31/10/2019

Santificar o nosso trabalho não é uma quimera


Santificar o nosso trabalho não é uma quimera; é missão de todos os cristãos... – tua e minha. Foi o que descobriu aquele torneiro, que comentava: – "Põe-me louco de contente essa certeza de que eu, manejando o torno e cantando, cantando muito – por dentro e por fora –, posso fazer-me santo... Que bondade a do nosso Deus!". (Sulco, 517)

Nesta hora de Deus, a da tua passagem por este mundo, decide-te a sério a realizar alguma coisa que valha a pena. O tempo urge, e é tão nobre, tão heróica, tão gloriosa a missão do homem e da mulher sobre a Terra quando abrasa no fogo de Cristo os corações murchos e apodrecidos!
Vale a pena levar aos outros a paz e a felicidade de uma corajosa e alegre cruzada! (Sulco, 613)

Umas vezes deixas explodir o teu mau génio, que em mais de uma ocasião aflora com uma dureza disparatada. Outras, não preparas o teu coração e a tua cabeça para servirem de aposento confortável à Santíssima Trindade... E acabas sempre por ficar um tanto afastado de Jesus, que conheces pouco.
Assim nunca terás vida interior. (Sulco, 651)

Remédio para tudo: santidade pessoal! Por isso, os Santos estavam cheios de paz, de fortaleza, de alegria, de segurança. (Sulco, 653)

Temas para reflectir e meditar

FILIAÇÃO DIVINA



Quando chamamos a Deus 'Pai Nosso' temos de nos recordar de que temos de nos comportar como filhos de Deus.




(S. CiprianoTratado da Oração ao Senhor, 11)

Jesus Cristo tinha um Anjo da Guarda? 1


O Evangelho fala do anjo que O consolou no Getsémani, mas será que Jesus precisava de um anjo da guarda como os nossos?
Sabemos que todo homem tem seu anjo da guarda, de modo que é válido perguntar se Jesus Cristo, sendo ao mesmo tempo Deus e homem, também tinha o d’Ele.
De fato, o Evangelho nos diz que Nosso Senhor foi consolado por um anjo enquanto orava em agonia no jardim do Getsémani. Seria o Seu anjo da guarda?


Quem são os anjos da guarda


Para começo de resposta, é preciso observar os anjos, em relação a nós, são encarregados por Deus Pai de nos guiar à Pátria Celeste, cuidando de nós e nos desviando de perigos. É por isto que são chamados de anjos “da guarda”: eles nos protegem, sempre respeitando a nossa liberdade humana, mediante a iluminação da nossa inteligência: “A guarda dos anjos tem como efeito último e principal a iluminação doutrinal”, explica São Tomás de Aquino (Suma Teológica I, q. 113, a. 5, ad 2).


Evangelho e comentário


TEMPO COMUM



Evangelho: Lc 13, 31-35

Naquele dia, aproximaram-se alguns fariseus, que disseram a Jesus: «Vai-te daqui, porque Herodes quer matar-te». Jesus respondeu-lhes: «Ide dizer a essa raposa: Eu expulso demónios e realizo curas hoje e amanhã; ao terceiro dia chego ao meu fim. Mas hoje, amanhã e depois de amanhã, devo seguir o meu caminho, porque não é possível que um profeta morra fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas aqueles que te são enviados, quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha recolhe os pintainhos debaixo das suas asas! Mas vós não quisestes. Pois bem. A vossa casa vai ficar abandonada. E Eu vos digo: Não voltareis a ver-Me, até chegar o dia em que direis: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor!’».

Comentário:

Jesus Cristo É O Profeta por excelência e todas as Suas palavras se cumprem – e cumprirão – até ao final dos tempos.

Temos, os cristãos, esta certeza absoluta.

(AMA, comentário sobre Lc 13, 31-35, 01.08.2019)


Leitura espiritual


Cartas de São Paulo

Rm 13

Colaborar com as autoridades

1 Que todos se submetam às autoridades públicas, pois não existe autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram estabelecidas por Deus. 2 Por isso, quem resiste à autoridade opõe-se à ordem querida por Deus, e os que se opõem receberão a condenação. 3 É que os detentores do poder não são temidos por quem pratica o bem, mas por quem pratica o mal. Não queres ter medo da autoridade? Faz o bem e receberás os seus elogios. 4 De facto, ela está ao serviço de Deus, para te incitar ao bem. Mas, se fazes o mal, então deves ter medo, pois para alguma coisa ela traz a espada. De facto, ela está ao serviço de Deus para castigar aquele que pratica o mal. 5 É por isso que é necessário submeter-se, não só por medo do castigo, mas também por razões de consciência. 6 É também por essa razão que pagais impostos; aqueles que têm de se ocupar disso são funcionários de Deus. 7 Dai a cada um o que lhe é devido: o imposto, a quem se deve o imposto; a taxa, a quem se deve a taxa; o respeito, a quem se deve o respeito; a honra, a quem se deve a honra.


O amor é o cumprimento da Lei

8 Não fiqueis a dever nada a ninguém, a não ser isto: amar-vos uns aos outros. Pois quem ama o próximo cumpre plenamente a lei.  9 De facto: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, bem como qualquer outro mandamento, estão resumidos numa só frase: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. Assim, é no amor que está o pleno cumprimento da lei.


Viver na luz

11 Sabeis em que tempo vivemos: já é hora de acordardes do sono, pois a salvação está agora mais perto de nós do que quando começámos a acreditar. 12 A noite adiantou-se e o dia está próximo. Despojemo-nos, por isso, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13 Como quem vive em pleno dia, comportemo-nos honestamente: nada de comezainas e bebedeiras, nada de devassidão e libertinagens, nada de discórdias e invejas. 14Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos.

Pequena agenda do cristão

Quinta-Feira



(Coisas muito simples, curtas, objectivas)



Propósito:
Participar na Santa Missa.


Senhor, vendo-me tal como sou, nada, absolutamente, tenho esta percepção da grandeza que me está reservada dentro de momentos: Receber o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do Rei e Senhor do Universo.
O meu coração palpita de alegria, confiança e amor. Alegria por ser convidado, confiança em que saberei esforçar-me por merecer o convite e amor sem limites pela caridade que me fazes. Aqui me tens, tal como sou e não como gostaria e deveria ser.
Não sou digno, não sou digno, não sou digno! Sei porém, que a uma palavra Tua a minha dignidade de filho e irmão me dará o direito a receber-te tal como Tu mesmo quiseste que fosse. Aqui me tens, Senhor. Convidaste-me e eu vim.


Lembrar-me:
Comunhões espirituais.


Senhor, eu quisera receber-vos com aquela pureza, humildade e devoção com que Vos recebeu Vossa Santíssima Mãe, com o espírito e fervor dos Santos.

Pequeno exame:

Cumpri o propósito que me propus ontem?