01/03/2023

Publicações em Março 1

 




 

Dentro do Evangelho

(Re Lc XVII, 1 -2)

Jesus, ao referir-Se aos "pequeninos", quer dizer: os que são os mais vuneráveis e desprotegidos independentemente da idade que têm.

Escandalizá-los, da forma que for, com o comportamento daqueles que têm como chefes, exemplos porque de alguma forma têm postos neles os olhos e a atenção, é tão grave que «mais valia que lhes pendurassem ao pescoço uma mó e os precipitassem no mar»!

Nem sequer refiro os actos de cariz sexual abusivo, porque os consideros de tal forma vis, aberrantes,  nojentos, mas outros: como a promoção de leis iníquas, os abusos do poder, os desvios de dinheiros e bens, as violações da liberdade pessoal e da dignidade humana.

Quantas e quão apertadas contas terão de prestar!

 

Reflectindo

 

Tenho por norma reflectir diariamente sobre factos da vida corrente, desejos e "quereres" pessoais, os outros.

Quanto aos dois primeiros consigo de alguma forma o objectivo em vista: ponderar, fazer exame.

Quanto ao segundo tenho forçosamente que rodear-me de cuidados redobrados para que "a louca da casa" como Santa Teresa de Jesus chamava à imaginação, não me leve por considerações intermináveis de avaliação, crítica, reparo excessivo. Isto por um motivo muito concreto... tendo a estabelecer termos de comparação em que eu sou o modelo e os outros os imitadores.

Tento cair na realidade... eu serei modelo de quê?

Como em frente de um espelho tento descortinar esse "modelo" e fico sempre algo admirado com o que vejo reflectido: Uma pessoa comum, sem nenhum traço de genealidade que a distinga.

Depois, atento melhor e… descubro algo muito específico: Sou Filho de Deus e, aqui sim… fico ufano, vaidoso, satisfeito: Que honra! Que dignidade! Que maravilha!

Mas… não o somos todos?

Claro que sim, tomos os seres humanos somos filhos de Deus mas, no que a mim respeita, gosto de pensar que o sou porque, sem qualquer mérito da minha parte, Ele assim o quis, sem dúvida, mas porque, eu QUERO, ser Seu filho, proceder e viver como tal, tentar com todas as veras da minha alma corresponder sempre aos projectos, desígnios que terá para mim.

Com “tal Pai” como será possível?

Só vejo uma solução: que Ele me ajude a corresponder ao que de mim espera!

 

Links sugeridos:

 

Opus Dei

Evangelho/Biblia

Santa Sé

Religión en Libertad