16/02/2012

Leitura Espiritual para 16 Fev 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.



Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo
Evangelho: Mc 12, 35-44; 13, 1-13

35 Continuando a ensinar no templo, Jesus tomou a palavra e disse: «Como dizem os escribas que o Cristo é filho de David? 36 O mesmo David inspirado pelo Espírito Santo diz: “Disse o Senhor ao Meu Senhor: Senta-Te à Minha direita, até que Eu ponha os Teus inimigos debaixo dos Teus pés”. 37 O própio David, portanto, chama-Lhe Senhor; como é Ele, pois, seu filho?». A numerosa multidão ouvia-O com gosto. 38 Dizia-lhes ainda nos Seus ensinamentos: «Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com roupas largas, de serem saudados nas praças 39 e de ocuparem as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes, 40 que devoram as casas das viúvas, sob o pretexto de longas orações. Serão julgados com maior rigor». 41 Estando Jesus sentado defronte do cofre das esmolas, observava como o povo deitava ali dinheiro. Muitos ricos deitavam em abundância. 42 Tendo chegado uma pobre viúva, lançou duas pequenas moedas, que valem um quarto de um asse. 43 Chamando os Seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais que todos os outros que deitaram no cofre, 44 porque todos os outros deitaram do que lhes sobrava, ela porém deitou do seu necessário tudo o que possuía, tudo o que tinha para viver».
13 1 Quando saía do templo, disse-Lhe um dos Seus discípulos: «Olha, Mestre, que pedras e que construções!». 2 Jesus disse-lhe: «Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada». 3 Estando sentado no monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, Tiago, João e André interrogaram-n'O à parte: 4 «Diz-nos, quando sucederão estas coisas e que sinal haverá de que tudo isto está para se cumprir». 5 Então, Jesus começou a dizer-lhes: «Vede que ninguém vos engane. 6 Virão muitos em Meu nome, dizendo: “Sou eu”; e enganarão muitos. 7 Quando ouvirdes falar de guerras e de rumores de guerras, não temais; porque importa que estas coisas aconteçam, mas não será ainda o fim. 8 Levantar-se-á nação contra nação e reino contra reino. Haverá terramotos em diversas partes e fomes. Estas coisas serão o princípio das dores. 9 Estai alerta! Hão-de vos entregar aos tribunais, sereis açoitados nas sinagogas, por Minha causa sereis levados diante dos governadores e dos reis, para dar testemunho de Mim diante deles. 10 Mas, antes, deve ser pregado o Evangelho a todas as nações. 11 Quando, pois, vos levarem para vos entregar, não premediteis no que haveis de dizer, mas dizei o que vos for inspirado nessa hora, porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo. 12 Então o irmão entregará à morte o seu irmão, o pai o filho; os filhos levantar-se-ão contra os pais e lhes darão a morte. 13 Sereis odiados por todos, por causa do Meu nome. Mas o que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Talita Kum - Levanta-te
…/45

Talvez já tenha ocorrido a alguém pensar que Deus ‘se faz surdo’ aos seus pedidos porque ficaram por dar graças por favores anteriormente concedidos. Humanamente, parece aceitável. Ser mal-agradecido não é, seguramente, uma boa referência para fazer um pedido. Embora Deus tudo perdoe e tudo desculpe, não Lhe é indiferente que sejamos agradecidos ou não. O próprio Jesus o faz constar no episódio dos dez leprosos [1].

A gratidão é das mais nobres manifestações humanas e das que mais enobrecem o carácter. Confundir gratidão com subserviência ou rebaixamento é não ter a noção de que tudo devemos. De facto, o que é que temos como nosso? O sopro que nos mantém vivos; as qualidades que nos permitem viver em sociedade; a fortaleza e coragem para ultrapassar as dificuldades e maus momentos; o arrependimento e compunção pelos nossos erros; o bem que fazemos aos outros; a compaixão; a ternura; o amor; tudo, absolutamente, nos é dado por Deus ou dele provém.

«Tu, o que és? Rico ou pobre? Muitos me dizem: eu sou pobre, e dizem a verdade. Vejo pobres que possuem alguma coisa; vejo alguns que são completamente indigentes. Mas aqui está um em cuja casa abunda o ouro e a prata - oh! se ele soubesse como é pobre! Reconhecê-lo-ia se olhasse o pobre que está perto dele. Aliás, seja qual for a tua opulência, tu que és rico, não passas de um mendigo à porta de Deus.
Eis a hora da oração… Fazes os pedidos; o pedido não é ele uma confissão da tua pobreza? Com efeito, tu dizes: "O pão-nosso de cada dia nos dai hoje". Portanto, tu que pedes o teu pão quotidiano, és tu rico ou pobre? E, contudo, Cristo não tem medo de dizer: "Dá-me o que eu te dei. De facto, que é que tu trouxeste ao vir a este mundo? Tudo o que encontraste na criação, fui eu que o criei. Tu não trouxeste nada, não levarás nada. Porque não me dás o que é meu? Tu estás na abundância e o pobre na necessidade, mas remonta ao início da vossa existência: ambos nasceram completamente nus. Mesmo tu, tu nasceste nu. Em seguida tu encontraste aqui em baixo grandes bens; mas trouxeste por acaso alguma coisa contigo? Peço pois o que dei; dá e eu restituir-te-ei".
"Tu tens-me por benfeitor; torna-me o teu devedor, a uma taxa elevada… Dás-me pouco, restituir-te-ei muito. Tu dás-me os bens deste mundo, eu dar-te-ei os tesouros do céu. Tu dás-me riquezas temporais, eu instalar-te-ei sobre as posses eternas. Dar-te-ei a ti, quando eu tiver tomado posse de ti" [2].

O reconhecimento do pouco que somos e, sobretudo, da nossa incapacidade para, por nós mesmos, conseguirmos algo, se Deus não o permitir, é uma condição de humildade, sem dúvida, mas é, antes de mais, a constatação da nossa humanidade. Todas as nossas acções devem dirigir-se a Deus porque dele viemos e para Ele tendemos e tudo o que fora disto fizermos está condenado ao fracasso ou, quando muito a uma satisfação momentânea. Realmente, não temos direito a exigir nada porque o nosso mérito, pouco ou muito, depende da avaliação que o Senhor faça. E, Ele é Justo e não pode querer nada que não seja o melhor para nós.

A Vontade de Deus a nosso respeito é, de facto, um mistério, e interrogamo-nos frequentemente se Ele não estará “surdo” ou “distraído” em face do que nos acontece. Sobretudo quando as dificuldades apertam e os problemas parecem que se avolumam no horizonte, as soluções não estão patentes nem vislumbramos uma saída, empenhamo-nos com veemência na petição.
   
«Não pedimos com egoísmo, nem cheios de soberba, nem com avareza, nem por inveja. Se a nossa petição é, por exemplo, a ajuda nuns exames, um favor material, curar uma doença, etc., devemos examinar na presença de Deus os verdadeiros motivos dessa petição. Perguntar-lhe-emos na intimidade da nossa alma se isso que solicitámos nos ajudará a amá-lo mais e a cumprir melhor a Sua Vontade. Em muitas ocasiões dar-nos-emos conta do pouco relevo disso que nos parecia de vida ou morte, e dar-nos-emos conta que aquilo que desejávamos desesperadamente não era assim tão importante. Saberemos identificar a nossa vontade à Vontade de Deus e, então, vai muito melhor encaminhada a nossa petição [3].
[4]…/


[1]  Cf. Lc 17, 11-19.
[2] Stº. Agostinho, Sermão 123.
[3] f. f. carvajal, Falar com Deus, Quaresma, 1ª Sem., 5ª F.
[4] Escrito por AMA em 2010, visto por autoridade eclesiástica.
      Agrad. Dr. V. Costa Lima, pelo aconselhamento e sugestões

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.