segundo.


Consolaste-te com a ideia de que a vida é gastar-se, é queimá-la no serviço de Deus. Assim, gastando-nos integralmente por Ele, virá a libertação da morte, que nos dará a posse da Vida. (Sulco, 883)

Não nos deve sobrar o tempo. Nem um segundo. E não exagero! Trabalho há sempre. O mundo é grande e são milhões as almas que não ouviram ainda falar claramente da doutrina de Cristo. Dirijo-me a cada um de vós. Se te sobra tempo, medita um pouco: é muito possível que vivas no meio da tibieza, ou que, sobrenaturalmente, sejas um paralítico. Não te mexes, estás parado, estéril, sem realizar todo o bem que deverias comunicar aos que se encontram a teu lado, no teu ambiente, no teu trabalho, na tua família.

Pensemos na nossa vida com valentia. Por que é que às vezes não conseguimos os minutos de que precisamos para terminar amorosamente o trabalho que nos diz respeito e que é o meio da nossa santificação? Por que descuidamos as obrigações familiares? Por que é que se nos mete a precipitação no momento de rezar ou de assistir ao Santo Sacrifício da Missa? Por que nos faltará a serenidade e a calma para cumprir os deveres do nosso estado e nos entretemos sem qualquer pressa nos caprichos pessoais? Podeis responder-me: são coisas pequenas. Sim, com efeito, mas essas coisas pequenas são o azeite, o nosso azeite, que mantém viva a chama e acesa a luz. (Amigos de Deus, 41–42)

Evangelho e comentário


Tempo comum


Evangelho: Lc 12, 49-53

49 «Eu vim lançar fogo sobre a terra; e como gostaria que ele já se tivesse ateado! 50 Tenho de receber um baptismo, e que angústias as minhas até que ele se realize! 51 Julgais que Eu vim estabelecer a paz na Terra? Não, Eu vo-lo digo, mas antes a divisão. 52 Porque, daqui por diante, estarão cinco divididos numa só casa: três contra dois e dois contra três; 53 vão dividir-se: o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.»

Comentário:

Não poderia deixar de ser assim!
Esta a conclusão a que temos, forçosamente, que chegar.
A doutrina de Jesus Cristo não se compadece com meios termos, as Suas palavras são palavras de Vida Eterna e verificar-se-ão sempre.

Ou seja, não há alternativa ou se é por Cristo ou se está contra Ele!

A opção, uma vez tomada tem “custos”, dificuldades, obstáculos mas, conforme também Ele afirmou, quem perseverar até ao fim, esse, será salvo e conhecerá a Vida terna.


(AMA, comentário sobre, Lc 12, 49-53, 26.10.2017)