16/08/2011

Tema para breve reflexão

Santíssima Virgem Auxílio

Avé, cheia de graça. Avé, único auxílio dos que carecem dele. O nosso olhar está posto em ti, a única pura, e põe em ti a esperança e te olha sempre. Sê o auxílio constante para nós, tão pobres, e livra-nos de toda a justa ira e ameaça; guarda-nos sempre e defende o género humano das tentações, dos perigos e de todas as calamidades.

(s. joão damasceno, Homília in Annuntiatione, B. V. Mariae, II, 17; nr. 96, 659, trad do cast por ama)

PENSAMENTOS INSPIRADOS À PROCURA DE DEUS 109

À procura de Deus



Queres encontrar a alegria?

Mergulha na Eucaristia!



jma, 2011.08.16

Música e oração

  Regina Caeli by Marco Frisina. 




selecção ALS

TEXTOS DE SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ

“Não te fias em nada de ti, e te fias em tudo de Deus”

Nunca te tinhas sentido tão livre, libérrimo, como agora que a tua liberdade está tecida de amor e desprendimento, de segurança e insegurança, porque já não te fias em nada de ti, e te fias em tudo de Deus. (Sulco, 787)

O amor de Deus é ciumento; não fica satisfeito, se nos apresentarmos com condições no encontro marcado: espera com impaciência que nos entreguemos totalmente, que não guardemos no coração recantos escuros, onde o gozo e a alegria da graça e dos dons sobrenaturais não consigam chegar. Talvez pensem: responder sim a esse Amor exclusivo não é, porventura, perder a liberdade? (…)Cada um de nós sabe por experiência que, algumas vezes, seguir Cristo Nosso Senhor implica dor e fadiga. Negar esta realidade significaria não se ter encontrado com Deus. A alma apaixonada sabe que essa dor é uma impressão passageira e bem depressa descobre que o seu peso é leve e a sua carga suave, porque Ele a leva às costas, tal como se abraçou ao madeiro quando estava em jogo a nossa felicidade eterna. Mas há homens que não entendem, que se revoltam contra o Criador – uma rebelião impotente, mesquinha, triste , que repetem cegamente a queixa inútil que o Salmo regista: Quebremos os seus laços! Para longe de nós o seu jugo. Resistem a realizar, com silêncio heróico, com naturalidade, sem brilho e sem lamentações, o trabalho duro de cada dia. Não compreendem que a Vontade divina, mesmo quando se apresenta com matizes de dor, de exigências que ferem, coincide exactamente com a liberdade, que só reside em Deus e nos seus desígnios.
São almas que fazem barricadas com a liberdade. A minha liberdade, a minha liberdade! Têm-na e não a seguem; olham-na e põem-na como um ídolo de barro dentro do seu entendimento mesquinho. É isso liberdade? Que aproveitam dessa riqueza sem um compromisso sério, que oriente toda a existência? Um tal comportamento opõe-se à categoria própria, à nobreza, da pessoa humana. Falta a rota, o caminho claro que oriente os seus passos na terra; essas almas  decerto já as encontraram, como eu  depressa se deixarão arrastar pela vaidade pueril, pela presunção egoísta, pela sensualidade. (Amigos de Deus, 28–29) 

© Gabinete de Informação do Opus Dei na Internet

Tema para breve reflexão

Reflectindo
Amor

Para que se desse na terra, numa alma humana, um acto de amor de Deus de valor infinito, era necessário que essa alma humana fosse de uma Pessoa divina. Tal foi a alma do Verbo feito carne: o Seu acto de amor tomava na Pessoa divina do Verbo um valor infinito para satisfazer e para merecer.

(r. garrigou-lagrange, El Salvador, Rialp, Madrid 1972, nr. 297, trad ama)

Evangelho do dia e comentário













T. Comum– XX Semana




Evangelho: Mt 19, 23-30

23 Jesus disse a Seus discípulos: «Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24 Digo-vos mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, que entrar um rico no Reino dos Céus».25 Os discípulos, ouvidas estas palavras, ficaram muito admirados, dizendo: «Quem poderá, então, salvar-se?».        26 Porém, Jesus, olhando para eles, disse-lhes: «Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível». 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: «Eis que abandonámos tudo e Te seguimos; qual será a nossa recompensa?». 28 Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo que, no dia da regeneração, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da Sua glória, vós, que Me seguistes, também estareis sentados sobre doze tronos, e julgareis as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que deixar a casa, ou os irmãos ou irmãs, ou o pai ou a mãe, ou os filhos, ou os campos, por causa do Meu nome, receberá cem vezes mais e possuirá a vida eterna. 30 Muitos dos primeiros serão os últimos, e muitos dos últimos serão os primeiros.

Comentário:

Acreditar firmemente que a Deus nada é impossível deve dar-nos a segurança necessária para encarar os factos da vida com coragem e determinação. 
Nada é inevitável, coisa alguma é imprescindível. 
Tudo deve ser para bem.


Com esta disposição a riqueza será um bem porque permitirá fazê-lo, tal como a escassez que nos levará oferecê-la.


Nos dois casos, portanto, poderá haver mérito e é conveniente que o haja porque dele depende a nossa salvação.

(ama, comentário sobre Mt 19, 23-30, 2010.08.17)