28/04/2021

NUNC COEPI: Publicações em Abril 28

PLANO DE VIDA: (Coisas muito simples, curtas, objectivas)

Propósito: Simplicidade e modéstia.

Senhor, ajuda-me a ser simples, a despir-me da minha “importância”, a ser contido no meu comportamento e nos meus desejos, deixando-me de quimeras e sonhos de grandeza e proeminência.

 

Lembrar-me: Do meu Anjo da Guarda.

Senhor, ajuda-me a lembrar-me do meu Anjo da Guarda, que eu não despreze companhia tão excelente. Ele está sempre a meu lado, vela por mim, alegra-se com as minhas alegrias e entristece-se com as minhas faltas.

Anjo da minha Guarda, perdoa-me a falta de correspondência ao teu interesse e protecção, a tua disponibilidade permanente. Perdoa-me ser tão mesquinho na retribuição de tantos favores recebidos.

 

 

Pequeno exame: Cumpri o propósito que me propus ontem?

 

Leitura espiritual

 

Evangelho

Jo IV, 43-54

Jesus volta à Galileia

43 Passados aqueles dois dias, Jesus partiu dali para a Galileia. 44 Ele mesmo tinha declarado que um profeta não é estimado na sua própria terra. 45 No entanto, quando chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, por terem visto o que fizera em Jerusalém durante a festa; pois eles também tinham ido à festa. 46 Veio, pois, novamente a Caná da Galileia, onde tinha convertido a água em vinho. Ora havia em Cafarnaúm um funcionário real que tinha o filho doente. 47 Quando ouviu dizer que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com Ele e pediu-lhe que descesse até lá para lhe curar o filho, que estava a morrer. 48 Então Jesus disse-lhe: Se não virdes sinais extraordinários e prodígios, não acreditais. 49 Respondeu-lhe o funcionário real: ‘Senhor, desce até lá, antes que o meu filho morra.’ 50 Disse-lhe Jesus: Vai, que o teu filho está salvo. O homem acreditou nas palavras que Jesus lhe disse e pôs-se a caminho. 51 Enquanto ia descendo, os criados vieram ao seu encontro, dizendo: ‘O teu filho está salvo.’ 52 Perguntou-lhes, então, a que horas ele se tinha sentido melhor. Responderam: ‘A febre deixou-o há pouco, depois do meio-dia.’ 53 O pai viu, então, que tinha sido exactamente àquela hora que Jesus lhe dissera: O teu filho está salvo. E acreditou ele e todos os da sua casa. 54 Jesus realizou este segundo sinal miraculoso ao ir da Judeia para a Galileia.

 

Considerações

Este relato de São João contém uma lição preciosa: A fé de um gentio – neste caso um centurião – nas palavras de Jesus.

Aliás, esta fé, já estava manifesta no pedido que fizera a Jesus.

Porque faria o pedido se não acreditasse que o Mestre o poderia atender?

Na verdade, não é possível ter fé – acreditar – em alguém que não tem a nossa inteira confiança, donde que, poderá concluir-se que fé e confiança estão íntimamente ligadas.

Durante a nossa vida dirigimos inúmeros pedidos ao Senhor, coisas grandes ou pequenas, importantes ou de escasso valor, mas que, para nós, têm importância manifesta já que precisamos de tudo.

Não tenhamos pejo em pedir o que julgamos necessitar ou se merecemos que o Senhor nos conceda o que pedimos, Ele terá sempre um justo critério justo e misericordioso.

 

SÃO JOSÉ

Ano de São José

A fé, o amor e a esperança de José

A história do Santo Patriarca foi uma vida simples, mas não uma vida fácil. Depois de momentos angustiosos, sabe que o Filho de Maria foi concebido por obra do Espírito Santo. E esse Menino, Filho de Deus, descendente de David segundo a carne, nasce numa gruta. Os anjos celebram o seu nascimento e personalidades de terras longínquas vêm adorá-Lo, mas o rei da Judeia deseja a sua morte e é necessário fugir. O Filho de Deus é um menino aparentemente indefeso que terá de viver no Egipto. (São Josemaria, Cristo que passa, 41)