13/02/2012

Leitura Espiritual para 13 Fev 2012

Não abandones a tua leitura espiritual.
A leitura tem feito muitos santos.
(S. josemariaCaminho 116)


Está aconselhada a leitura espiritual diária de mais ou menos 15 minutos. Além da leitura do novo testamento, (seguiu-se o esquema usado por P. M. Martinez em “NOVO TESTAMENTO” Editorial A. O. - Braga) devem usar-se textos devidamente aprovados. Não deve ser leitura apressada, para “cumprir horário”, mas com vagar, meditando, para que o que lemos seja alimento para a nossa alma.




Para ver texto completo para hoje, clicar abaixo

Pensamentos inspirados à procura de Deus

Para que o Pai Nosso seja verdade, na tua boca e no teu coração, tens que perdoar aos que te têm ofendido.
jma

Fenómenos sobrenaturais 5

Fenómenos de ordem cognoscitiva

Conhecimento do interior de outrem.

Deus comunica a um servo Seu os segredos do coração de outras pessoas, por exemplo, os seus pecados. 


Foi algo que experimentaram frequentemente o Santo Cura d’Ars e o padre São Pio de Pietrelcina.

DIANA R. GARCIA B., trad AMA.

A dignidade humana 5

Conta, Peso e Medida
Consequências desta dignidade no que respeita ao corpo humano.

O corpo humano participa da dignidade da pessoa e deve ser tratado com o respeito e cuidado correspondentes. 

Respeito pela propriedade dos outros. Ajuda a países e pessoas necessitadas. Solidariedade. Cuidado com a vida própria e alheia. Rejeitar o aborto e a eutanásia. Afastar as drogas.
Adornar e vestir correctamente o corpo humano usando uma moda digna.
Respeitar o corpo próprio e alheio. Inclui-se a moderação na comida e bebida, e o uso correcto do sexo.

Ideasrapidas, trad AMA

Evangelho do dia e comentário













T. Comum – VI Semana


Evangelho: Mc 8, 11-13

11 Apareceram os fariseus, e começaram a discutir com Ele, pedindo-Lhe, para O tentarem, um sinal do céu. 12 Porém, Jesus, suspirando profundamente, disse: «Porque pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não será dado sinal algum». 13 Depois, deixando-os, entrou novamente na barca e passou à outra margem.

Comentário:

Quantas vezes pedimos um sinal para confirmar a nossa esperança. Não nos damos conta que temos esse sinal dentro de nós: a presença, constante do Espírito Santo na nossa alma em graça.

Estarmos atentos às inspirações que constantemente Ele insinua no nosso espírito, levando-nos a fazer o que devemos em cada momento.
Para isso, além de estar atentos, é preciso ter o coração livre de amarras, preocupações desmedidas e absorventes com a nossa própria vida e o que nos sucede.
O Espírito Santo diz-nos, sempre, o que é melhor para nós, o caminho mais adequado, o comportamento correcto.

Confiar e pedir, pedir e confiar:

‘Divino Espírito Santo ensina-me, em cada momento o que devo fazer, o que devo escrever, o que devo dizer para bem das almas dos que me cercam e para a minha própria santificação’.

(AMA, Meditação – palestra, V. Conde, 2008.05.12)

Não ponhas o coração em nada caduco

Textos de São Josemaria Escrivá

Não ponhas o coração em nada caduco: imita Cristo, que se fez pobre por nós e não tinha onde reclinar a cabeça. Pede-lhe que te conceda, no meio do mundo, um desprendimento efectivo, sem atenuantes. (Forja, 523)

Somos homens da rua, cristãos correntes, metidos na corrente circulatória da sociedade e o Senhor quer-nos santos, apostólicos, precisamente no nosso trabalho profissional, isto é, santificando-nos nesse trabalho, santificando esse trabalho e ajudando os outros a santificarem-se com esse trabalho. Convencei-vos de que Deus vos espera nesse ambiente, com solicitude de Pai, de Amigo. Pensai que com a vossa actividade profissional realizada com responsabilidade, além de vos sustentardes economicamente, prestais um serviço directíssimo ao desenvolvimento da sociedade, aliviais as cargas dos outros e ajudais a manter muitas obras assistenciais – a nível local e universal – em prol dos indivíduos e dos povos mais desfavorecidos.
Ao comportarmo-nos com normalidade – como os nossos semelhantes – e com sentido sobrenatural, não fazemos mais que seguir o exemplo de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Reparai que toda a sua vida está cheia de naturalidade. Passa trinta anos oculto, sem chamar a atenção, como qualquer outro trabalhador e conhecem-no na sua aldeia como o filho do carpinteiro. Ao longo da sua vida pública, também não se nota nada que destoe, que pareça estranho ou excêntrico. Rodeava-se de amigos, como qualquer dos seus concidadãos, e no seu porte não se diferenciava deles. De tal maneira que Judas, para o denunciar, precisa de combinar um sinal: aquele a quem eu beijar, é esse. Não havia em Jesus nenhum indício extravagante. A mim, emociona-me esta norma de conduta do nosso Mestre, que passa como mais um entre os homens. (Amigos de Deus, nn. 120–121)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tratado sobre a Obra dos Seis Dias 16

Questão 45: Do modo da emanação das coisas, do primeiro princípio.
Art. 7 – Se necessariamente se encontra nas criaturas o vestígio da 


Trindade.

(Infra, q. 93, a. 6; I Sent., disto III, q. 2, a. 2; IV Cont. Gent., cap. XXVI: De Pot., q. 9, a. 9).

O sétimo discute-se assim. – Parece não se encontrar necessariamente nas criaturas o vestígio da Trindade.

1. – Qualquer ser pode se investigar pelos seus vestígios. Ora, a Trindade das Pessoas não pode ser investigada partindo das criaturas, como já antes se disse [1]. Logo, vestígios da Trindade não há nas criaturas.

2. Demais. – Tudo o que há na criatura é criado. Se, pois, o vestígio da Trindade se encontra nas criaturas, por alguma das propriedades destas, é forçoso haja também em cada uma delas o vestígio da Trindade; e assim ao infinito.

3. Demais. – Um efeito não representa senão a sua causa. Ora, a causalidade das criaturas pertence à natureza comum, mas não às relações pelas quais as Pessoas se distinguem e enumeram. Logo, na criatura não se encontra o vestígio da Trindade, mas somente da unidade de essência.

Mas, em contrário, diz Agostinho, que o vestígio da Trindade aparece nas criaturas [2].


Para ver a solução, clicar:

Adagio

Mozart - Adagio KV 622


selecção ALS