25/10/2018

Temas para reflectir e meditar


Formação humana e cristã – 88


Como poderá alguém ir comungar sem estar devidamente preparado e sem ter o coração a "rebentar" de amor e a alma de alegria?
Eis algumas manifestações de acções de graças da Comunhão Eucarística:

Hóstia salutar, Pão dos Anjos, Alimento para a vida!
Acabei de Vos receber na minha alma e, o meu coração, não me cabe no peito com a alegria que o inunda!
Bem hajas meu querido Rei e Senhor por esta dádiva ao Teu humilde servo. Sei bem que não mereço mas, ouso esperar que não deixes de vir diariamente à minha alma!

Há poucos minutos recebi-te na minha morada.
Apesar de não ter a dignidade que merecerias, quiseste vir.
E, eu, não sei o que é mais extraordinário, se a humilhação a que Te sujeitas ou a Bondade que demonstras!

Oh Jesus, agora real e verdadeiramente presente no meu coração, por intermédio de minha Mãe Maria Santíssima, de São José meu Pai e Senhor, do Anjo da minha guarda e de S. Josemaria, concedei-me a graça de me aceitares inteiramente, apesar de ser pobre, fraco, falso e inconstante.
Guiai-me e fortificai-me nos caminhos da fé, esperança e caridade, no amor à Santa Igreja, ao Romano Pontífice, aceitando plenamente e sem reservas as orientações, conselhos e directivas de quem tem por missão dirigir a minha alma, aumentando em mim a simplicidade, o desprendimento, a perseverança, a coragem, a contemplação e a humildade.
Aceitai Senhor as minhas orações, mesmo mal feitas e distraídas, os meus fracos esforços no cumprimento dos meus deveres de cristão.
Sei, Senhor, que estás presente em todos os momentos e circunstâncias da minha vida e que nada me acontecerá sem Teu consentimento, por isso me entrego totalmente nas Tuas mãos.
Olha Senhor, com complacência para este Teu filho a quem a Tua infinita misericórdia tem cumulado de bens e graças que não merece, e perdoa os pecados e faltas com que tão amiúde Te ofende.
Não permitais, Senhor, que me perca para a contemplação da Tua Eterna Glória, na Vida Eterna, únicos objectivo e anseio que desejo na vida.
Dou-vos graças, Senhor, por esta oportunidade de me dirigir a Vós, uma vez mais, depois de Vos ter recebido na Hóstia Santa e peço-vos que me acompanheis durante o resto deste dia, dando-me fortaleza para resistir às tentações, perseverança na luta contra os meus defeitos, coragem para vencer as minhas fraquezas, humildade para reconhecer, a cada momento, que não posso nada, não sei nada, não tenho nada e não valho nada.
Que, na verdade, sou menos que nada.

Nestes minutos depois de Vos ter recebido na Sagrada Eucaristia, parece-me que o mundo, a vida ficam como que suspensos à minha volta.
Uma extraordinária sensação de bem-estar tranquilo e um desejo de me deixar ficar assim...absorto na maravilha de Te ter no meu peito.
Dou-te graças, Senhor, por teres vindo e, também, por me dares estes sentimentos que me elevam e pacificam.

Estás aqui, Senhor, no meu peito, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade tal como estás no Céu. Mistério extraordinário da Tua Bondade, do carinho com que me distingues.
Logo a mim! Teu pobre filho, tão falho de tudo, tão disperso por tantas coisas que não interessam, tão pouco dedicado ao cumprimento da Tua Vontade.
Logo a mim! Que me esqueço constantemente que Tu e só Tu, tens palavras de Vida Eterna, és o verdadeiro Caminho, a única Verdade, a Vida que vale a pena.
Logo a mim! Que me distraio por tantos problemas, criados por mim próprio, fruto da minha inconstância, da minha insensatez, da minha ânsia de ter e possuir, e tão pouco ciente de que não tenho absolutamente nada.
Logo a mim! Tão exigente com os outros, tão ávido e cioso da minha ‘importância’, e tão pouco ciente de que não valho absolutamente nada.
Logo a mim! Tão convencido da minha ciência, das minhas capacidades, do meu conhecimento das coisas, com opinião formada sobre tudo e sobre todos, sempre pronto a emitir parecer e enunciar princípios, e tão pouco ciente de que não sei absolutamente nada.
Logo a mim! Tão seguro da minha capacidade, da minha força, dos meus valores, da minha fortaleza, e tão pouco ciente de que não posso absolutamente nada.
Ah! Senhor! Como podes Tu, vir, assim, tão declaradamente Amigo e Pai, ter com quem se esquece de ser amigo e filho?
Ah! Senhor! Como podes Tu, conceder, assim, tão magnanimamente amoroso, graças tão grandes, a quem se esquece de ser agradecido e obrigado?
Ah! Senhor! Como podes Tu, derramar, assim, atenções e carinho, tão misericordiosamente interessado, a quem Te paga com esquecimentos e rejeições?
Porque não sei amar, amo muito pouco e muito mal, quer com o coração, quer com as palavras, mas, sobretudo, com as obras, aumenta, Senhor, o meu amor.
Porque não sei querer, quero mal e quero coisas que não interessam, ajuda-me Senhor, a saber querer antes de mais, a única verdadeira coisa que devo querer: cumprir a Tua Justíssima e Amabilíssima Vontade sobre todas as coisas, Ámen, Ámen.
Porque ponho a minha esperança em coisas vãs, passageiras e fátuas, ensina-me a ter Esperança verdadeira, sólida e inquebrantável, em Ti, meu Senhor e meu Deus, Fonte da Verdadeira Vida, claridade dos meus dias, segurança dos meus passos, espelho onde quero rever-me constantemente.
Da quod iubes e iube quod vis: Que ordenes o que quiseres mas, para que o possa fazer, tens de dar-me o que ordenas. É o que Te peço e mais desejo: fazer a Tua Vontade em todas as coisas. Cumprir a Tua Vontade, satisfazer as Tuas ordens, sem hesitação, sem demoras. Assim:
        * Para Te poder amar, dá-me Amor.
        * Para poder esperar em Ti, dá-me Esperança.
        * Para poder crer em Ti, aumenta a minha pouca Fé.
Só assim serei capaz, só assim serei feliz. Senhor, sou tão fraco, tão pusilânime e é tão difícil falar contigo. Tenho tanto para dizer, tenho tanto a pedir, tenho tanto, mas tanto, a agradecer e, só sei pedir coisas que julgo precisar, com certeza, coisas que não serão as melhores.
Dá-me, meu Jesus, o que entenderes que deves dar-me, quando e como quiseres.
Vinda de Ti toda a dádiva é a melhor e a mais conveniente. Apesar de precisar tanto, não devo pedir nada.
Quem, melhor que Tu, sabe do que realmente preciso?
Quem, melhor que Tu, conhece as minhas deficiências, as minhas debilidades?
Quero, Senhor, em tudo o que Tu quiseres.
Agradeço-te, desde já, tudo, que é tudo, quanto me dás, constantemente, sem eu o merecer.
Edissere me orare, Domine. Como criança pequena, ponho a minha cabeça no Teu regaço amoroso e entrego-me totalmente nas Tuas mãos.
Agora, meu Senhor e meu Deus, se ficares comigo, assim, presente como estás neste momento, durante o resto deste dia, se esta realidade for, como desejo e Te peço, bem presente e sensível, eu não serei capaz de Te ofender mais.
Ajuda-me a manter bem vivos estes sentimentos e inspirações que, neste momento, sinto inundarem-me a alma para que, amando-te com fervor renovado, possa merecer todas as graças desta Comunhão. Virgem minha Mãe e Mãe de Jesus, ajuda este teu pobre filho a quem tudo falta, a manter durante o resto deste dia um espírito de filiação divina em todos os momentos, circunstâncias e afazeres. São José, meu Pai e Senhor, auxilia-me a manter intactos e puros os pensamentos, desejos e inclinações que possa sentir, para não manchar a doce auréola que a presença do Senhor deixou no meu coração.
Anjo da Minha Guarda mantém-me desperto para as boas obras e unidade de vida, evitando as atitudes e os desejos que de algum modo possam desfeitear a companhia divina no meu espírito. Ámen.
Eu sei, Senhor, que não mereço as graças com que constantemente me distingues.
Não é, com certeza, pela pureza ou unidade de vida, e, muito menos, pela minha dedicação ao cumprimento da Tua Vontade; é apenas, Senhor, pela Tua Misericórdia infinita, pelo Teu carinho de Pai.
Senhor, que eu guarde este dia no meu coração e saiba lembrar-me sempre que não estou sozinho. 2002

Senhor: eu sei que não mereço este tratamento “de favor” com que me brindas.
Mas quem sou eu!?Um pobre desgraçado que mendiga sem cessar favores que julga precisar. E Tu, Senhor, com infinita paciência de Pai, vais concedendo, como bem entendes, aquilo que preciso.
Gratias tibi, gratias tibi.

Como eu desejaria, Senhor, agradecer-te a graça desta Comunhão, de uma forma tão completa e decisiva que ficasse para todo o sempre gravado na minha alma este momento.
Não posso... sou tão pouca coisa...
Mas ponho, aqui, nas minhas mãos abertas, o meu coração todo inteiro: É Teu, Senhor, é para Ti, todo absolutamente. De nada me serve a menos que esteja cheio de Ti, repleto de amor por Ti, meu Senhor e meu Deus.
Como eu desejaria, Senhor, ficar aqui para sempre, com esta doce sensação da Tua presença na minha alma. A tranquila posse que tomas de todo o meu ser e que eleva e dá uma dimensão única e irrepetível.
Como eu desejaria, Senhor, ter as palavras gravadas a fogo na minha fronte, para que as visses como um desejo declarado de entrega submissa e pronta à Tua Santíssima Vontade.
Sim, nada mais querer que fazer a Tua Vontade Santa em todas as coisas.
Como eu desejaria, Senhor, ter o dom de reconhecimento e agradecimento pela torrente de graças que sobre mim derramas com tão generosa abundância.
Não é meu merecimento, nem sequer direito receber-vos assim, inteiro e disponível, tão humilde e discreto!
Não!
É a Tua bondade infinita que me traz, diariamente, este alimento sem o qual não sobreviveria um segundo.
Fica, Senhor, comigo, o resto deste dia e não me deixes cair em tentação.

Não deixes, Senhor, que a rotina se apodere de mim principalmente no que a Vós se refere na Santíssima Eucaristia.
Não!
Que cada Comunhão, embora não possa ser com a inocência da primeira, seja como a definitiva demonstração de amor da última.

AMA, reflexões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.