Questão
57: Da Ascensão de Cristo
Art.
5 — Se o corpo de Cristo subiu acima de todas as criaturas espirituais.
O quinto discute-se assim. — Parece que
o corpo de Cristo não subiu acima de todas as criaturas espirituais.
1. — Pois, seres que não respondem à
mesma acepção não podem ser comparados entre si. Ora, o lugar não é atribuído
na mesma acepção às criaturas corporais e espirituais, como resulta do que foi
dito na Primeira Parte. Logo, parece que não podemos dizer que o corpo de
Cristo subiu acima de todas as criaturas espirituais.
2. Demais. — Agostinho diz que o espírito tem preeminência sobre todos os
corpos. Ora, ao ser mais nobre é devido um lugar mais nobre. Logo, parece
que não ascendeu sobre todas as criaturas espirituais.
3. Demais. — Todo lugar é ocupado por um
corpo, porque não há vácuo em a natureza. Se, portanto, nenhum corpo ocupa um
lugar mais elevado que o espírito, na ordem dos corpos naturais, nenhum lugar
haverá superior ao das criaturas espirituais. Logo, o corpo de Cristo não podia
subir acima de todas as criaturas espirituais.
Mas, em contrário, o Apóstolo: Constitui sobre todo o principado e
potestade e sobre todo o nome que se nomeia não só neste século, mas ainda no
futuro.
Tanto mais elevado lugar é
devido a um ser quanto mais nobre é, quer esse lugar seja próprio, como o é aos
corpos, por contacto material, quer por contacto espiritual, como às
substâncias espirituais. Donde, pois, às substâncias espirituais é próprio, por
conveniência, o lugar celeste, o supremo dos lugares, por serem essas as
substâncias supremas na ordem das substâncias. Ora, o corpo de Cristo, embora
inferior às substâncias espirituais, se levarmos em conta as condições da
natureza corpórea; considerando-se, porém, a dignidade da união, conjunta com
Deus pessoalmente, sobrepuja a dignidade de todas as substâncias espirituais. Donde,
pela razão da conveniência referida, é-lhe devido um lugar mais elevado, acima
de todas as criaturas, mesmo espirituais. Donde o dizer Gregório: Quem fez todas as causas foi exaltado sobre
todas pelo seu poder.
DONDE A RESPOSTA À PRIMEIRA OBJECÇÃO. —
Por uma razão é atribuído o lugar à substância corpórea e, por outra, à substância
espiritual. Contudo o principio é comum a ambas, que ao ser mais digno é
atribuído um lugar superior.
RESPOSTA À SEGUNDA. — A objecção colhe
em relação ao corpo de Cristo, quanto à condição da natureza corpórea, mas não
quanto à noção de união.
RESPOSTA À TERCEIRA. — A comparação
aduzida pode fundar-se na noção de lugar; e então nenhum lugar há tão alto que
exceda a dignidade das substâncias espirituais; e nesse sentido a objecção
colhe. Ou pode fundar-se na dignidade dos seres aos quais o lugar é atribuído.
E então ao corpo de Cristo compete estar acima de todas as criaturas
espirituais.
Nota: Revisão da versão portuguesa por ama.