23/07/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos
Jantar fora? Hoje?

Claro que sim, mas…onde?

Há restaurantes caros, outros caríssimos e alguns que são acessíveis.

No fim e ao cabo trata-se de um jantar e não um banquete!

2011.07.23

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 96


À procura de Deus





Se Maria é o Sacrário, José é a porta que defende o Tesouro, que está dentro do Sacrário.


jma, 2011.07.23

Tema para breve reflexão

Reflectindo
Salvação


A segurança da esperança cristã, não é a certeza da salvação, mas antes a certeza absoluta de que caminhamos para ela.

(r. garrigou -lagrange, Las três edades de a vida interior, Palabra, 2ª Ed. Madrid 1975,Vol I, nr. 738, trad ama)

Descriminação

Conta, peso e medida
Como se origina uma discriminação?

Pode haver vários motivos. Talvez uma causa seja o exagero de um aspecto acidental. Exemplos:

Discriminação racista: se exagera a importância da cor da pele.

Discriminação nacionalista: acentua-se a importância de ter nascido num determinado lugar.

Discriminação qualitativa: entre um recém-nascido e um embrião há diferenças mas não tantas que justifiquem matá-lo (aborto). Entre um doente e um são há distinções mas não exageremos (eutanásia).

Ideiasrapidas, trad ama

Música e repouso

Horowitz plays Chopin Ballade 1´



agrad ALS

Confidências de alguém


Nota de AMA: 
Estas “confidências” têm, obviamente, um autor, que não se revela; foram feitas em tempo indeterminado, por isso não se lhes atribui a data. O estilo discursivo revela, obviamente, que se tratam de meditações escritas ao correr da pena. A sua publicação deve-se a ter considerado que, nelas se encontram muitas situações e ocorrências que fazem parte do quotidiano que, qualquer um, pode viver.


Para que eu creia,

Senhor.


Creia profundamente, com todas as forças do meu ser e todas as fibras do meu coração.
Creia com inteira disponibilidade, com total entrega.
Sei que movo uma montanha, ou melhor, que ela se moverá por ordem suprema de Deus, se eu lhe disser muda-te para ali, com Fé absoluta que assim será.
Terei eu alguma vez tal Fé?
Muitos a tiveram. Não foi por acaso que tantos milagres foram feitos e se fazem ainda.
Quando um homem diz a outro: vê, ouve, fala, fica curado, não o diz por capricho, por poder especial de Deus, enfim, por alguma extraordinária virtude de que lhe foi dada.

Não.
Fá-lo porque acredita profundamente que Deus fará exactamente o que Ele próprio deseja que se faça.
Esta Fé é tão grande, tão completa, tão isenta de dúvidas que o milagre faz-se e consuma-se.
Esta Fé não pode, no entanto, ser banalizada, nem comummente disponível a todos.
Só uma extraordinária vida interior, um merecimento espiritual enorme, podem merecer do Senhor a graça de tal Fé inabalável e completa.
A minha Fé, isto é, a Fé que Deus me dá, tenho de alimentá-la com carinho e o maior interesse.
Dele depende a minha felicidade.
Eu creio, Senhor, eu creio em Vós, na Vossa palavra de vida eterna, no Vosso gesto de misericórdia, mas, também creio Senhor, na Vossa justiça, na Vossa infalibilidade, na Vossa exigência.
Sei, Senhor, que queres tudo de mim, absolutamente tudo, só Te contentas com o todo.
Eu aqui estou, Senhor, nas vésperas dos meus 48 anos, dizendo-te claramente:

Heis-me aqui, o Teu escravo, faça-se unicamente a amabilíssima e santíssima vontade de Deus Nosso Senhor

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Que bonito ser jogral de Deus!”

Em certa altura, alguém me disse: – Padre, mas se eu me encontro cansado e frio; se, quando rezo ou cumpro outra norma de piedade, me parece que estou a fazer teatro... A esse amigo e a ti, se te encontrares na mesma situação, respondo: – Teatro? Grande coisa, meu filho! Faz teatro! O Senhor é o teu espectador!: o Pai, o Filho, o Espírito Santo; a Santíssima Trindade estará a contemplar-nos, naqueles momentos em que "fazemos teatro". Actuar assim diante de Deus, por amor, para lhe agradar, quando se vive a contragosto, que bonito! Ser jogral de Deus! Que maravilhoso é esse recital realizado por Amor, com sacrifício, sem nenhuma satisfação pessoal, para dar gosto a Nosso Senhor! Isso sim que é viver de Amor. (Forja, 485) 

Lê-se na Escritura: Iudens in orbe terrarum, que Ele brinca em toda a superfície da terra. Mas Deus não nos abandona, porque imediatamente acrescenta: deliciæ meæ esse cum filiis hominum, a minha delícia é estar com os filhos dos homens. O Senhor brinca connosco. E quando nos parecer que estamos a representar uma comédia, por nos sentirmos gelados e apáticos, quando estivermos aborrecidos e sem vontade de fazer nada, quando nos custar cumprir o nosso dever e alcançar as metas espirituais que nos tínhamos proposto, é altura de pensar que Deus brinca connosco e espera então que saibamos representar a nossa comédia com galhardia.
Não me importo de vos contar que, em algumas ocasiões, o Senhor me concedeu muitas graças, mas que geralmente vou a contragosto. Prossigo o meu plano de vida, não porque me agrade, mas porque devo fazê-lo por Amor. Mas, Padre, pode-se representar uma comédia diante de Deus? Não será uma hipocrisia? Não te inquietes, pois chegou para ti o momento de entrares numa comédia humana que tem um espectador divino. Persevera, pois o Pai, o Filho e o Espírito Santo assistem a essa tua comédia. Faz tudo por amor de Deus, para lhe agradar, mesmo que te custe.
Que bonito é ser jogral de Deus! Como é belo representar essa comédia por Amor, com sacrifício, sem nenhuma satisfação pessoal, para agradar ao nosso Pai Deus, que brinca connosco! Põe-te diante do Senhor e diz-lhe confiadamente: não me apetece nada fazer isto, mas oferecê-lo-ei por Ti. E ocupa-te a sério desse trabalho, ainda que penses que é uma comédia. Abençoada comédia! (Amigos de Deus, 152)

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Evangelho do dia e comentário







T. Comum– XVI Semana




Evangelho: Jo 15, 1-8

1 «Eu sou a videira verdadeira, e Meu Pai é o agricultor. 2 Todo o ramo que não dá fruto em Mim, Ele o cortará; e todo o que der fruto, podá-lo-á, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos em virtude da palavra que vos anunciei. 4 Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode por si mesmo dar fruto se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. 5 Eu sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como o ramo, e secará; depois recolhê-lo-ão, lançá-lo-ão no fogo e arderá. 7 Se permanecerdes em Mim, e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e ser-vos-á concedido. 8 Nisto é glorificado Meu Pai: Em que vós deis muito fruto e sejais Meus discípulos.

Comentário:

O segredo da união com Cristo está na Palavra, escutar a Palavra e, claro, pô-la em prática.

Ouvir, guardar, fazer...eis as três etapas fundamentais de todo o homem que quer - verdadeiramente quer - salvar-se.

Não há outro caminho, a Palavra, que é o próprio Cristo, é a Vida, a Verdade, o Caminho!
(ama, comentário sobre Jo 15, 1-8, 2011.05.25)