16/05/2011

Diálogos apostólicos

Diálogos


Na verdade nem será necessário falar dessa gente perdida nos confins do mundo.

Há terras de missão – missão autêntica, esforçada, difícil – em regiões do mundo com acesso aos meios de comunicação mais sofisticados e actuais.

Mesmo assim, nestas regiões do “mundo civilizado”, persistem populações inteiras que ignoram totalmente a verdadeira Fé, o autêntico e único Deus.


ama , 2011.05.16

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Recorre com confiança a Nossa Senhora”


Quando te vires com o coração seco, sem saber o que hás-de dizer, recorre com confiança a Nossa Senhora. Diz-Lhe: "Minha Mãe Imaculada, intercede por mim!". Se a invocares com fé, Ela far-te-á saborear – no meio dessa secura – a proximidade de Deus. (Sulco, 695)

Contemplemos agora a sua Mãe bendita, também nossa Mãe. No Calvário, junto ao patíbulo, reza. Não é uma atitude nova em Maria. Assim se conduziu sempre, cumprindo os seus deveres, ocupando-se do seu lar. Enquanto estava nas coisas da terra, permanecia pendente de Deus. Cristo, perfectus Deus, perfectus homo , quis que também a sua Mãe, a criatura mais excelsa, a cheia de graça, nos confirmasse nesse afã de elevar sempre o olhar para o amor divino. Recordai a cena da Anunciação: desce o arcanjo para comunicar a divina embaixada – a mensagem de que seria Mãe de Deus – e encontra-a retirada em oração. Maria está totalmente recolhida no Senhor, quando S. Gabriel a saúda: Deus te salve, oh cheia de graça! O Senhor é contigo. Dias depois, irrompe na alegria do Magnificat – esse cântico mariano que nos transmitiu o Espírito Santo pela delicada fidelidade de S. Lucas – fruto da intimidade habitual da Virgem Santíssima com Deus.

A nossa Mãe meditou longamente as palavras das mulheres e dos homens santos do Antigo Testamento, que esperavam o Salvador, e os acontecimentos de que foram protagonistas. Admirou o cúmulo de prodígios e o excesso da misericórdia de Deus com o seu povo, tantas vezes ingrato. Ao considerar esta ternura do Céu, incessantemente renovada, brota o afecto do seu Coração imaculado:  a minha alma glorifica o Senhor; e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque lançou os olhos para a baixeza da sua escrava. Os filhos desta boa Mãe, os primeiros cristãos, aprenderam com Ela, e nós também podemos e devemos aprender.
(Amigos de Deus, 241)


© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Teresa de Calcutá - Pensamentos 14




Qual é a rota mais rápida?                   


O caminho recto

Sobre a família 53

A missão educativa da família

A educação dos filhos é projecção e continuação do próprio amor conjugal e, por isso, o lar familiar que nasce como desenvolvimento natural do amor dos esposos é o ambiente adequado para a educação humana e cristã dos filhos. Para estes, a primeira escola é o amor que os seus pais têm um ao outro. Através do seu exemplo recebem, desde pequenos, uma autêntica capacitação para o amor verdadeiro.

Por esse motivo, o primeiro conselho que São Josemaria dava aos esposos era que guardassem e reconquistassem, todos os dias, o seu amor, porque é a fonte de energia, o que realmente dá coesão a toda a família.

m. díez
© 2011, Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Evangelho do dia e comentário







Páscoa – V Semana






Evangelho: Jo 10, 11-18

11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas suas ovelhas.12 O mercenário, o que não é pastor, de quem não são próprias as ovelhas, vê vir o lobo, deixa as ovelhas e foge - e o lobo arrebata e dispersa as ovelhas -, 13 porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14 Eu sou o bom pastor; conheço as Minhas ovelhas e as Minhas ovelhas conhecem-Me. 15 Como o Pai Me conhece, assim Eu conheço o Pai; e dou a Minha vida pelas Minhas ovelhas. 16 Tenho outras ovelhas que não são deste redil; importa que Eu as traga; elas ouvirão a Minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. 17 Se o Pai Me ama, é porque dou a Minha vida para outra vez a assumir. 18 Ninguém Ma tira, mas Eu a dou por Mim mesmo e tenho poder de a dar e tenho poder de a retomar. Este é o mandamento que recebi de Meu Pai».

Comentário:

Cristo deu a Sua vida pela humanidade inteira, não por uns quantos escolhidos e privilegiados mas por todos os homens sem excepção.
Por isso mesmo quer que todos os homens se salvem e, a única forma de tal acontecer é segui-lo no caminho que nos deixou: A Sua Santa Igreja de que é a cabeça.

O Seu Vigário, o Papa, tem esse encargo de conduzir – todos – pelo caminho que leva à verdadeira felicidade na Vida Eterna.

Seguir o Papa é seguir Cristo, ouvir a sua voz é ouvir Cristo, obedecer-lhe é obedecer a Cristo, amá-lo é amar Cristo.

(ama, comentário sobre Jo 10, 11-18, 2011.05.04)