16/02/2012

Leitura Espiritual para 16 Fev 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.



Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo

Fenómenos sobrenaturais 8

Fenómenos de ordem corporal

Os estigmas.

Trata-se de chagas ou feridas, visíveis ou invisíveis, que concordam com as de Jesus Cristo na Paixão. Podem ser várias ou só uma. [1]



DIANA R. GARCIA B., trad AMA.


[1] Nota de ama: S. Francisco de Assis, S. Padre Pio

A dignidade humana 8

Conta, Peso e Medida
DIGNIDADE E UTILIZAÇÃO

O que é utilizar? 


Utilizar é empregar algo para conseguir um fim. 


Utiliza-se um martelo para pregar um prego. 


Usa-se um cão para vigiar uma casa, etc.





Ideasrapidas, trad AMA

Evangelho do dia e comentário













T. Comum – VI Semana


Evangelho: Mc 8, 27-33

27 Saiu Jesus com os Seus discípulos pelas aldeias de Cesareia de Filipe. Pelo caminho, interrogou os discípulos: «Quem dizem os homens que Eu sou?». 28 Eles responderam-Lhe: «Uns dizem que João Baptista, outros que Elias, e outros que algum dos profetas». 29 Então perguntou-lhes: «E vós quem dizeis que Eu sou?». Pedro respondeu: «Tu és o Cristo».30 Então Jesus ordenou-lhes severamente que não dissessem isto d'Ele a ninguém. 31 E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem padecesse muito, que fosse rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas, que fosse morto, e que ressuscitasse depois de três dias. 32 E falava destas coisas claramente. Pedro, tomando-O à parte, começou a repreendê-l'O. 33 Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os Seus discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Retira-te daqui, Satanás, que não aprecias as coisas de Deus, mas sim as dos homens».

Comentário:

Estas palavras de Pedro, só possíveis pela inspiração do Espírito Santo, ressoam no coração de todos os que, um dia, se encontraram com Cristo e O reconheceram como o Filho Verdadeiro de Deus Verdadeiro.
Muitos destes não puderam mais que segui-lo conformando as suas vidas com a vida do próprio Cristo.

Quem dera fossem a maior parte porque, alguns, infelizmente, acharam o caminho, difícil, incómodo, agreste e desistiram.

São dignos de pena porque por três ou quatro coisas de escassa importância, rejeitaram a alegria e consolação que, verdadeiramente sentem, os que se abrem a Cristo e O seguem de perto.

Sim...de perto que é a única forma de O seguir e a garantia de não O perder.

(ama, Meditação sobre Mc 8, 27-33, 2011.02.17)

Renova a alegria de lutar

Textos de São Josemaria Escrivá

Em certos momentos angustia-te um princípio de desânimo, que mata todo o teu entusiasmo, e que mal consegues vencer à força de actos de esperança. Não importa; é a melhor hora de pedir mais graça a Deus, e avante! Renova a alegria de lutar, ainda que percas uma escaramuça. (Sulco, 77)

Com monótona cadência sai da boca de muitos o ritornello já tão vulgar, de que a esperança é a última coisa que se perde; como se a esperança fosse um apoio para continuarmos a deambular sem complicações, sem inquietações de consciência; ou como se fosse um expediente que permite adiar sine die a oportuna rectificação do procedimento, a luta para alcançar metas nobres e, sobretudo, o fim supremo de nos unirmos com Deus.
Eu diria que esse é o caminho para confundir a esperança com a comodidade. No fundo, não há ânsias de conseguir um verdadeiro bem, nem espiritual, nem material legítimo; a mais alta pretensão de alguns reduz-se a evitar o que poderia alterar a tranquilidade – aparente – de uma existência medíocre. Com uma alma tímida, acanhada, preguiçosa, a criatura enche-se de egoísmos subtis e conforma-se com o facto de os dias, os anos decorrerem sine spe nec metu, sem aspirações que exijam esforço, sem os perigos da peleja: o que importa é evitar o risco do desaire e das lágrimas. Que longe se está de obter uma coisa, se se malogrou o desejo de a possuir, por temor das exigências que a sua conquista comporta! (Amigos de Deus, n. 207)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tratado sobre a Obra dos Seis Dias 19

Questão 45: Do modo da emanação das coisas, do primeiro princípio.

Em seguida discute-se sobre o modo da emanação das coisas, do primeiro princípio, que se chama criação.

Sobre o que oito artigos se discutem:

Art. 1 – Se criar é fazer alguma coisa do nada.
Art. 2 – Se Deus pode criar alguma coisa.
Art. 3 – Se a criação é alguma coisa na criatura.
Art. 4 – Se ser criado é próprio dos seres compostos e subsistentes.
Art. 5 – Se só Deus pode criar.
Art. 6 – Se criar é próprio de uma das Pessoas.
Art. 7 – Se necessariamente se encontra nas criaturas o vestígio da Trindade.
Art. 8 – Se há criação nas obras da natureza e da arte.

Art. 1 – Se criar é fazer alguma coisa do nada.

(II Sent., dist. I, q. 1, a. 2).

O primeiro discute-se assim. – Parece que criar não é fazer alguma coisa do nada.

1. – Pois, diz Agostinho: fazer é produzir o que antes de nenhum modo existia; ao passo que criar é constituir alguma coisa, tirando-a do que já existia [1].

2. Demais. – A nobreza da acção e do movimento depende do seu termo. Por onde, mais nobre é a acção que parte de um bem para outro e de um para outro ser, do que a transitiva do nada para alguma coisa. Ora, a criação é a nobilíssima das acções e a primeira de entre todas. Logo, não é a passagem do nada para o ser, mas antes, de um ser para outro.

3. Demais. – Esta preposição – de (ex) – implica relação de alguma causa, e sobretudo da causa material, como quando falamos de uma estátua feita de bronze. Ora, não pode o nada ser matéria do ser, nem de nenhum modo causa dele. Logo, criar não é fazer alguma coisa, do nada.

Mas em contrário, àquilo da Escritura (Gn 1) – no princípio criou Deus o céu, etc. – diz a Glossa; criar é fazer alguma coisa, do nada.

Para ver a solução, clicar

Ave Virgo Sanctissima

Francisco Guerrero - Ave Virgo Sanctissima