21/10/2021

Publicações em Outubro 21



1

Oração

Senhor, ajuda-me a pensar nos outros em vez de estar aqui, mergulhado nos meus problemas, girando à volta de mim mesmo, concentrado apenas no que me diz respeito. Os outros! Todos os outros. Os que conheço, de quem sou amigo ou familiar e aqueles que me são desconhecidos. São Teus filhos como eu, logo, todos são meus irmãos. Se somos irmãos somos também herdeiros, convém, portanto que me preocupe com aqueles que vão partilhar a herança comigo.

2

O que me acontece e o que penso

Dou-me conta de quanto recebo de Deus?

Realmente, tenho de confessar, não!

Penso que não me é possível porque o Senhor está constantemente a dar-me graças e benefícios de toda a ordem.

Muito além do que peço e exageradamente mais do que possa merecer.

Ajuda-me, Senhor, a ser agradecido

Anjo da minha Guarda, insinua no meu espírito um permanente desejo de corresponder fazendo, em tudo, a Santíssima e Amabilíssima Vontade de Deus.

 

3

Santíssima Virgem Glória e Graça

 

 

Meditação

 

O Coração de Jesus

 

De Si mesmo, e como consta no Evangelho, Jesus dizia que era «manso e humilde de coração», na verdade, mansidão e humildade andam sempre a par e Jesus tinha estas duas virtudes em máximo grau.

Detenho-me apenas na primeira A MANSIDÃO porque a considero uma das virtudesmais difíceis de ter e manter e, talvez por isso, tão rara nos homens e, seguramente em mim também.

Entendo que a mansidão tem a ver com a bondade pessoal sobretudo no comportamento para com o meu semelhante e na forma como o aprecio ou avalio.

Ás vezes diz-se de alguém ”não é má pessoa” e, isto, na verdade não quer dizer grande coisa porque quase sempre quer significar: não é conflituoso, não rouba nada a ninguém, respeita os mais velhos, trata bem os outros.

É, talvez assim, que eu próprio me considero mas na verdade não me basta! Precisava de banir de vez o espírito crítico que tantas vezes me leva a alguma atitude de repúdio, até de revolta em algo que outro faz ou diz. No fim e ao cabo, considerar que nem tudo é mal e a recusar mas que há muito, muitíssimo bem a ser considerado e agradecido.

Jesus Cristo terá tido muitas ocasiões e ver o comportamento da Sua Santíssima Mãe, como ela recebia os outros, aceitaria os incómodos, reagiria ás situações menos agradáveis.

Como seria Manso o Coração Imaculado da Santíssima Virgem! Sempre disponível para nas reuniões de Família e amigos apaziguar discussões, acalmar ânimos, contemporizar disputas. Com uma palavra calma, sensata, compreensiva reeinstalar a serenidade no ambiente.

Por vezes bem sinto que Ela me diz: Porque te exaltas assim? Já vês… pôs-te no mesmo nível que eles!

Tu, meu filho, fica mais acima para que olhando e vendo como te como te comportas queiram proceder como tu.

Querida Mãe, ajuda-me a ter um coração Manso como o teu.